sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Missão: emigrar por amor ao Evangelho

Lisboa, 30 jan 2014 (Ecclesia) – O casal Luís e Estela Almeida vão partir para a Ásia com os cinco filhos, numa missão de evangelização por tempo indeterminado, em nome do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de “anunciar o Evangelho”.

“Enquanto alguns emigram pelo dinheiro, nós vamos emigrar para anunciar o Evangelho, por amor ao Evangelho”, diz Luís Almeida, pai de cinco filhos com idades compreendidas entre 10 anos e sete meses, eles que são apresentadas como “os principais evangelizadores”.

Sair em missão em nome do Caminho Neocatecumenal “requer muita maturidade até do próprio matrimónio, não é algo que se faz com leviandade”, explica, em declarações à Agência ECCLESIA.

A mudança logística para um país da Ásia “gera algumas preocupações” mas “Deus tem estado presente nas dificuldades”, por isso a partida é feita “com tranquilidade”, adianta Estela Almeida.

As crianças irão para a escola e os pais vão procurar trabalho e “é aí que começa a evangelização”, garante Luís, explicando que “vão convidar os vizinhos, os colegas de escola das crianças e essas pessoas, ao entrar na casa desta família portuguesa, vão interrogar-se”.

Isso por si só “já é um testemunho de Jesus Cristo”, acrescenta Estela.

Amigos e colegas de emprego receberam esta notícia “com espanto”, alguns “questionam-se e não compreendem”, mas esta “é outra oportunidade de dar testemunho, de mostrar a razão da fé”, assinala Estela Almeida.

As famílias em missão surgem no contexto do Caminho Neocatecumenal, “onde depois do Batismo se faz uma formação de iniciação cristã que leva anos em que os integrantes se aproximam verdadeiramente do que é a fé na Igreja, transformando-se em verdadeiros cristãos adultos na fé”.

A pastoral de evangelização faz parte do “anúncio que é feito através da partilha do milagre moral” que se baseia na “fé, no amor e na unidade”.

Residentes na Paróquia da Brandoa (Patriarcado de Lisboa), esta família começou a caminhada Neocatecumenal muito cedo, durante a juventude que ambos se aperceberam “que Deus está presente no dia-a-dia, na vida de cada um, é um Deus pessoal e não algo que se encontra distante, essa foi e ainda é a grande descoberta”, declara Estela Almeida.

Luís, Estela e os cinco filhos partem em missão “por tempo indeterminado” sendo que há relatos de famílias que partiram em missão e que “nunca mais voltaram”.

Como esta família da Brandoa vão partir mais oito famílias portuguesas - duas da Diocese de Lisboa, uma da Diocese de Setúbal, uma da Diocese de Aveiro, uma da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, duas da Arquidiocese de Évora - e quatro jovens, duas da Diocese de Lisboa, uma da Diocese de Angra e um outro da Diocese de Setúbal.

Os destinos da missão são diferentes, mas é para a Ásia que “vai a maior parte das pessoas”.

As nove famílias e os quatro jovens portugueses vão estar este sábado de manhã no Vaticano para, em conjunto com cerca de 10 mil representantes do Caminho Neocatecumenal, participarem numa audiência com o Papa Francisco que através de uma bênção solene e uma oração especial, os vai enviar, em conjunto com mais de 60 famílias, para irem em missão pelo mundo.

Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje.

PR/MD

Diocese de Angra na luta contra a pobreza



Angra do Heroísmo, Açores, 31 jan 2014 (Ecclesia) - O Serviço Diocesano para a Pastoral Social e Mobilidade Humana da Diocese de Angra vai desenvolver um Observatório Social “para efetivar um diagnóstico permanente da realidade social açoriana”.

O Observatório Social pretende “efetivar um diagnóstico permanente da realidade social açoriana e formular um plano articulado de combate à pobreza/exclusão social, que sustente e promova um trabalho sistémico/em rede, entre diferentes entidades ligadas à intervenção social”, informa o portal da Diocese de Angra.

O objetivo desta iniciativa “passa por coordenar de forma integrada todas as ações de luta contra a pobreza envolvendo instituições ligadas à Igreja”, acrescenta.

Num encontro, que decorreu no Convento da Esperança em Ponta Delgada e no qual estiveram presentes representantes de centros sociais e paroquiais, Cáritas, Santas Casas da Misericórdia, conferência de São Vicente de Paulo e o bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, todos foram unânimes na necessidade dessa “ação conjunta”, com vista “à rentabilização de recursos na prevenção e combate à pobreza e à exclusão social”.

Uma ação que pretende seguir uma linha de uma “maior solidariedade e desenvolvimento integrado de cada indivíduo/comunidade, num processo que se pretende cooperado, de forma ativa/participada, com a nova política e organização da ação social na região”, conclui a nota publicada na página da internet da Diocese de Angra.

MD

Despojada



Coimbra, menina e moça... Foi para aqui que eu vim na década de 60, para estudar. Nesta cidade tirei o meu curso, namorei pela primeira vez, casei; ajudei a "construir" a nossa casa - começamos por comprar o fogão, as panelas, máquina, o sofá para as visitas... tudo faseado "a pouco e pouco" -, encontrei o primeiro emprego, tivemos o "nosso" filho... Foi uma vida familiar e profissional muito boa e tranquila.

De facto, as coisas materiais são passageiras, vulneráveis, envelhecem, estragam-se e desfazem-se em pó, tal como eu. Passaram- se décadas! E esta Coimbra que foi e será a minha terra de eleição, vai ficar cada vez mais longe do meu horizonte terreno.

Toda a " construção" de que falei ruiu! As minhas " coisas" desapareceram como por magia. Fiquei com a formação académica , com o filho , alguns amigos e montanhas de recordações, só que estas, não as quero, porque me amarram ao passado e angustiam e não me deixam caminhar para diante.

Provavelmente me sentirei, daqui a uns dias, mais leve, menos "gorda" e muito livre! A Bíblia diz que quem vai, apenas leve sapato e roupa a cobrir o corpo; deixe o dinheiro e a mala... De toda a minha vida coimbrã, ainda levo essa mala de viagem...

Mais uma etapa da minha vida. O despojamento - que não é mérito meu porque foi obrigatório - faz sofrer! mas tive que passar por ele e terei de passar por muitos mais que esperam  a sua vez. Mas é este o caminho e é por ele que quero ir.

Rezem por mim para me ser mais fácil da vez seguinte! Peçam para mim, alegria no sofrimento.


PASSA UM BOM DIA


(31.01.2014)
    

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vivências



"E disse-me: «Israel, tu és o meu servo; em ti se manifesta a minha glória.» (Is 49:3)
Ele disse-me: «Não basta que estejas ao meu serviço só para restabeleceres as tribos de Jacob e reunires os sobreviventes de Israel. Eu quero que sejas a luz das nações, para que a minha salvação chegue aos confins da terra.» (Is 49,5-6)
                                                                         ~
Lúcia, escolhi-te para estares ao meu serviço e desempenhares uma missão. Farás o que Eu te disser, para teu bem e para glória do meu Nome.
Todo este sofrimento por que estás a passar, aceita-o com amor, pois é por amor que estou a provar-te.

...................................

"Irmãos, peço-vos pelo amor de Deus que se ofereçam a ele como ofertas vivas, santas e agradáveis. É este o verdadeiro culto que lhe devem prestar. Não vivam de acordo com as normas deste mundo, mas transformem-se, adquirindo uma nova mentalidade. Assim compreenderão qual é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe é agradável e o que é perfeito". (RM 12:1, 2)

                                                                         ~

Como o Senhor me ama infinitamente, coloca no meu caminho Anjos, para me ampararem e não deixarem que eu me perca; frágil como sou, tendo com muita naturalidade para o que é mais fácil e cómodo. 
S. Paulo exorta-me a que eu me deixe amar pelo Senhor. Entregar-me à Sua vontade é viver com a Sua força, iluminada pela Sua luz, é viver o sofrimento noutra dimensão, aquela que me une a Cristo. Despojar, libertar o coração das "coisas" , é fazer lugar para o Senhor entrar. É isso que Ele está a fazer comigo!

Bendito seja Deus!



                                                           TEM UM BOM DIA

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Senhor passou por aqui!

Há muito muito tempo, séculos se passaram desde a última vez que nos encontrámos aqui! Hoje tive um incentivo de voltar.

A vida é cheia de surpresas! Uns vão, outros chegam...

Acabo de ter a notícia, que uma irmã muito querida "espera" o seu primeiro filho. E estou muito feliz pelo casal, agora abençoado pelo Senhor.
Os filhos são uma benção para os pais, diz a Bíblia; são um dom de Deus, por isso o Senhor os dá quando entende..., a quem os pede. Por isso este bebé também é o "filho" da nossa Comunidade.

Notícias destas ajudam ( me) a quem viu partir alguém muito querido, porque me dá mais uma vez a perspectiva real de que a Vida continua para além desta e mais uma vez: o Senhor passou por aqui!

PASSA UM BOM DIA

domingo, 5 de janeiro de 2014

HOJE É O DIA DO SENHOR

DOMNGO A EPIFANIA

 "Vimos a Estrela"


O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus.
Com a festa da EPIFANIA, que hoje celebramos,
concluímos esse tempo, lembrando
a procura e o encontro de Jesus pelos Magos,
que representam todos os povos e nações.

A palavra "Epifania" significa: Manifestação de Deus aos homens.

A Liturgia desse domingo leva-nos à manifestação de Jesus.
Ele é uma "Luz", que se acende na noite do mundo e
ilumina os caminhos dos homens, conduzindo-os ao encontro da Salvação.

A 1a Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora do Senhor,
que transfigurará Jerusalém e atrairá a ela povos de todo o mundo. (Is 60,1-6)
* Esta Jerusalém nova representa a Igreja, comunidade dos que
   aderiram a Jesus e acolheram a Luz salvadora que ele veio trazer.

A 2ª Leitura apresenta o projeto salvador de Deus, como uma realidade
que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos,
numa mesma comunidade de irmãos, a comunidade de Jesus. (Ef 3,2-3a.5-6)

No Evangelho vemos a concretização da promessa da 1ª leitura. (Mt 2,1-12)

Guiados pela LUZ da Estrela, os Magos procuram com esperança
o Messias até encontrar, reconhecem nele a "Salvação de Deus"
e o aceitam como "Senhor".
"Salvação" rejeitada pelo seu povo e agora oferecida a todos os povos.

+ A narrativa, exclusiva de Mateus, tornou-se muito conhecida e popular...
   No entanto, não é uma reportagem jornalística,
   mas uma CATEQUESE sobre Jesus e sua Missão.

- A ESTRELA, inventada por Mateus, não é um astro no céu,
  mas a pessoa de Jesus. Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas.
- Os MAGOS representam os povos estrangeiros, que vão ao encontro
  de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor.
  São imagem da Igreja, formada de todos os povos que aderem a Jesus
  e o reconhecem como o seu "Senhor".
- Intenção de Mateus era apresentar Jesus como o novo Moisés...
  o ungido de Deus, recusado pelos judeus e aceito pelos pagãos,
  que formarão o novo Israel, o novo povo de Deus: a Igreja.

+ ATITUDES diante dessa estrela:

- ADORAÇÃO: os Magos viram a "estrela", deixaram tudo
  e puseram-se a caminho para descobrir Jesus e adorá-lo.
  Os Magos representam todos os povos não judeus,
  agora associados à História da Salvação.
- INDIFERENÇA: Os Sacerdotes o conheciam bem nas Escrituras.
Sabiam até o lugar onde deveria nascer, mas não perceberam
o sinal de sua chegada, nem se preocuparam de ir  ao seu encontro.
  Estavam muito seguros de sua sabedoria...
  e por isso não tiveram a alegria de encontrar e adorar o Salvador.
- REJEIÇÃO: Herodes tentou até apagar esta Luz.
  Simboliza os grandes desse mundo, que temem a sua chegada.
  Poderia roubar-lhe o trono.

+ Todos viram a mesma realidade: um menino recém-nascido,
    mas as opções foram e são diferentes...

Com quem nos assemelhamos?
- Com os Magos, atentos aos sinais, capazes de ler os acontecimentos
  de nossa vida e a história do mundo à luz de Deus?
- Com os Sacerdotes, orgulhosos de seu saber, mas acomodados?
- Com Herodes, que procura matar o menino?

Um caminho a seguir à procura de Deus...
O itinerário seguido pelos magos reflete o processo
que os pagãos seguiram para encontrar Jesus:
- Estão atentos aos sinais (estrela),
- percebem que Jesus traz a Salvação,
- põem-se a caminho para o encontrar...
- perguntam aos judeus, que conhecem as Escrituras, o que fazer,
- encontram Jesus e o adoram;
  oferecem "seus tesouros" (seu coração) e
  voltam por outro "Caminho", oposto aos interesses de Herodes.

* Nesse relato, descobrimos as etapas
  do nosso caminho à procura de Jesus:
   - Sensibilidade em distinguir os sinais de Deus…
   - Generosidade em aceitar o convite: "Viram a estrela e vieram adorá-lo".
   - Eles não perderam a esperança na incompreensão dos contemporâneos…
     nem diante das dificuldades da longa caminhada…
     da ignorância e maldade de Herodes…
     ou ambiente rústico em que encontraram o menino, Rei dos judeus.

Se olharmos o mundo e os homens com os olhos da fé…
tudo será uma manifestação e presença de Deus… uma perene Epifania...

+ Os magos não se apresentaram de mãos vazias
  Ofereceram o que tinham de melhor... E nós, o que temos a oferecer?
  Um pouco de nosso tempo, fidelidade da nossa fé, perdão, justiça,
  honestidade, fraternidade?...


       Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 05.01.2014


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Reconocer para agradecer


Día 1 Solemnidad
Celebramos hoy una gran solemnidad de la Virgen; una fiesta en la que reconocemos expresamente el profundo misterio de las bondades de Dios con los hombres. Celebramos la Maternidad de María, siendo virgen, y por eso nos referimos a un misterio. Misterio, más grandioso aún, por ser una criatura Madre del Creador.
        Agradezcamos a Dios Nuestro Señor que haya querido hacernos conocedores de su omnipotencia y de verdades que están tan por encima de nuestra inteligencia. No sólo inalcanzables para nuestra personal capacidad, que fácilmente reconocemos limitada, sino absolutamente inabarcables para cualquier inteligencia humana. La fe, que supone confianza en Dios que revela y es efecto de la Gracia santificante, es un don divino que nos hace partícipes de algunas verdades de la vida que Dios ha querido para los hombres. Nos referimos a una vida en Él que, siendo divina, únicamente podemos conocer por revelación del mismo Dios.
        El Verbo, la segunda persona de la Trinidad, se hizo carne, según nos anuncia san Juan nada más comenzar su Evangelio y como proclamamos en el rezo del Angelus; y naciendo de María, siempre Virgen, vivió como hombre entre los hombres –Jesús de Nazaret–, para que pudiéramos vivir su misma vida divina, que nos entregaba muriendo en la Cruz. Y junto a su Cruz estaban María, su Madre, y Juan, el discípulo amado.
        Jesús, viendo a su Madre y al discípulo a quien amaba, que estaba allí, le dijo a su Madre:
        
—Mujer, aquí tienes a tu hijo.
        
Después le dice al discípulo:
       
 —Aquí tienes a tu madre.
        Jesús, a punto de consumar ya la obra de nuestra Redención, como verdadero hijo de María, encomienda a su Madre que tome como hijo al discípulo, y a Juan que tome como Madre a María. También ante la inminencia de su muerte, Jesús, el Hijo de Dios hecho hombre, manifiesta que es hijo de una mujer, María.
        Así lo habían visto los pastores, como hemos meditado en los días pasados, que fueron a Belén siguiendo la sugerencia angélica: vinieron presurosos, y encontraron a María y a José y al niño reclinado en el pesebre. Los pastores contemplaron sencillamente a un niño recién nacido, junto a sus padres que lo cuidaban en circunstancias de extrema pobreza. San Lucas explica poco antes que, en aquellos días, siguiendo la orden de la autoridad civil, todos iban a inscribirse, cada uno a su ciudad. José, como era de la casa y familia de David, subió desde Nazaret, ciudad de Galilea, a la ciudad de David llamada Belén, en Judea, para empadronarse con María, su esposa, que estaba encinta. Y, como no había lugar para ellos en el aposento, acabarían refugiándose en un lugar para animales. Y, comenta el evangelista, en esas circunstancias, le llegó a María el momento de dar a luz a su Hijo y lo envolvió en pañales y lo recostó en un pesebre.
        La Maternidad divina de María se nos presenta como un acontecimiento admirable en su profundo misterio. Deberíamos cerrar los ojos y trasladarnos a ese ambiente, a ese lugar de la Tierra en el que Dios quiso nacer de una mujer, después de que fuera concebido en el seno materno y de haberse desarrollado corporalmente durante nueve meses en el vientre de María. No dejemos de contemplar nunca, con agradecida sorpresa, la máxima intimidad de Dios –en María– con su criatura humana.
        Demos gracias a nuestro Dios, que nos ha amado asumiendo nuestra humanidad y haciéndose –menos en el pecado– en todo semejante a los hombres, para que podamos los hombres, por su Gracia, hacernos semejantes a Él. Contemplar a María en su Maternidad divina; honrarla, sobre toda la Creación, por haber sido elegida por Dios y haberle Ella correspondido con su entrega generosa; y considerar el inmenso don que nos hizo Jesús desde la Cruz, haciéndola también Madre de los hombres; nos sitúa frente a otro misterio: el de la inapreciable grandeza y dignidad humanas; inmerecido don de Dios, que nos hace sus hijos por adopción y que llega al hombre por María, Madre de Dios y Madre nuestra. Regalo de Dios, que no podremos ponderar justamente ni agradeceremos bastante. Nos basta pensar, como consideraba san Josemaría, que es Madre nuestra la mejor de todas las mujeres, la criatura más próxima a Dios:
        Dios Omnipotente, Todopoderoso, Sapientísimo, tenía que escoger a su Madre.
        
¿Tú, qué habrías hecho, si hubieras tenido que escogerla? Pienso que tú y yo habríamos escogido la que tenemos, llenándola de todas las gracias. Eso hizo Dios. Por tanto, después de la Santísima Trinidad, está María.
        —Los teólogos establecen un razonamiento lógico de ese cúmulo de gracias, de ese no poder estar sujeta a satanás: convenía, Dios lo podía hacer, luego lo hizo. Es la gran prueba. La prueba más clara de que Dios rodeó a su Madre de todos los privilegios, desde el primer instante. Y así es: ¡hermosa, y pura, y limpia en alma y cuerpo!
        Y nos invita a quererla.


(Eldomingo)


HOJE É O DIA DO SENHOR

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS


Fraternidade e Paz

Nesse dia, celebramos várias comemorações:
- O 1º dia do ano;
- A Solenidade de Maria, Mãe de Deus;
- O "Dia Mundial da Paz".

Vamos refletir sobre essas motivações:

1. Mais um ano, que começa...
Inicialmente, desejo que o novo ano seja para todos vocês,
cheio de Paz e Prosperidade, com todas as bênçãos de Deus...
Olhando o ANO que termina e o outro que inicia... notamos que
muita coisa fizemos, muita coisa deixamos de fazer e
muita coisa ainda resta por fazer...

* E esse momento nos leva a uma ATITUDE:
- de GRATIDÃO:
     - a DEUS... pelo dom da VIDA... pela sua GRAÇA... pela sua FORÇA...
     - às PESSOAS, que nos ajudaram em nossa caminhada...
- de PERDÃO: pelas vezes que falhamos...
  por pensamentos... por palawas... por ações... e omissões...
- de PRECE: Implorando a Bênção de Deus sobre o novo ano...

Na Leitura, Moisés, em nome de Deus, a fonte de toda a Bênção,
comunica a Aarão e seus filhos o ministério de abençoar:
"Abençoareis os filhos de Israel assim:
o Senhor te abençoe e te proteja!
O Senhor volte seu rosto para ti e se compadeça de ti!.
O Senhor dirija o seu olhar para ti e te conceda a Paz!
Assim invocarão o meu nome, e eu os abençoarei..."  
(Nm 6,22-27)

* É uma bênção litúrgica, que atualiza a Aliança e
assegura proteção, benevolência e paz.

+ Que sentido tem pedir a bênção?
A bênção não é um ato mágico para resolver todos os nossos problemas.
Quem a recebe terá as mesmas dificuldades que os outros homens.
Entretanto, recebe a força necessária para enfrentá-las
através da nova luz que procede da nossa fé.

Pedir a BÊNCÃO: é uma maneira de reconhecer
a nossa dependência de Deus em todos os dias do novo ano.
- Pedir a bênção de nossas CASAS,
  é desejar que o Cristo visite o nosso lar e permaneça sob nosso teto.
- Pedir a bênção aos CARROS, não supõe que possamos abusar no trânsito...
- A força da bênção não depende dos poderes do Sacerdote que a profere,
  mas do poder e da vontade de Deus...
2. Hoje também é o DIA MUNDIAL DA PAZ

A Igreja quer nos lembrar desde o primeiro dia do ano,
que a paz anunciada pelos anjos em Belém,
só é possível às pessoas de boa vontade,
que se esforçam dia a dia para construir a Paz,
paz que é antes de tudo obra de justiça e fruto do amor...

- PAZ no coração... na família... na vizinhança... na comunidade... no trabalho...

- A Mensagem do Papa nos lembra
que a FRATERNIDADE é Fundamento e Caminho para a PAZ:
"Nesta minha primeira Mensagem para o Dia Mundial da Paz, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo
à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar". (Papa Francisco)

3. A Igreja celebra hoje também a festa de MARIA MÃE DE DEUS...

O Evangelho nos apresenta Maria, recebendo feliz a visita dos pastores...
e meditando em seu coração tudo o que falavam do Messias... (Lc 2,16-21)
A reação dos pastores é numa atitude de ação de graças e de testemunho,
glorificando e louvando a Deus, por tudo o que tinham visto e ouvido.

* A atitude meditativa de Maria, que interioriza e aprofunda os acontecimentos,
e a atitude "missionária" dos Pastores, que proclamam a ação salvadora de Deus,
manifestada no nascimento de Jesus, são duas atitudes essenciais,
que devem estar presentes na vida de todos nós.

Na 2ª Leitura, Paulo lembra o Amor de Deus,
que enviou o seu Filho ao encontro dos homens
para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus "filhos".
Nesta situação, podemos chamar a Deus de "Abbá" (papai)... (Gal 4,4-7)

+ E Você, que planos tem para esse novo ano de 2014?

Que tal... COMEÇAR O ANO...

- Com um OLHAR novo sobre essa casa, essa cidade, esse trabalho,
  que a rotina já cansou e desgastou...

- Com um AMOR novo: com o pai... a esposa... os filhos ... o vizinho...
  que talvez no dia a dia acabou esfriando...

- com um CORAÇÃO novo, disposto a descobrir em tudo e em todos,
  o rosto e as mãos de um Cristo intensamente presente em nossa vida...

- E, a exemplo de MARIA, Mãe de Deus e Rainha da Paz,
  SEMEAR PAZ, ao redor de nós,
  para que esse novo ano seja mais humano, mais fraterno e mais cristão?...
 
É O QUE DESEJO A TODOS NÓS!...



     Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 01.01.2014