7 de jul de 2025 às 09:22
O papa Leão XIV ganhou, na última quinta-feira (3), dois veículos elétricos, projetados para atender aos mais altos padrões de segurança e sustentabilidade, que podem ser transportados por via aérea e o acompanharão em viagens internacionais.
Segundo o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, a entrega ocorreu na última quinta-feira numa audiência privada feita nas vilas pontifícias de Castel Gandolfo, com a participação de uma delegação da companhia italiana de veículos elétricos Exelentia e do Club Car Group, responsável pelo projeto de design do veículo.
Os dois veículos são resultado de uma colaboração entre a empresa italiana Exelentia, fundada por Domenico e Giovanni Zappia e especializada em design, personalização e distribuição de veículos elétricos de proximidade para indivíduos, empresas e entidades públicas, e a Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, que supervisionou e validou todas as fases do desenvolvimento.
Os carros, baseados em modelos elétricos da empresa Garia (que faz parte do Club Car Group), foram completamente personalizados à mão com mão de obra técnica e artesanal de alta precisão.
Veículos sustentáveis, compactos e seguros
Projetados com critérios de sustentabilidade total, os veículos não produzem emissões ambientais nem poluição sonora. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de serem transportados por avião sem necessidade de desmontagem, o que representa um benefício logístico para as viagens do papa.
Segundo o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, a companhia aérea italiana ITA Airways também colaborou ativamente no projeto, fornecendo dados técnicos sobre as dimensões e ancoragens necessárias para o carregamento seguro de veículos em voos intercontinentais.
Com design compacto e ótima manobrabilidade, os dois veículos foram projetados para se deslocar com agilidade em espaços apertados ou com alta densidade de pedestres, como praças, santuários ou centros urbanos. Além disso, segundo a Santa Sé, elementos como um guidão dianteiro e apoios laterais sob os apoios de braços foram incorporados, garantindo maior conforto e estabilidade para o papa dentro do veículo.
Esse projeto responde à necessidade de dar ao papa meios de transporte sustentáveis, práticos e seguros, que se adaptem às exigências de suas viagens pastorais. Sua utilização se estenderá tanto às viagens privadas quanto às aparições públicas que Leão XIV fará em várias cidades do mundo.
(acidigital)
Sem comentários:
Enviar um comentário