quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Palavra de Deus transforma tudo e todos

Mensagem do Dia

Vários reis, assim como Josias, eram sábios, piedosos e tementes a Deus. No tempo desse rei [Josias], seu povo foi trabalhar no templo e lá encontrou o Livro da Lei [a Bíblia Sagrada], que havia sido esquecido e já não era mais usado. Naquele tempo, os livros eram raros, e a Aliança com o Senhor e com as Sagradas Escrituras havia sido esquecida. As pessoas nem sabiam de sua existência.

O rei, ao tomar conhecimento do livro sagrado, arrepende-se por si e por seu povo, porque percebeu que, assim como eles, seus pais e seus avós também não tinham conhecimento dele [livro sagrado]. Então, o rei convocou toda a assembleia e todos leram, junto com ele, a Palavra do Senhor. Nesse momento, Josias cria uma aliança com o Senhor, cumprindo as Suas palavras e toda a assembleia também se propõe a também cumpri-las.

A humanidade, hoje, vive desse jeito, embora haja muitos livros da Palavra de Deus. Observe se na sua casa e na casa de seus irmãos, vizinhos, a Palavra de Deus é viva e ativa? Nós temos a graça de ter conhecimento dela [Palavra], por isso temos a obrigação de divulgá-la, pois não foi à toa que Deus nos preservou. Apesar de não sermos melhores do que os outros, o Senhor nos escolheu e por isso temos a obrigação de ser um outro rei Josias, que se arrependeu de não ter, por muito tempo, a Palavra de Deus viva e ativa em sua vida. Mas isso não é apenas uma questão de obrigação, mas também de sabedoria, porque o Livro da Lei muda a nossa vida, nos dá qualidade de vida e parâmetros para vivermos e alcançarmos a felicidade.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DEDICADO À JULINHA




Por influencia de uma amiga inspiradora, comecei a “amassar” o pão de centeio, esta maravilha que estão a ver, para me começar a integrar na “alimentação saudável”...

Fazemos assim: Amassa farinha de centeio com outro tanto de trigo, um pouco de farinha de arroz, fermento, um copo de água e leite, uma colher de manteiga magra  e sementes de funcho. Deixa levedar. Vai ao forno.

Quando está cozido, o cheirinho e gosto a funcho são tão agradáveis que até se come “ao natural”, sem aditivos.

Sirvam-se!
Espero que gostem.



UM BOM DIA PARA TODOS


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DEUS É QUE NOS DÁ O DISCERNIMENTO




Há dias ouvi uma notícia na TV de um casal a quem os serviços públicos haviam tirado os filhos pelo facto de, técnicos da área social, considerarem não terem as condições adequadas ao normal desenvolvimento dos mesmos.
As crianças foram levadas a uma instituição, para serem adoptadas.
Ainda, ao que parece, teria sido proposto – prefiro dizer assim -, à mãe das crianças que se submetesse a uma laqueação de trompas para resolver, cabalmente, a situação da procriação.

Comecei a trabalhar na década de setenta e muitos eram os casos de menores socialmente desajustadas “entregues” a Instituições ...  Só que o problema não eram elas. O problema permanecia lá, no lugar onde moravam porque os causadores dos mesmos continuavam a causar danos a outras. Estes, é que deveriam entrar nas instituições. Mas as leis, ou não existiam, ou eram só para constar! Protegia-se o prevaricador e afins...

Mas nesse tempo já íamos de norte a sul do país visitar as famílias, entidades particulares e serviços de apoio social local, no sentido de se estudar e apoiar, compreender a problemática existente, a fim de se intervir na mudança/promoção psico-sócio-familiar do agregado familiar e do meio social onde estavam inseridos, respeitando sempre a sua dignidade de pessoa humana, baseada na Carta dos Direitos Humanos.
Todo este trabalho visava o retorno dos filhos ao Lar: à sua família nuclear.
Foi esta a formação que recebi, foi esta a prática que exerci. O Instituto onde me formei em Coimbra era de cariz cristão e talvez por isso os “valores” orientavam a nossa praxis.

Passaram-se mais de quarenta anos! Os pareceres agora apresentados induzem a opinião pública a concordar com as decisões tomadas. Que diferença, no pensar e no agir!
Os “poderes” querem resolver os problemas da maneira mais fácil, por isso estão pouco solidários no que concerne à defesa da dignidade humana, dos direitos à vida, a ter uma família, trabalho, religião... A sociedade está descristianizada!
O ser humano ao nascer trás a marca da religiosidade, da transcendência. Ao afastar-se de Deus, o homem desorienta e não é feliz.

Não afastem Deus da vossa vida! Ele é que nos dá o discernimento necessário para tomarmos as decisões corretas.

TEM UM BOM DIA



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Andre Rieu - Ole Guapa 2008



Nesta manhã sombria e chuvosa, sabe bem fechar os olhos
 e voarmos um pouco...

S. Tomás de Aquino


Segunda-feira da 3ª semana do Tempo Comum

O Seminário de Angra festeja o seu Patrono:


NOTA INTRODUTÓRIA

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?". 

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino. 

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezanove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou. 

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus. 

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico. 

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!
(CançãoNova)

LITURGIA DA PALAVRA

‪Carta aos Hebreus ‪9,15.24-28.

Cristo é  mediador de uma nova aliança, para que, intervindo a sua morte para a remissão das transgressões cometidas durante a primeira aliança, os que são chamados recebam a herança eterna prometida. 
Na realidade, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, figura do verdadeiro santuário, mas entrou no próprio céu, para se apresentar agora diante de Deus em nosso favor. 
E nem entrou para se oferecer a si mesmo muitas vezes, tal como o Sumo Sacerdote, que entra cada ano no santuário com sangue alheio; 
nesse caso, deveria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo. Agora, porém, na plenitude dos tempos, apareceu uma só vez para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 
E, assim como está determinado que os homens morram uma só vez e depois tenha lugar o julgamento, 
assim também Cristo, que se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não já por causa do pecado, mas para dar a salvação àqueles que o esperam.

‪Livro de Salmos ‪98(97),1.2-3ab.3cd-4.5-6.

Cantai ao Senhor um cântico novo porque Ele fez maravilhas. 

Cantai ao Senhor um cântico novo,   
pelas maravilhas que Ele operou 
A sua mão e o seu santo braço   
Lhe deram a vitória. 

O Senhor me deu a conhecer a salvação, 
revelou aos olhos das nações a sua justiça. 
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade 
em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver 
a salvação do nosso Deus. 
Aclamai a Deus, terra inteira, 
exultai de alegria e cantai.

Cantai ao senhor ao som da cítara, 
ao som da cítara e da lira; 
ao som da tuba e da trombeta, 
aclamai o Senhor, nosso rei.








‪Evangelho segundo S. Marcos ‪3,22-30.

Naquele tempo, os doutores da Lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: «Ele tem Belzebu!» E ainda: «É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios.» 
Então, Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? 
Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode perdurar; 
e se uma família se dividir contra si mesma, essa família não pode subsistir. 
Se, portanto, Satanás se levanta contra si próprio, está dividido e não poderá subsistir; é o seu fim. 
Ninguém consegue entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro o amarrar; só depois poderá saquear-lhe a casa. 
Em verdade vos digo: todos os pecados e todas as blasfémias que proferirem os filhos dos homens, tudo lhes será perdoado; 
mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.» 
Disse-lhes isto porque eles afirmavam: «Tem um espírito maligno.»

……………..

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Beato João Paulo II (1920-2005), papa
Encíclica «Dominum et vivificantem», § 46 (trad. © Libreria Editrice Vaticana, rev.)

O pecado contra o Espírito Santo

Por que razão é a blasfémia contra o Espírito Santo imperdoável? Em que sentido devemos entender esta blasfémia? São Tomás de Aquino responde que se trata de um pecado «imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos graças aos quais é concedida a remissão dos pecados». De acordo com esta exegese, a blasfémia não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste antes na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo, que age em virtude do sacrifício da Cruz. Se o homem rejeita deixar-se «convencer quanto ao pecado», convicção que provém do Espírito Santo (Jo 16,8) e tem carácter salvífico, rejeita simultaneamente a «vinda» do Consolador (Jo 16,7), aquela «vinda» que se efectuou no mistério da Páscoa, em união com o poder redentor do Sangue de Cristo: o Sangue que «purifica a consciência das obras mortas» (Heb 9,14).



Sabemos que o fruto desta purificação é a remissão dos pecados. Por conseguinte, quem rejeita o Espírito e o Sangue (1Jo 5,8) permanece nas «obras mortas», no pecado. E a blasfémia contra o Espírito Santo consiste exactamente na recusa radical de aceitar esta remissão, de que Ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira, por Ele operada na consciência. Se Jesus diz que o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado nem nesta vida nem na futura, é porque esta «não-remissão» está ligada, como à sua causa, à «não-penitência», isto é, à recusa radical a converter-se. [...] 



A blasfémia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso «direito» de perseverar no mal — seja ele qual for — e recusa por isso mesmo a redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfémia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou.

(EvangelhoQuotidiano)



domingo, 27 de janeiro de 2013

HOJE



Negrito - Angra - Açores






CONTINUAÇÃO DE UM ALEGRE DOMINGO



HOJE É O DIA DO SENHOR


III DOMINGO DO TEMPO COMUM


Santo Livro

A Liturgia de hoje nos lembra a importância
da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus.


Na 1ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo e estudando a Palavra de Deus. (Ne 8,2-4.5-6.8-10)

No retorno do exílio da Babilônia, Esdras e Neemias tentam reconstruir o país, recuperar a memória do passado e conservar a própria identidade como povo.
O instrumento encontrado para essa obra foi a PALAVRA DE DEUS.

O texto mostra a importância que a Palavra de Deus
deve assumir na vida de uma comunidade.
- Toda comunidade é convocada para escutar a Palavra.
- O local da leitura é cuidadosamente preparado.
  O Livro é acolhido de pé, de forma solene e em atitude de respeito.
- A Palavra é aclamada pela assembléia, é proclamada claramente pelos levitas
  e explicada numa linguagem compreensível a todos.
- A Palavra interpela e provoca no povo uma atitude de conversão.
- Tudo termina numa grande festa: a Palavra é geradora de alegria e festa.
* É um Manual de como deve ser ainda hoje uma "Celebração da Palavra".


Na 2ª Leitura Paulo, falando dos carismas no "Corpo de Cristo" (Igreja),
sublinha que a Comunidade cristã é gerada e alimentada, na unidade,
pela PALAVRA DE DEUS. (1Cor 12,12-30)


No Salmo rezamos: "Vossas Palavras, Senhor, são espírito de vida". (Sl 18)


No Evangelho, Cristo proclama e atualiza a PALAVRA DE DEUS,
numa reunião de sábado, na sinagoga de Nazaré. (Lc 1,1-4;4,14-21)


É o início do evangelho de São Lucas, que iremos estudar nesse ano litúrgico.
São dois textos diferentes:
- No primeiro, temos uma introdução ao Evangelho de São Lucas.
- No segundo, o início da Pregação de Jesus, anunciando a sua MISSÃO:
  É o profeta que Deus ungiu para concretizar a missão libertadora.

A missão de Jesus é a nossa Missão...
Também nós fomos ungidos pelo Espírito Santo
e enviados para anunciar uma Boa Nova de Esperança...
e levar os oprimidos a gozar a vida plena...
- FONTE: Palavra de Deus... que devemos conhecer e anunciar...
- ONDE: Na comunidade... (na Missa... nos Grupos... na vida pessoal)
- MODELO: Cristo: "O espírito do Senhor me ungiu e me enviou..."
- CONTEÚDO: a Boa Nova da Libertação: de esperança e alegria...
         + aos pobres: mais abertos a Deus...
+ aos presos: Libertar da miséria, vícios, injustiças, do pecado...
+ aos cegos: pela miséria, a exploração e estruturas anticristãs...
+ aos oprimidos: para a conquista dos seus direitos...
+ A Bíblia é a Palavra de Deus para nós.

- O Povo de Deus serviu-se da Palavra de Deus para reconstruir o país,
  quando voltou enfraquecido do exílio.

- Cristo com a Palavra de Deus iniciou sua Missão e apresentou seu programa.

- O Salmo diz: "Tua Palavra, Senhor, é lâmpada para meus pés,
   e luz para meu caminho". (Sl 119,105)

- Paulo afirma: "Toda Escritura inspirada por Deus
  é útil para instruir e refutar, para corrigir e formar na justiça,
  a fim de que o homem de Deus seja  perfeito,
  qualificado para toda a espécie de boas obrar". (2Tm 15,4)

- Em todas as épocas da história, sobretudo em épocas de crise,
  os homens voltaram a alimentar-se da Bíblia,
  procurando nela um sentido para a sua vida e o encontraram.

- A própria Igreja, no Concílio Vaticano II, redescobriu o valor da Bíblia e
  fez dela a fonte de inspiração para um profundo trabalho de renovação.
  Além de um documento dedicado à "Palavra de Deus",
  propôs maior espaço para a Bíblia na Liturgia, na Catequese,
  nas Comunidades, nos grupos e na vida pessoal dos cristãos...

- O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica afirma:
  "A Sagrada escritura dá suporte e vigor à vida da Igreja.
   É para seus filhos firmeza da fé, alimento e fonte de vida espiritual.
   É a alma da teologia e da pregação pastoral...
   A Igreja exorta por isso à freqüente leitura da Sagrada Escritura,
   porque a ignorância das escrituras é ignorância de Cristo". (CCIC 24)

O sentido da Bíblia

- O primeiro livro, que Deus escreveu para nós, é a NATUREZA,
  criada pela PALAVRA de Deus; são os fatos, os acontecimentos,
  a história, tudo que existe e acontece na vida do povo;
  é a realidade que nos envolve; é a vida que vivemos.

- O segundo livro é a BÍBLIA.
  "Ela foi escrita para nos ajudar a decifrar o mundo,
   para nos devolver o olhar da fé e da contemplação,
   e para transformar a realidade numa grande revelação de Deus". (S. Agostinho)
                                                                                            
- A Bíblia é isso para você?

  Ou Ela continua sendo apenas um objeto de enfeite na prateleira da sala,
  ou pior, permanece esquecida no fundo de uma gaveta?

- Cristo nos convoca com a sua Palavra,
  para que completemos a Obra iniciada por Ele...



 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 27.01,2013