segunda-feira, 21 de julho de 2008

ATÉ JÁ!

Mapa da Ilha do Pico, Açores


Vou passar uns dias de férias à Ilha do Pico, ao lugar chamado "Manhenha" que pertence à freguesia da Piedade - que vemos na ponta da ilha -, que faz parte do concelho da Vila das Lages do Pico, minha terra natal.
A Ilha do Pico é uma das nove ilhas que formam o Arquipélago dos Açores, que se situa no meio do Atlântico Norte.
Sempre que possa, irei enviar umas fotos desta maravilhosa ilha que tem a montanha mais alta de Portugal: o Pico.

Até qualquer dia, amigos.

domingo, 20 de julho de 2008

JMJ – SIDNEY, ÚLTIMO DIA

O PAPA ANUNCIA:
Madrid, the Spanish capital, headquarters of the WYD 2011

Nos vemos en la JMJ Madrid 2011!!!
Santiago Llopis
20-07-2008

CAMINEO.INFO / la Gaceta .-Sidney/AUTRALIA- Benedicto XVI anunció al concluir la eucaristía en Sidney, que la próxima jornada de la juventud sería en Madrid 2011. "Ha llegado el momento para deciros adiós, o mejor dicho arrivederci. Aquí en Sidney espero con ansia veros de nuevo dentro de tres años. La ciudad que acogerá la Jornada Mundial de la Juventud de 2011 será en Madrid", dijo el Papa.

::::::::::::::::

MISSA COM O SANTO PADRE

El Señor os está pidiendo que seáis profetas de esta nueva época

VIS).-El Papa se trasladó en helicóptero desde el helipuerto de Victoria Barracks hasta el Centennial Park, un parque público de 1888. Desde allí, se dirigió en papamóvil hasta el Hipódromo de Randwick, que recorrió mientras saludaba y bendecía a los 350.000 jóvenes de todo el mundo que iban a participar en la Santa Misa de clausura de la XXIII Jornada Mundial de la Juventud.

Durante la celebración eucarística, el Santo Padre administró el sacramento de la Confirmación a 24 jóvenes.

Refiriéndose al tema de la JMJ: "Recibiréis la fuerza del Espíritu Santo, que vendrá sobre vosotros, y seréis mis testigos", el Papa afirmó en la homilía que "como fuente de nuestra vida nueva en Dios, el Espíritu Santo también es, de un modo muy real, el alma de la Iglesia, al amor de nos une al Señor y entre nosotros y la luz que abre nuestros ojos para ver las maravillas de la gracia de Dios en todos nosotros".
(In: caminayve)
:::::::::::::::::::::::::::

Medio millón de peregrinos, en una impresionante Misa de clausura de la JMJ

José María Navalpotro
20-07-2008

EUROPA PRESS.- Medio millón de peregrinos o tal vez más han llenado completamente el Hipódromo de randwick y el anexo parque Centennial en la emotiva Misa de clausura de la jornada Mundial de la Juventud de Sidney.

En palabras del anfitrión de la jornada, al despedirse: "La generación de Juan Pablo ha demostrado ser fieles hijos de Benedicto". El aplauso más fuerte escuchado estos días recibió esta afirmación.

HOJE, VINTE DE JULHO DE DOIS MIL E OITO


O MEU SENTIR

Hoje cessa funções por limite de idade, o director do Serviço de Gastroenterologia do Hospital desta Ilha. Desde 1981 se tem dedicado à sua terra natal e muito especialmente ao Serviço de Gastroenterologia que criou, sendo durante alguns anos pioneiro no Arquipélago dos Açores, implementando a consulta externa, exames e técnicas endoscópicas.

Com a intenção de proporcionar às populações dos Açores as mesmas oportunidades, deslocou-se frequentemente a várias Ilhas, realizando consultas e exames da especialidade.

A actualização científica, foi sua prioridade.
Privilegiou igualmente, a humanização das estruturas do Serviço, e o relacionamento com os doentes.

Em mais este dia que o Senhor criou, dou Graças a Deus pelas maravilhas que Ele fez connosco!

Que o Senhor te abençoe hoje e sempre.

HOJE É O DIA DO SENHOR



Liturgia
Sab 12, 13.16-19
Sl 86 (85), 5-6.9-10.15-16
Rm 8, 26-27
Mt 13, 24-43
(A paciencia de Deus é-nos revelada nestas leituras com muita veemência. Apresentam-nos um Deus tolerante e justo que nos transmite a "esperança feliz de que, após o pecado nos dará também o arrependimento" e que nos guia no caminho para a vida plena. Destaque para as parábolas, em que a presença do "Reino" no mundo é irreversível e nele, todos - bons e maus - têm lugar para crescer e amadurecer.)
Evangelho segundo S. Mateus 13,24-43.

Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é comparável a um homem que semeou boa semente no seu campo. Ora, enquanto os seus homens dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e afastou-se. Quando a haste cresceu e deu fruto, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram ter com ele e disseram-lhe: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?’ 'Foi algum inimigo meu que fez isto’ respondeu ele. Disseram-lhe os servos: 'Queres que vamos arrancá-lo?’ Ele respondeu: 'Não, para que não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo ao mesmo tempo. Deixai um e outro crescer juntos, até à ceifa; e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; e recolhei o trigo no meu celeiro.’»
Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos.»
Jesus disse-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo fique fermentado.»
Tudo isto disse Jesus, em parábolas, à multidão, e nada lhes dizia sem ser em parábolas. Deste modo cumpria-se o que fora anunciado pelo profeta: Abrirei a minha boca em parábolas e proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo. Afastando-se, então, das multidões, Jesus foi para casa. E os seus discípulos, aproximando-se dele, disseram-lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo.» Ele, respondendo, disse-lhes: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que a semeou é o diabo; a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos. Assim, pois, como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará os seus anjos, que hão-de tirar do seu Reino todos os escandalosos e todos quantos praticam a iniquidade, e lançá-los na fornalha ardente; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o Sol, no Reino de seu Pai.
Aquele que tem ouvidos, oiça!»

sábado, 19 de julho de 2008

ESPECIAL: JMJ - SIDNEY






VIA SACRA PELAS RUAS DE SYDNEY

Jesús ama especialmente a los que se han equivocadoViernes,


18 de julio de 2008

(VIS).-Benedicto XVI uio a las 15,00 (hora local) desde la plaza de la catedral de Santa María en Sydney la primera estación del tradicional Via Crucis celebrado por los jóvenes durante las Jornadas Mundiales de la Juventud.

Finalizada la oración el Papa bajó a la cripta de la catedral para seguir por televisión el recorrido de las diversas estaciones por las calles de Sydney, donde se habían colocado también pantallas gigantes para transmitir el acontecimiento.

Una vez acabado el Via Crucis el Papa se desplazó en papamóvil a la Universidad de Notre Dame, fundada en 1989 por voluntad del Parlamento de Australia Occidental y que comenzó su actividad académica en 1992. Las diversas facultades del prestigioso ateneo se encuadran en un contexto de pastoral católica interesada en los valores éticos y humanistas.

(In: caminayve)
::::::::::::::::::::::::::::
PREPARAÇÃO DA VIGÍLIA COM O PAPA

Actos previos en la JMJ a la vigilia con el Papa

Santiago Llopis
19-07-2008

CAMINEO.INFO -Sydney/AUSTRALIA- Los peregrinos valencianos en Sydney prepararán con cantos y plegarias especiales su participación en la misa conclusiva de la Jornada Mundial de la Juventud durante la noche previa a la celebración que presidirá el papa Benedicto XVI a las 10 horas del domingo en el Hipódromo de Randwick, donde pernoctarán todos los peregrinos.

TU, DE QUE ÉS ESCRAVO?






HOJE, É O DIA

Quando é que vás demonstrar o teu amor aos teus entes queridos? Quando é que te dás uns minutos de vida? Quando dás a eles uns minutos da tua vida?

O amor que não demonstras hoje, perder-se-á para sempre .

Lembra-te que a vida é tão curta e tão frágil que não temos tempo a perder em rancores e discussões estúpidas.

Hoje é o dia de perdoar as ofensas do passado e de arrumar as velhas quezílias.

Entrega-te aos que amas sem esperar recompensas, aceita-os tal como são e respeita o dom mais valioso que receberam: a sua Liberdade.

(Do meu correio electrónico)

sexta-feira, 18 de julho de 2008

SPECIAL: WYD 2008 SYDNEY

O PAPA DOS JOVENS


JMJ Sydney 2008 - 12 jóvenes del mundo comparten la mesa con Papa Sydney WYD 2008 to 12 youth of the world share the table with Pope

Jóvenes de Estados Unidos , Australia, España, Papua Nueva Guinea, Timor Oriental, Nigeria, Congo, Brasil, Francia, Australia y Corea, fueron elegidos para disfrutar de un almuerzo con el Papa en la Casa de la Catedral de Sydney .

Young U.S., Australia, Spain, Papua New Guinea, East Timor, Nigeria, Congo, Brazil, France, Australia and Korea, were elected to enjoy a lunch with the pope in the House of the Cathedral of Sydney.


(In: Ecclesia digital)

TELEFONES DE EMERGÊNCIA




Quando quiseres fazer um acto de contrição,
liga o Sl 51 (50)

(É um Salmo de penitência. O rei David pecou e assumiu o seu pecado . Arrependido, suplica a Deus o Seu perdão.
Tomemos David como exemplo e façamos o mesmo. Vamos rezar com ele.)

ASSIM TE FALA O SENHOR


"Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas.

Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós,
e fiz o mal diante dos vossos olhos.

Assim é justa a vossa sentença
e recto o vosso julgamento.

Amais a sinceridade de coração
e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.”


“Pequei contra Vós, Senhor: compadecei-Vos de mim.”

quinta-feira, 17 de julho de 2008

PÁRA! PENSA.

(Do meu correio electrónico)


SPECIAL: WYD – SYDNEY


Papa deixa mensagem em favor do ambiente

"Primeiro compromisso oficial na Austrália marcado pela preocupação com o futuro da humanidade Bento XVI iniciou esta Quinta-feira os compromissos oficiais da visita à Austrália, tendo deixado desde logo um apelo em favor da defesa do ambiente.

“As maravilhas da criação de Deus recordam-nos a necessidade de proteger o ambiente, realizando uma administração responsável dos bens da terra. A tal respeito, apraz-me notar que a Austrália se empenha seriamente em assumir a responsabilidade que lhe cabe no cuidado do ambiente natural”, disse o Papa na cerimónia de boas-vindas que teve lugar na casa oficial do governador de Sidney.

"Atendendo aos numerosos milhares de jovens que visitam a Austrália nestes dias, é imperioso reflectir sobre o género de mundo que estamos a entregar às futuras gerações”, sublinhou.
….
O Papa aproveitou a ocasião para explicar o sentido do maior encontro juvenil do mundo católico, que a Austrália acolhe por estes dias: “Desde a primeira Jornada Mundial da Juventude, em 1986, ficou patente que um grande número de jovens aprecia a oportunidade de se encontrar para juntos aprofundarem a própria fé em Cristo e partilharem uns com os outros uma jubilosa experiência de comunhão na sua Igreja”.

“Para mim, é uma alegria estar com eles, rezar com eles e celebrar a Eucaristia juntamente com eles. A Jornada Mundial da Juventude enche-me de confiança no futuro da Igreja e no futuro do mundo de todos nós”, confessou".

(In Agência Ecclesia)
......................................
Asian Pilgrims Celebrate Faith, Culture

10,000 Gather at Olympic Park

"SYDNEY, Australia, JULY 17, 2008 (Zenit.org).- More than 10,000 World Youth Day pilgrims from Asia gathered Wednesday for a concert at Olympic Park for the Fifth Asian Youth Gathering.

The event organized by the Federation of Asian Bishops' Conferences included music, testimonies and prayers in English, Mandarin and Cantonese. The gathering was titled www.sgen.asianyouth, which is not an Internet address, but shorthand for Witnessing Worldwide. Spirit Generation. Asian Youth.
According to the organizers, the meeting highlighted the richness of Asian heritage through cultural presentations from the participating countries. The first Asian Youth Gathering was held at the World Youth Day in Paris in 1997.
The occasion was quite a spectacle, with thousands of young people -- many dressed in their native costume -- waving banners and flags of their various countries of origin.

"To be here in Sydney helps us to see that, in the world, Catholics -- though coming from very different countries -- truly have only one faith and one Church," said young Pun Ming Chi, 22, seminarian from Hong Kong, told the Vatican newspaper L'Osservatore Romano.

Hong Kong, he said, is a multi-cultural reality, where respect for Catholics -- who in any case are a small minority -- does exist and where liberty is guaranteed. "But certainly this experience, which I am living in Australian land, will give me further strength to live the faith in my country," he added.

Hopes for China
Asked what he hopes for, he replied smiling: "That sooner or later a World Youth Day might be organized in Beijing. For us Catholics, it would be an occasion to celebrate our faith freely, united to other young Catholics of the rest of the continent and of the whole world."

Among those taking part in the celebration were many Asians residing in Australia. In Sydney alone, it is estimated that Asians constitute 3% of the population.

Especially significant is the presence of 1,500 young Vietnamese in Sydney. The community mobilized for the youth event to offer hospitality to the 2,000 Vietnamese who came to World Youth Day. Not only were the young pilgrims welcomed, but they were also given financial aid.
The Philippines has provided the largest number of pilgrims from Asia, with 2,500, while 700 have come from Indonesia and 260 from Japan.
World Youth Day organizers have not released information on the number of pilgrims from China."

PENSAMENTO DO DIA

PÁRA UM POUCO…

“Identificada com Cristo, poderá dizer-se de verdade que a sua vida, é Jesus,
porque tem o mesmo pensar,
o mesmo sentir,
o mesmo querer.”

(Maria da Conceição Pinto da Rocha
Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

ESPECIAL: JMJ - SIDNEY



Bento XVI envia SMS aos jovens

«Jovem amigo, Deus e seu povo esperam muito de você»


SYDNEY, terça-feira, 15 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI, o BXVI em linguagem SMS, enviou sua primeira mensagem de texto pelo celular, na manhã desta terça-feira, aos jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude da Austrália.

A mensagem, redigida com abreviaturas típicas do formato, diz assim: «Jovem amigo, Deus e seu povo esperam muito de você, porque você tem o dom supremo do Pai, o Espírito de Jesus – BXVI»

«Young friend, God and his people expect much from u because u have within you the Fathers supreme gift: the Spirit of Jesus - BXVI».

..........................
Falam os músicos do Festival da J M J
Música, linguagem universal da evangelização
Por Catherine Smibert

SYDNEY, terça-feira, 15 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- Após a Missa de inauguração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), 150 mil peregrinos foram convidados a um festival de música e oração com uma série de artistas populares.

As actuações incluíram artistas de primeira linha, tal como Tap Dogs, Fire Dancers, The Australian Girls Choir, os nacionalmente aclamados cantores do tema da JMJ, Guy Sebastian, Gary Pinto e Paulini Curuenavuli.
Os organizadores da JMJ insistem em que a música contemporânea com sabor católico desempenha um papel chave para transmitir as mensagens.
O cantor Paulini, que atuou com sua banda, explica à Zenit por que é assim: «A música é algo que todos amam e que nos faz estar juntos».
Os compositores da canção do tema oficial da JMJ estão de acordo. Guy Sebastian e Gary Pinto disseram à Zenit que é uma honra ser testemunhas da força do Evangelho quando é apresentado em forma de canção.

«A música é uma linguagem universal que todos captam. Quando se fala esta linguagem se está prestando um serviço à transição da antiga à nova geração, que precisa ter acesso e ocupar seu lugar na história. E o faz de uma forma que eles compreendem

«O ponto inicial definitivamente tem de ser uma relação pessoal com Jesus», reconhece Bernard Drumm, de 23 anos, guitarrista de outro dos grupos presentes em Sydney, Mass Revival. O vocalista de Mass Revival, Daniel Foster, acrescenta: «A Jornada Mundial da Juventude destaca que todos são parte de uma grande Igreja. Este evento mostra que somos uma Igreja que se preocupa com os jovens na Austrália, e inclusive os não-católicos verão que isso vale a pena».

«Assim, cada um de nossos músicos e artistas utiliza seus dons em união com o Espírito Santo. Em nome de Deus e por sua ação lhe pedimos que se sirva de nós para ajudar a revitalizar a nossa Igreja, aqui, nesta grande terra sulista, e no mundo inteiro

A IGREJA CELEBRA: NOSSA SENHORA DO CARMO


Nossa Senhora do Carmo

A ordem dos Carmelitas tem como modelo o profeta Elias e caracteriza-se por uma profunda devoção a Maria. A Sagrada Escritura fala da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro.

Carmelo em hebraico significa "vinha do Senhor". Ali Elias enfrentou os profetas de Baal.


Segundo o Livro das Instituições, Elias teve uma visão em que a Virgem lhe apareceu sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia ao Carmelo. Em 93, os monges construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em honra à Virgem Maria.

As gerações de monges sucederam-se através dos tempos. Em 1205, o patriarca de Jerusalém deu-lhes uma Regra baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística.

Entretanto, ainda no século XIII, os muçulmanos invadiram a Terra Santa. Os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nesta época, tinham como superior geral São Simão Stock. Enquanto rezava, pedindo a Nossa Senhora que fosse a protectora da Ordem dos Carmelitas, recebeu das mãos de Nossa Senhora do Carmo o escapulário: «Eis o privilégio que te dou à ti e a todos os filhos do Carmelo: "todo o que for revestido desse hábito será salvo".»

............................

LITURGIA

Livro de Isaías 10,5-7.13-16.

Livro de Salmos 94(93),5-6.7-8.9-10.14-15.

Evangelho segundo S. Mateus 11,25-27.

Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar

(In: Evangelho Quotidiano)

terça-feira, 15 de julho de 2008

ESPECIAL: JMJ - SIDNEY



Começam as conversões da JMJ

A Cruz e o Ícone em sua passagem final rumo à Jornada

Por Anthony Barich

SYDNEY, segunda-feira, 14 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- A JMJ já está trazendo conversões para a Igreja Católica, e ainda nem começou.

A coordenadora da comunidade católica polonesa da JMJ em Sydney, de 24 anos, explicou à Zenit que seu namorado não-católico está participando do Rito de Iniciação Cristã para Adultos. Sua conversão surgiu da experiência de rezar com ela pelos frutos da JMJ.
«Ele está participando da JMJ comigo e espero que a semana de eventos e a solidariedade com muitos católicos de todo o mundo o façam se sentir orgulhoso de fazer parte da família católica», disse Basia.

Ela estava com um grupo de jovens poloneses-australianos vestidos de uniformes tradicionais de dança polonesa na veneração da cruz da JMJ e do ícone no Belmore Park.
Com peregrinos internacionais já trazendo movimento à vida de Sydney, Basia crê que o evento trará nova vida à Igreja na Austrália e uma nova energia.
«Temos igrejas pequenas e vibrantes na Austrália, mas precisamos que estejam vivas para as futuras gerações», disse.
Basia afirmou que os jovens buscam Bento XVI assim como buscavam o Papa João Paulo II, que começou a JMJ.

As ruas de Sydney ficaram lotadas com os peregrinos, esperando para testemunhar a Cruz da JMJ e o ícone.
A cruz da JMJ foi dada aos jovens do mundo por João Paulo II, em 1984, para ser carregada como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade; o ícone de Nossa Senhora foi seu segundo presente para os jovens, em 2003, para acompanhar a cruz.
A última passagem dos símbolos pelas ruas de Sydney foi o cume da viagem global. Depois de atravessar os continentes, os símbolos foram entregues aos australianos no Palm Sunday 2006, em Roma.
Centenas de peregrinos seguiram a cruz e o ícone do Manly ao Circular Quay, depois seguiram ao centro comercial de Sydney pela Pitt Street, passaram pela Sydney Tower, até chegar ao Belmore Parl. Lá, todo peregrino teve a oportunidade de venerar a cruz e o ícone.

Foi a última passagem da cruz e do ícone antes das imagens fazerem parte do cenário na Missa de abertura na próxima Quinta-Feira, às 16h (horário local). A Missa será presidida pelo cardeal George Pell, de Sydney, no Barangaroo, um porto no East Darling Harbor.

MENSAGEM DO DIA



UNIDOS NO ESPÍRITO SANTO

“A comunidade neocatecumenal é a Igreja de Jesus Cristo que se realiza num lugar determinado. Onde se proclama a Palavra de Deus, onde se celebram os Sacramentos do Reino, cuja “fórmula concentrada”é Jesus ressuscitado, onde concretamente as pessoas se encontram como filhos do mesmo Pai e como “aproximados”em Jesus Cristo…, ali se torna presente, se realiza e manifesta a única Igreja de Deus, santa, católica e apostólica.”

(In: Livro “Comunidades Neocatecumenais”, de Ricardo Blásquez, pág.33)

ANGRA DO HEROÍSMO NA ROTA DA ÍNDIA

EFEMÉRIDE

Ocorreu no passado fim se semana, em Angra do Heroísmo, a Reconstituição Histórica da “escala na rota da Índia”.
Aportaram ao cais de Porto Pipas duas Caravelas quinhentistas, que estiveram abertas ao público para serem visitadas. Seguiu-se uma encenação, da chegada das embarcações, com figurantes vestidos a rigor, o que causou grande animação e entusiasmo.


O OLHAR DO AÇOR



segunda-feira, 14 de julho de 2008

ANIVERSARIANTE EM MACAU

PARABÉNS!

Os laços afectivos perduram
para além do tempo e do espaço!
Aguardamos que voltes...

Angra do Heroísmo


Foi aqui que o Espírito Santo

nos ligou com laços fraternos.

Sé Catederal de Macau

SPECIAL: WYD - SYDNEY


Pontiff: Youth Can Find Answers in Christ

Sends Message to Australians and Young Pilgrims

SYDNEY, Australia, JULY 13, 2008 (Zenit.org).

- Where can young people find the answers to their questions about the existence of God and the injustices they see in the world? In Christ, says Benedict XVI.

The Pope said this in a video-message taped ahead of his trip to Australia, dated July 4, to the people of the nation and the young pilgrims who will take part in World Youth Day. The video was released today in Australia.

The 23rd International World Youth Day, to be held in Sydney from July 15 to 20, has as its theme "You Will Receive Power When the Holy Spirit Has Come Upon You, and You Will Be My Witnesses."

"How much the world needs a renewed outpouring of the Holy Spirit," the Pontiff said. "There are still many who have not heard the Good News of Jesus Christ, while many others, for whatever reason, have not recognized in this Good News the saving truth that alone can satisfy the deepest longings of their hearts."

The Holy Father said that he firmly believes the youth to be the "instruments of that renewal, communicating to their peers the joy they have experienced through knowing and following Christ, and sharing with others the love that the Spirit pours into their hearts, so that they too will be filled with hope and with thanksgiving for all the good things they have received from our heavenly Father."

Benedict XVI continued: "Many young people today lack hope. They are perplexed by the questions that present themselves ever more urgently in a confusing world, and they are often uncertain which way to turn for answers. They see poverty and injustice and they long to find solutions."

"They are challenged by the arguments of those who deny the existence of God and they wonder how to respond. They see great damage done to the natural environment through human greed and they struggle to find ways to live in greater harmony with nature and with one another."

The Pope asked, "Where can we look for answers?"

"The Spirit points us toward the way that leads to life, to love and to truth," he stated. "The Spirit points us toward Jesus Christ."

Quoting St. Augustine, the Pontiff affirmed, "If you wish to remain young, seek Christ."

"In him we find the answers that we are seeking," he continued, "we find the goals that are truly worth living for, we find the strength to pursue the path that will bring about a better world. Our hearts find no rest until they rest in the Lord, as St. Augustine says at the beginning of the Confessions, the famous account of his own youth.

"My prayer is that the hearts of the young people who gather in Sydney for the celebration of World Youth Day will truly find rest in the Lord, and that they will be filled with joy and fervor for spreading the Good News among their friends, their families, and all whom they meet."


ZE08071306 - 2008-07-13


NOVO ATAQUE CONTRA CRISTÃOS NA ÍNDIA


Destruídos um orfanato protestante
e uma igreja jesuíta


KANDHAMAL, domingo, 13 de julho de 2008 (ZENIT.org).- No estado de Orissa, na Índia, houve um novo ataque contra os cristãos, no qual foram destruídos uma igreja católica e um orfanato protestante.

«As forças fanáticas do Hindutva querem eliminar os cristãos de Orissa, em especial desse distrito de Kandhamal», disse Dom Raphael Cheenath, arcebispo de Cuttack-Bhubaneshwar, reagindo à notícia dos ataques e saques desta terça-feira.
Nos atos vandálicos, foi destruída a residência e a igreja dos jesuítas, além de um orfanato protestante em Tumudiband, no distrito de Kandhamal, informa hoje AsiaNews.

Há seis meses, no Natal, o próprio distrito foi atacado por grupos nacionalistas hindus. Até agora, a polícia não encontrou nenhum culpado, ainda que todos conheçam o grupo responsável pelos ataques, afirma o órgão informativo do Pontifício Instituto para as Missões Exteriores.

«O novo ataque do Sangh Parivar [o grupo radical hindu que une diversas denominações, N. da R.] contra os cristãos é conseqüência direta da impunidade de que gozaram após os ataques de dezembro de 2007 – acrescenta Dom Cheenath. Há cumplicidade entre o governo e estas forças fanáticas para criar caos contra os cristãos, permanecendo impunes.»

Os habitantes da aldeia declararam a AsiaNews que a polícia chegou muito tempo depois, interrogou muitas pessoas, mas não fez nenhuma prisão.

Swami Lakhananda Swaraswati está na origem também dos ataques de dezembro passado contra os cristãos, na vigília do Natal. Os hindus não queriam que os cristãos celebrassem o Natal e por isso provocaram a morte de 3 pessoas, queimaram 13 igrejas, destruíram 2 casas paroquiais, saquearam um orfanato cristão e feriram dezenas de pessoas.

«Os cristãos de Orissa são cerca de um milhão – acrescentou o prelado –, a cruz de Cristo está bem plantada e nenhuma perseguição poderá arrancá-la. Mas o governo deveria garantir ao menos o fim da violência.»

domingo, 13 de julho de 2008

BENTO XVI JÁ ESTÁ NA AUSTRÁLIA

WYD - Sydney

The sea near my beach, is the same one at the coast of Sydney. It carries my feelings to all the citizens of Australia, which are welcoming youngsters from all over the world, and to all the full of joy pilgrims, that are waiting their encounter with Jesus.

HOJE É O DIA DO SENHOR


15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A Semente


"A Liturgia desse domingo nos convida a reflectir sobre a importância da PALAVRA DE DEUS e
nos exorta a ser uma "terra boa" que acolha a Palavra e produza frutos abundantes na vida de cada dia.

Na 1ª Leitura, o Profeta compara a Palavra de Deus à CHUVA. É sempre eficaz. Onde cai sempre faz germinar a vida. "Não voltará, sem ter cumprido a sua missão". (Is 55,10-11)

* Deus não esquece o seu povo, amargurado no exílio. A sua Palavra é sempre eficaz, nunca falha. Deus é sempre fiel às suas promessas.

A 2ª Leitura afirma que a Palavra de Deus fornece os critérios para o homem viver "segundo o Espírito" e assim construir "o novo céu e a nova terra" com que sonhamos. (Rm 8,18-23)

O Evangelho, com a Parábola da Semente e do Semeador, afirma que o fruto da Palavra de Deus depende da qualidade da terra. (Mt 13,1-23)

Com essa parábola, Mateus inicia o 3º Discurso de Cristo, composto de sete Parábolas do Reino, que escutaremos nos próximos 3 domingos.

"O Semeador saiu a semear... a semente". Parte caiu:
- no caminho... os pássaros vieram e as comeram...
- no terreno pedregoso: brotou e logo secou.
- no meio dos espinhos: os espinhos cresceram e sufocaram...
- na terra boa: produziu 30, 60, 100 por um...

Jesus estava encontrando dificuldade na aceitação de sua Palavra.
- Havia gente que não acreditava...
- Havia gente que embora simpatizasse com Jesus, logo desistia de segui-lo.
- Havia gente que via a mensagem de Jesus como uma ameaça:
devia mudar de vida, afastar-se do poder, largar as riquezas...
Por isso, hostilizava e tramava a morte do próprio Jesus.
- No fim estavam ficando com ele só alguns discípulos.
Até eles tinham as suas dúvidas...
Será que a palavra de Jesus estava se tornando ineficaz, sem força?

JESUS responde com a Parábola: Apesar dos obstáculos, a semente não perde a sua força.
Deus lança a sua semente em todas direcções, não recusa a ninguém:
- nem aos pecadores endurecidos;
- nem às pessoas superficiais;
- nem às pessoas imersas nos prazeres e engolfadas nos negócios...
O Homem pode fechar-se à Palavra de Deus, rejeitá-la, mas sempre haverá terreno onde produzirá 30, 60, 100...
* O resultado não depende nem da Semente, nem do Semeador, mas da QUALIDADE DA TERRA.

+ Diante da Palavra de Deus, há 4 TIPOS DE OUVINTES que existiam naquele tempo e que continuam existindo hoje:

- Há aqueles que têm um coração duro como a terra pisada de uma estrada: não permite que a semente da Palavra de Deus penetre em seu coração.

- Vem em seguida o coração inconstante, que se entusiasma com facilidade, mas depois desanima rapidamente diante das primeiras dificuldades. A Palavra de Jesus não pode criar aí raízes profundas.

- Há os que têm um coração materialista, que dá sempre prioridade à riqueza e aos bens deste mundo: Estas preocupações são como espinheiros que sufocam a semente da Palavra.

- Há também os que têm um coração aberto e disponível. Neles, a Palavra de Jesus é acolhida e dá muito fruto.

+ A Parábola nos propõe TRÊS PERGUNTAS:

1. Que terreno somos nós ?

2. Que semeadores somos nós?

3. Vale a Pena semear?"


Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 13.07.2008


Um bom Domingo para o Mundo inteiro.

sábado, 12 de julho de 2008

MALACA - MELAKA

Malaca declarada Património da Humanidade
Centro da cidade de Malaca

Distinção da UNESCO é uma "honra para todos os malaqueiros",
diz padre Lancelote Rodrigues

08-Jul-2008

A entrada de Malaca para a lista de tesouros da Humanidade da UNESCO é uma “honra para todos os malaqueiros”, disse hoje à agência Lusa em Macau o padre Lancelote Rodrigues, natural de Malaca.
Aos 84 anos e a residir desde 1935 em Macau, onde chegou com 12 anos para ingressar no Colégio de São José, Lancelote Rodrigues visita regularmente a sua terra natal que diz “estar muito bem conservada” e recorda uma caravela portuguesa que está no porto da cidade e que hoje é um museu.
“Apesar de estar em Macau sinto-me muito honrado com esta distinção da UNESCO que é também uma honra para todos os malaqueiros”, salientou.
Malaca, ou Melaka, como se diz hoje em malaio, foi conquistada por Afonso de Albuquerque em 1511 e posteriormente ocupada pelos holandeses e sua entrada na lista da UNESCO foi aprovada pelo Comité do Património Mundial da UNESCO juntamente com George Town, outra povoação histórica da actual Malásia.
Apesar das raízes portuguesas e da manutenção do património da cidade, Lancelote Rodrigues manifesta algum desgosto pelo facto da língua portuguesa ser hoje uma língua apenas dominada pelos mais velhos e desconhece o ensino da língua de Camões na antiga fortaleza portuguesa.
Mas apesar da língua estar afastada da população ”ainda hoje continuam a ser celebradas festas cristãs ligadas às tradições portuguesas como o São João ou o São."
((In: Radiolatina Luxembourg)

CAPUCHINHOS NA AUSTRÁLIA

Capuchin Meeting Place


The practice the Capuchins have adopted for past WYD is to establish a venue where Friars and their groups coming from overseas can gather, e.g., Café Cappuccino in Cologne 2005. In Sydney we will use the Italian Forum Piazza, 23 Norton Street, Leichhardt, as a rallying point where Capuchins can meet. Capuchin pilgrims will be encouraged to attend the Capuchin Youth Festival - “A Multicultural Celebration of Faith” Wednesday, 16 July, 1.30pm to 5.00pm (13.30 - 17.00)

The Piazza is surrounded by cafes and restaurants where you can enjoy a genuine Italian coffee, a gelato, a snack, a drink or dine and relax for a while. The Forum is a friendly place with a great atmosphere, which promotes community and cultural events, highlighting in particular, but not exclusively, Italian culture. It is located in the heart of “Little Italy” where the Capuchin Parish is located.

(In: site dos “Capuchinhos – Missão em Timor”)

TELEFONES DE EMERGÊNCIA



· Quando escutares as pessoas dizerem que não vales nada, liga o Salmo 8


(Este Salmo é um hino à magestade do nosso Deus Criador e à dignidade do homem. Apesar de pecadores, Deus tudo criou e até nos deu todo o poder sobre a Obra da sua criação. Fez-nos à Sua imagem e semelhança, quase seres divinos. Agora entendes como és importante para Deus?)


ASSIM TE FALA O SENHOR

"Senhor nosso Deus,
Como é admirável o vosso nome em toda a terra!
A vossa majestade está acima dos céus!

Da boca das crianças e meninos de peito
Sai um louvor que confunde os vossos adversários
E reduz ao silêncio os inimigos rebeldes.

Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos,
A lua e as estrelas que lá colocastes,
Que é o homem para que vos lembreis dele,
O filho do homem para dele Vos ocupardes?

Fizestes dele quase um ser divino,
De honra e glória o coroastes:
Destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,
Tudo submeteste a seus pés:

Ovelhas e bois, todos os rebanhos,
E até os animais selvagens: as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos.

Senhor, nosso Deus, como é admirável o vosso nome em toda a terra! "


As Misericórdias do Senhor, para sempre cantarei.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

OLHAR E VER!

O OLHAR DO AÇOR

Baia de Angra do Heroísmo - Açores


Esta foto foi tirada hoje às 9.00 horas na praia da cidade onde eu resido.
Ao deleitar-me com tanta frescura e simplicidade, quis partilhar esta beleza divina, contigo.

WYD 2008 Sydney



Pope's Australia Trip to Address Aborigine Rights


Spokesman Says Journey Is Organizationally Complex


VATICAN CITY, JULY 10, 2008 (Zenit.org).- A Vatican spokesman says the rights of indigenous Australians -- "trampled for centuries" -- will be a key topic during Benedict XVI's trip Down Under for World Youth Day.Jesuit Father Federico Lombardi, director of the Vatican press office, told journalists Wednesday about some of the details of the Pope's July 12-21 trip, his ninth apostolic journey.The Holy Father will be accompanied by Cardinals Angelo Sodano, dean of the College of Cardinals; Tarcisio Bertone, his secretary of state; and Agostino Vallini, newly appointed vicar for the Diocese of Rome.Father Lombardi himself will be a member of the papal entourage.

The Jesuit told Vatican Radio that it is "a complex trip from the organizational point of view."On Saturday, the Pope will leave Castel Gandolfo by helicopter and go to Fiumicino airport, to begin his trip to Sydney in a B777 Alitalia plane. The flight will last 12 hours, including a one and a half hour technical stop in Darwin, Australia.


Upon arriving Sunday, the Pontiff will rest for a few days in a private retreat center run by Opus Dei.Cardinal Pell, archbishop of Sydney, will open the WYD celebrations on Tuesday. The following day, the Pope will be received by Governor General Michael Jeffrey and Prime Minister Kevin Rudd. He will then go to the Mary MacKillop Memorial and continue on to Rose Bay, where he will be welcomed by a group of young Aborigines before embarking on the "Sydney 2000" vessel for his trip to Barangaroo and his official arrival to the Youth Day celebrations.


Father Lombardi said that "the topic of the aborigines and their rights trampled for centuries will be very present in this trip, both in the Pope's words as well as in the addresses of civil authorities."


Among the various meetings planned, the spokesman highlighted two on Friday, July 18, in St. Mary's Cathedral with representatives of other religions, increasingly present in the country due to Asian immigration, and with members of non-Catholic Christian communities.


"It should be noted that Catholics already outnumber Anglicans in Australia," he said, before reviewing with journalists the rest of the meetings, especially the Vigil and Mass at Randwick Racecourse. Prior to his departure, the Holy Father will meet with benefactors and volunteers of WYD, Father Lombardi added, inviting them to "'go into the deep' to proclaim the Good News to the whole world."

quinta-feira, 10 de julho de 2008

PENSAMENTO DO DIA


PÁRA UM POUCO...


“O Seu Amor diz-me que serei o Amor;
para me consumir e arder de contínuo por Ele.”


(Maria da Conceição Pinto da Rocha
Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face)

INGRID BETANCOURT



La libertad del hombre, un don de Dios


Miércoles, 09 de julio de 2008

(CAMINAYVEN.COM) - Dios nos ha creado libres. Esta verdad defendida sin tregua por la Iglesia y proclamada en todos los rincones del mundo. Dios ha querido dejar al hombre solo ante sus decisiones y opciones, no ha querido manipular ni conducir la historia como un titiritero que mueve los hilos del poder con un interés egoísta.

Por eso, uno de los crímenes más atroces contra la dignidad humana es privar a una persona de su libertad. El secuestro es un crimen abominable, porque impone a sus víctimas algo que ni Dios ha querido hacer, quitar la libertad a un hombre...

PAPA DEFENDE DIREITOS DOS INDÍGENAS DA AUSTRÁLIA

Papa pedirá respeito aos direitos dos indígenas na Austrália


Federico Lombardi, porta-voz vaticano, explicou aos jornalistas os detalhes da viagem

Por Inmaculada Álvarez

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 9 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- “O diretor da Sala de Informação da Santa Sé, Federico Lombardi, explicou hoje em um «briefing» com os jornalistas credenciados na Santa Sé os pormenores da próxima viagem papal a Sydney.

Trata-se de «uma viagem complexa do ponto de vista organizativo».
No dia 12, o Papa se trasladará de Castel Gandolfo ao aeroporto de Fiumicino de helicóptero, e lá iniciará sua viagem a Sydney, em um avião B777 da «Alitalia». A viagem durará 21 horas, e fará uma escala de uma hora e meia em Darwin (Austrália).
O Papa residirá no Kenthurst Study, Centro de retiros e formação do Opus Dei.

A JMJ será inaugurada, sem a presença do Papa, pelo cardeal Pell, arcebispo de Sydney, na terça-feira, 15 de Julho. Na quarta-feira, o Papa será recebido no Government House pelo governador geral e pelo primeiro-ministro.
Depois, como está previsto, ele se trasladará ao Mary Mackillop Memorial, e de lá à Rose Bay, onde será acolhido por um grupo de jovens indígenas, antes de embarcar na Sydney 2000, para Bangaroo.

Lombardi antecipou que «o tema dos indígenas e de seus direitos pisoteados durante séculos estará muito presente nessa viagem, tanto nas palavras do Papa como nos discursos das autoridades civis».
… destacou, entre os diversos encontros previstos, os de 18 de Julho na catedral de Santa Maria com representantes de outras religiões, cada vez mais presentes no país pela imigração asiática, e com membros de outras comunidades cristãs não-católicas. «É relevante que os católicos já superaram os anglicanos na Austrália em número».

Ele repassou com os jornalistas os demais encontros, especialmente a vigília e a Missa no Hipódromo de Randwick. Antes de partir, como está previsto, o Papa se encontrará com os benfeitores e os voluntários da JMJ, «com quem renovará o convite aos jovens de ‘remar mar adentro’ para anunciar a Boa Notícia ao mundo inteiro», acrescentou.”


ZP08070912 - 09-07-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18986?l=portuguese

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Primeros peregrinos en Australia

IMAGEM DO DIA

Por: Santiago Llopis
09-07-2008

CAMIENO.INFO -Melbourne/AUSTRALIA- El primer grupo de peregrinos valencianos que partieron el pasado lunes a Australia, para participar en la Jornada Mundial de la Juventud con el papa Benedicto XVI, han llegado esta madrugada a la ciudad de Melbourne, donde han aterrizado a las 5.25 horas...

PAPA E A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Papa convida Igreja a «sentir-se participante» da JMJ de Sydney


CASTEL GANDOLFO, domingo, 6 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- Oferecemos a seguir o discurso que o Papa dirigiu hoje aos peregrinos congregados no Pátio interior do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo para a oração do Angelus:

Queridos irmãos e irmãs,

Meu pensamento vai já à Austrália para onde, se Deus quiser, viajarei no próximo sábado, 12 de Julho. Em Sydney, de fato, no sudeste deste país acontecerá a XXIII Jornada Mundial da Juventude. Nos meses passados, a «Cruz dos jovens» atravessou toda Oceânia, e em Sydney uma vez mais será testemunha silenciosa do pacto de aliança entre o Senhor Jesus Cristo e as novas gerações. Em 15 de Julho está prevista a festa de acolhida dos jovens, no sábado 19 acontecerá a grande vigília e no domingo 20 a Celebração eucarística, momento culminante e conclusivo do acontecimento.
Os primeiros grupos de rapazes e moças já estão partindo desde outros continentes para a Austrália. Convido toda a Igreja a sentir-se participante desta nova etapa da grande peregrinação dos jovens através do mundo, iniciada em 1985 pelo Servo de Deus João Paulo II.

A próxima Jornada Mundial da Juventude se anuncia como um renovado Pentecostes: com efeito, já há um ano as comunidades cristãs se preparam seguindo o caminho que indiquei na Mensagem com o lema «Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas» (Actos 1, 8). É a promessa que Jesus fez a seus discípulos depois da ressurreição, e que permanece sempre válida e actual na Igreja: o Espírito Santo, esperado e acolhido na oração, infunde nos crentes a capacidade de ser testemunhas de Jesus e de seu Evangelho.
Estou seguro de que desde todos os extremos da terra os católicos se unirão a mim e aos jovens reunidos, como em um Cenáculo, em Sydney invocando intensamente o Espírito Santo, para que inunde os corações de luz interior, de amor a Deus e aos irmãos, de valente iniciativa para introduzir a eterna mensagem de Jesus na diversidade de línguas e culturas.
Junto à Cruz, o ícone da Virgem Maria acompanha as Jornadas Mundiais da Juventude. A sua maternal protecção confiamos esta viagem à Austrália e o encontro dos jovens em Sydney.


[Traduzido por Élison Santos]

PÁRA UM POUCO...E OLHA!

"COMO SÃO AMÁVEIS AS TUAS MORADAS, SENHOR!"


terça-feira, 8 de julho de 2008

MENSAGEM DO DIA

"VÓS, IRMÃOS, NÃO ANDAIS NAS TREVAS...
...PORQUE TODOS VÓS SOIS FILHOS DA LUZ E FILHOS DO DIA.
NÃO SOMOS DA NOITE NEM DAS TREVAS."
(1 Tes 5, 4-5)

PASTORAL FAMILIAR: BRASÍLIA

Pastoral Familiar como eixo da acção da Igreja
Por Alexandre Ribeiro

BRASÍLIA, domingo, 6 de Julho de 2008 (ZENIT.org).- "A Pastoral Familiar como o eixo transversal da acção apostólica da Igreja: assim ela deve ser promovida, explica um sacerdote brasileiro.
Em âmbito nacional, a Pastoral Familiar actua como organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Ela tem a função de motivar a estruturação desse tipo de pastoral nas dioceses, assim como fornecer subsídios e funcionar como centro motivador, a partir de seu escritório em Brasília.
O padre Luiz Antônio Bento, um dos responsáveis pelo organismo, explicou a Zenit que a Pastoral Familiar estabeleceu algumas acções estratégicas para os próximos três anos no Brasil. Isso foi justamente o que se discutiu durante o recente encontro nacional da Pastoral, realizado em São Paulo, de 20 a 22 de Junho.
Ficou estabelecido que para o restante de 2008, mantém-se o enfoque na questão da defesa da vida, tema já trabalhado na Campanha da Fraternidade deste ano.
Para 2009, a Pastoral Familiar vinculará seus esforços à área da catequese, já que no país se viverá um ano caquéctico. Assim, se promoverão os temas da vida e família junto da catequese nas paróquias e também nas escolas.
Já em 2010, o enfoque serão os casos especiais, com particular o trabalho junto dos casais em segunda união.
Segundo Pe. Bento, há um esforço muito grande das comunidades para o florescimento da Pastoral Familiar.
«Eu sinto um novo alento da Pastoral Familiar, um novo ardor. O Documento de Aparecida chama essa Pastoral de eixo transversal da acção pastoral. As directrizes para a evangelização no Brasil também enfatizam isso.»
Segundo o assessor da CNBB, ser um «eixo transversal da acção pastoral» significa que de alguma forma os demais campos de apostolado da Igreja --educação, vocação, caridade, etc--, esbarram no campo da família.«A família é uma força de sustentação, uma instituição fundamental, fortalecer a família é obter uma sociedade mais justa, humana e cristã», afirmou o sacerdote."

segunda-feira, 7 de julho de 2008

SYDNEY: JMJ






Pope Asks Whole Church to Participate in Youth Day

Invites Faithful to "Intensely Invoke" Holy Spirit

CASTEL GANDOLFO, Italy, JULY 6, 2008 (Zenit.org).- The upcoming World Youth Day will be a new Pentecost, Benedict XVI says. And he is asking the whole Church to participate, at least spiritually, if not physically.

The Pope made this invitation today before he prayed the midday Angelus with crowds gathered at the papal summer residence at Castel Gandolfo. He emphasized the importance of Catholics worldwide joining in prayer for the July 15-20 event, to be held in Sydney, Australia.

"I invite the whole Church to share in this new stage of the great pilgrimage of young people across the world, begun in 1985 by the Servant of God John Paul II," he exhorted. "I am certain that from all the corners of the earth Catholics will be united with me and with all the young people gathered -- as in the Cenacle -- in Sydney, intensely invoking the Holy Spirit so that he will flood hearts with the inner light of love of God and of brothers, and of courageous initiative to introduce Jesus' eternal message in the diversity of languages and cultures."

Even in his greetings to pilgrims in various languages after the Angelus, the Holy Father again stressed the importance of this "spiritual participation" of the whole Church in Sydney's WYD.
The Holy Father referred to the theme of his message for the meeting, "You Will Receive Power When the Holy Spirit Has Come Upon You; and You Will Be My Witnesses," with which Christian communities have been preparing over the past year for the event.

He said: "This is the promise Jesus made to his disciples after the resurrection, and which remains always valid and actual in the Church: The Holy Spirit, awaited and received in prayer, infuses in believers the capacity to be witnesses of Jesus and his Gospel.

"Blowing on the Church's sail, the divine Spirit pushes her to 'go into the deep,' always anew, from generation to generation, to take to everyone the Good News of the love of God, revealed fully in Jesus Christ, dead and resurrected for us."

Benedict XVI said that he was "already in Australia" in thought, and took advantage of the moment to thank all those who are contributing to the preparations, especially the Australian episcopal conference and the civil authorities.

Finally, he reflected briefly on the two symbols of WYD, which are always present in these events: the young people's cross and an icon of the Virgin Mary.

"In past months, the 'young people's cross' has been taken all over Oceania and in Sydney it will be once again a silent witness of the pact of alliance between the Lord Jesus Christ and the new generations," he said. Along with the Cross, the "icon of the Virgin Mary accompanies the World Youth Days. We entrust to her maternal protection this trip to Australia and the meeting with young people in Sydney."

ZE08070606 - 2008-07-06
Permalink: http://www.zenit.org/article-23127?l=english

CAMINHO NEOCATECUMENAL

A IGREJA PELO MUNDO
Em Sydney


Se inició la construcción del nuevo Seminario "Redemptoris Mater", del Camino Neocatecumenal en Sydney

José Luis Turiel
05-07-2008
AGENCIA FIDES.-Sydney/AUSTRALIA.- El Card. George Pell, Arzobispo de Sydney, puso la primera piedra del nuevo Seminario “Redemptoris Mater” que será construido por el Camino Neocatecumenal en las colinas de Chester Hill, en la Arquidiócesis de Sydney. La solemne ceremonia se realizó el domingo pasado, 29 de junio, con la participación de numerosos sacerdotes y laicos, sobre todo del Camino Neocatecumenal.
“El Camino es una gran familia religiosa al interior de la Iglesia, guiada por la Providencia, y que le da una gran importancia a la comunidad y al sacerdocio” afirmó el Cardenal. La primera piedra del Seminario tiene un alto valor simbólico también por su lugar de proveniencia pues es una piedra tomada de la Gruta de la Anunciación en Nazareth, donada por la Custodia Franciscana de Tierra Santa, llevada al Vaticano para ser bendecida por el Santo Padre Benedicto XVI y finalmente llevada a la Arquidiócesis de Sydney.
Actualmente los seminaristas del Camino Neocatecumenal se encuentran en una casa de religiosos Maristas en Pagewood. Hay 18 australianos y 11 de otras naciones del mundo.
En Australia existe otro Seminario “Redemptores Mater” en Perth, abierto en 1994, que ha formado hasta el momento 25 sacerdotes. La mitad trabaja en el servicio pastoral en Perth y la otra mitad en otras ciudades australianas. El Seminario de Sydney será terminado a finales del 2009.
El Camino Neocatecumenal esta presente en Australia en casi 20 parroquias en distintas ciudades como Perth, Sydney, Canberra, Paramatta y Wollogong
......................................


No Peru

Ordenación sacerdotal en el Redemptoris Mater de Perú
Santiago Llopis
02-07-2008

CAMINEO.INFO -Valencia/ESPAÑA- Un valenciano, Jesús Valero, de 49 años, ha recibido la ordenación sacerdotal en la diócesis de Callao, en Perú, donde ha permanecido durante los últimos 11 años colaborando en tareas pastorales de las parroquias y formándose en el seminario internacional Redemptoris Mater.

Valero, que pertenece al Camino Neocatecumenal de la parroquia de Santo Tomás Apóstol y San Felipe Neri de la capital valenciana, donde nació, ha sido ordenado presbítero en una ceremonia presidida por el obispo de la diócesis de Callao, monseñor Miguel Irizar Campos.



En la actualidad, el “Seminario Diocesano Misionero Redemptoris Mater y Juan Pablo II” de Callao acoge a un total de 47 seminaristas, procedentes de 14 naciones, entre ellos de Europa, África, América Latina.



Jesús Valero tuvo su “llamada vocacional”, según las mismas fuentes, durante el encuentro de jóvenes que el papa Juan Pablo II presidió en 1997 en París, donde se ofrecieron para ser destinados a diferentes seminarios del mundo, han añadido.


domingo, 6 de julho de 2008

HOJE É DOMINGO






XIV Domingo Comum (semana II do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Santa Maria Goretti, virgem, mártir, +1902

Liturgia

Livro de Zacarias 9,9-10

“Exulta de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem a ti; Ele é justo e vitorioso; vem, humilde, montado num jumento, sobre um jumentinho, filho de uma jumenta. Ele exterminará os carros de guerra da terra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; o arco de guerra será quebrado. Proclamará a paz para as nações. O seu império irá de um mar ao outro e do rio às extremidades da terra. “

Livro de Salmos 145(144),1-2.8-9.10-11.13-14

“Exaltarei a tua grandeza, ó meu rei e meu Deus; hei-de bendizer o teu nome para sempre.
Todos os dias te bendirei; louvarei o teu nome para sempre.
SENHOR é clemente e compassivo, é paciente e misericordioso.
SENHOR é bom para com todos; a sua ternura repassa todas as suas obras.
Louvem-te, SENHOR, todas as tuas criaturas; todos os teus fiéis te bendigam.
Dêem a conhecer a glória do teu reino e anunciem os teus feitos poderosos,
teu reino é um reino para toda a eternidade e o teu domínio estende-se por todas as gerações.
SENHOR ergue todos os que caem e reanima todos os abatidos. “

Carta aos Romanos 8,9.11-13

“Ora vós não estais sob o domínio da carne, mas sob o domínio do Espírito, pressupondo que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não lhe pertence. E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós. Portanto, irmãos, somos devedores, mas não à carne, para vivermos de acordo com a carne. É que, se viverdes de acordo com a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis. “

Evangelho segundo S. Mateus 11,25-30

“Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»

Da Bíblia Sagrada
.................................
Comentário ao Evangelho feito por
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hippone (África do Norte) e doutor da Igreja - Confissões, I, 1-5

«Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei»
«Tu és grande, Senhor e digno de louvor» (Sl 144,3). «Grande e poderoso é o nosso Deus, a sua sabedoria não tem limites» (Sl 146, 5), e no entanto o homem quer louvar-te, o homem que é apenas uma pequena parcela da tua criação, o homem que leva com ele por toda a parte a sua mortalidade, que leva com ele o testemunho do seu pecado e que reconhece que «tu te opões ao orgulhoso». Contudo, parcela insignificante da tua criação, o homem quer louvar-te. És tu quem o impulsionas a procurar a sua alegria no teu louvor, porque tu nos fizeste para ti, e o nosso coração não descansa enquanto não repousa em ti...
«Louvarão o Senhor aqueles que o buscam» (Sl 21,27). Os que o procuram encontrá-lo-ão, e os que o encontram louvá-lo-ão. Portanto, que eu te procure, Senhor, invocando-te, e que te invoque, acreditando em ti! Porque tu nos foste revelado pela pregação. Ela invoca-te, Senhor, esta fé que tu me deste, esta fé que me inspiraste pela humanidade do teu Filho, pelo ministério do teu pregador. E como te invocarei, ó meu Deus e meu Senhor? Quando te invocar, pedir-te-ei para vires a mim. Mas há em mim um lugar onde o meu Deus possa vir, esse Deus «que fez o céu e a terra» (Gn 1,1)? Sim, Senhor meu Deus, há em mim alguma coisa que te possa abarcar? O céu e a terra que tu criaste, e nos quais me criaste, podem conter-te?... Dado que eu mesmo existo, posso eu pedir-te que venhas a mim, eu que não existiria se tu não existisses em mim?...

Quem me concederá que repouse em ti? Quem me concederá que venhas ao meu coração, que o entusiasmes para que eu esqueça os meus males e possa escutar-te, a ti, meu único bem? Quem és tu para mim? Tem piedade de mim, para que eu possa falar. Que sou eu a teus olhos, para que tu me mandes amar-te?... Na tua misericórdia, Senhor meu Deus, diz-me o que é que tu és para mim. «Dizei à minha alma: eu sou a tua salvação» (Sl 34,3); que eu o perceba. Aqui está a orelha do meu coração à escuta diante de ti. Senhor, faz com que ela te oiça, e «dizei à minha alma: eu sou a tua salvação». Eu quero acorrer a esta palavra e apreendê-la finalmente."
(In: Evangelho Quotidiano)

sábado, 5 de julho de 2008

A IGREJA NO NEPAL



PADRE ASSASSINADO NO NEPAL

O sacerdote católico John Prakash, 62 anos, salesiano, foi assassinado nesta madrugada em Sirsiya (distrito de Morang), no leste do Nepal. A polícia abriu um inquérito e suspeita que os autores do assassinato sejam um grupo de terroristas.

O Padre John Prakash era indiano do Estado de Kerala. Trabalhava no Nepal há 10 anos. Era o director da Escola Dom Bosco e vivia com outros dois salesianos próximo à escola.

Segundo o vigário paroquial, Pe. George Kalangara, durante a madrugada um grupo armado invadiu a residência e imobilizou o Pe. Matthew, que tinha acabado de chegar da Índia. O outro sacerdote residente, Pe. Lazarus Maradi, estava fora do país. Em seguida, o grupo pediu dinheiro ao padre Prakash. Uma bomba explodiu e, quando a polícia chegou, havia estilhaços por toda parte. No local, foram encontrados panfletos do grupo terrorista Terai Defence Army, que já havia pedido dinheiro ao sacerdote pelo menos outras duas vezes.
Trata-se do primeiro sacerdote assassinado no país.
A Igreja católica no Nepal conta apenas sete mil fiéis em uma população de 25 milhões de habitantes.

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA REPARADORA



LEMBRAR QUE…


Amanhã, primeiro Domingo do mês, é dia de Adoração da Família doInstituto das Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face.


Todas as irmãs do mundo inteiro: consagradas, agregadas e simpatizantes encontram-se, amanhã, espiritualmente unidas pelo Amor de Cristo.


Oferecemos a Jesus Eucaristia por amor, o que somos, o que temos e o que fazemos, para podermos ser no mundo, uma oferta viva, aceitando a vontade de Deus.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

PARA TI, LÍLIA

Parabéns, minha irmã, por mais este ano.

Esta foto foi tirada no Pico pelo paizinho em 1947, onde estamos sentadas numa parede de pedra vulcânica . Estamos mesmo com ar de quem está de veraneio na Manhenha…

Como o tempo passa!

Foste a primeira da tua geração,
a menina mimada dos avós Elvira e Francisco e dos seus seis filhos.
Que brincadeiras loucas faziam eles contigo, contam …
“Marcaste” a tua geração e continuas a ser respeitada,
conselheira e querida por todos.
Os nossos primos reconhecem-te a primazia,
tanto é que vão homenagear-te mais uma vez, na terra onde nascemos.
Gostaria muito de estar aí contigo e com toda a nossa família...

Amo-te minha querida.
Que Deus te abençoe hoje, e todos os dias da tua vida.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

S. TOMÉ, Apóstolo

HOJE A IGREJA CELEBRA O APÓSTOLO TOMÉ

Nota Histórica

Tomé é conhecido entre os Apóstolos especialmente pela sua incredulidade que se desvaneceu na presença de Cristo ressuscitado; ele proclamou a fé pascal da Igreja: «Meu Senhor e meu Deus». Sobre a sua vida nada se sabe ao certo, além dos pormenores contidos no Evangelho - Jo 11, 16; Jo 14,5; Jo 20, 24-29.
Diz-se que pregou o Evangelho na Índia.
Desde o séc. VI celebra-se no dia 3 de Julho a memória da trasladação do seu corpo para Edessa.

Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 117, 28
Eu Vos dou graças, porque sois o meu Deus. Eu Vos glorifico, porque sois o meu Salvador.Diz-se o Glória.
ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Deus omnipotente, a graça de celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé, de modo que, ajudados pela sua intercessão, tenhamos a vida pela fé em Jesus Cristo, que ele reconheceu como Senhor.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Ef 2, 19-22
«Edificados sobre o alicerce dos Apóstolos»

SALMO RESPONSORIAL Salmo 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15)
Refrão: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho.

EVANGELHO Jo 20, 24-29
«Meu Senhor e meu Deus!»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo,Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo,não estava com eles quando veio Jesus.Disseram-lhe os outros discípulos:«Vimos o Senhor».Mas ele respondeu-lhes:«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos,se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado,não acreditarei».Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casae Tomé com eles.Veio Jesus, estando as portas fechadas,apresentou-Se no meio deles e disse:«A paz esteja convosco».Depois disse a Tomé:«Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;aproxima a tua mão e mete-a no meu lado;e não sejas incrédulo, mas crente».Tomé respondeu-Lhe:«Meu Senhor e meu Deus!».Disse-lhe Jesus:«Porque Me viste acreditaste:felizes os que acreditam sem terem visto».
Palavra da salvação.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes neste sacramento o Corpo do vosso Filho Unigénito, fazei que, acreditando, com São Tomé, que Ele é nosso Deus e Senhor, dêmos testemunho, em palavras e obras, desta fé que professamos.
Por Nosso Senhor.
(Agência Ecclesia)