sexta-feira, 12 de julho de 2024

Papa Francisco vai testemunhar o “milagre da neve” em Santa Maria Maior em 5 de agosto


Pétalas brancas representam o milagre da neve na basílica de Santa Maria Maior. ??
Pétalas brancas representam o “milagre da neve” na basílica de Santa Maria Maior. | Daniel Ibáñez/EWTN News

A Igreja celebra Nossa Senhora das Neves em 5 de agosto. Essa devoção mariana dos primeiros séculos da era cristã está ligada a uma das basílicas mais importantes de Roma: Santa Maria Maior.

O papa vai celebrar as Vésperas na basílica em 5 de agosto às 17h30 (horário local) e também vai acompanhar a celebração do chamado “milagre da neve”.

O que é o “Milagre da Neve”?

Segundo a tradição, o milagre ocorre todos os anos desde 358 d.C..

Na madrugada de 5 de agosto daquele ano, o papa Libério, um patrício romano chamado João, e sua mulher, sonharam que Nossa Senhora lhes pedia que construíssem uma igreja no local onde encontrariam neve fresca no dia seguinte em pleno verão.

A nevasca ocorreu milagrosamente no monte Esquilino e o primeiro templo dedicado a Nossa Senhora no Ocidente foi erguido em seu perímetro dez anos depois. O papa Sisto III construiu a basílica em seu formato atual em 431 d.C.

Seguindo a tradição, será aberto um alçapão no teto de onde “choverão” pétalas brancas diante do altar. Essa é a razão pela qual Santa Maria Maior também é chamada de basílica liberiana ou ad Nives.

O cardeal Stanislaw Rylko, arcipreste da basílica de Santa Maria Maior, vai celebrar a santa missa às 10h (horário local) e monsenhor Emilio Nappa, presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM) vai encerrar as celebrações com outra missa às 19h (horário local).

Papa Francisco e Santa Maria Maior

A basílica tem significado especial para o papa Francisco, pois ele a visitou na madrugada do primeiro dia do seu pontificado, 14 de março de 2013, para confiar o seu ministério à Mãe de Deus diante do ícone de Maria Salus Populi Romani, protetora do povo romano.

Desde então, o papa reza diante da imagem toda vez que viaja para fora de Roma e reza e agradece pelos frutos da viagem depois de retornar.

O papa Francisco disse em dezembro do ano passado que deseja ser sepultado na basílica por causa de uma promessa que fez a Nossa Senhora e que “o lugar já está preparado”.

 (acidigital)

Sem comentários: