quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Santos e festas importantes de dezembro segundo o Calendário Litúrgico


Santos celebrados em dezembro. ??
Santos celebrados em dezembro. | Crédito: ACI Digital.
 

Estas são algumas das datas mais importantes do calendário litúrgico para dezembro de 2025. Incluem as festas de santos conhecidos, bem como outras celebrações significativas.

3 de dezembro - São Francisco Xavier

“Memória de São Francisco Xavier, presbítero da Companhia de Jesus, evangelizador das Índias, que, nascido em Navarra, foi um dos primeiros companheiros de Santo Inácio. Movido pelo ardente desejo de propagar o Evangelho, anunciou diligentemente Cristo a inumeráveis povos da Índia, das Molucas e outras ilhas, e depois no Japão, convertendo muitos à fé; finalmente morreu na ilha de Sanchoão, consumido pela enfermidade e pela fadiga.” (Martirológio Romano).

6 de dezembro - São Nicolau

“São Nicolau, bispo de Mira, na Lícia, na hodierna Turquia, ilustre pela sua santidade e pela sua intercessão ante o trono da divina graça. (século IV)” (Martirológio Romano). A vida deste santo serviu de inspiração para a figura popular do ‘Papai Noel’, ‘Santa Claus’ ou ‘São Nicolau’, uma figura lendária que traz presentes para crianças em todo o mundo na véspera de Natal. Ele é considerado o santo padroeiro das crianças, dos marinheiros e dos viajantes (Martirológio Romano).

8 de dezembro - Imaculada Conceição

“Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, que, verdadeiramente cheia de graça e bendita entre as mulheres, em atenção ao nascimento e morte salvífica do Filho de Deus, desde o primeiro instante da sua Conceição foi preservada de toda a culpa original, por singular privilégio de Deus, como foi definido solenemente neste dia pelo papa Pio IX, como verdade dogmática recebida por antiga tradição (1854) (Martirológio Romano).

8 de dezembro - Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Na Festa da Imaculada Conceição, a Igreja também celebra a Mãe de Deus sob o título de “Maria Desatadora dos Nós” (Maria Knotenlöserin). Por meio dela, os fiéis pedem a intercessão da Virgem para “desatar os nós” que complicam a vida ou para remover os obstáculos que os impedem de chegar a Deus. Esta devoção teve origem na Alemanha em 1700, na pintura de Johann Georg Melchior Schmidtner (1625–1705).

9 de dezembro - São Juan Diego

“São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, de origem indígena, homem de fé puríssima, que, pela sua humildade e fervor, conseguiu que se edificasse um santuário em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, na colina de Tepeyac, perto da cidade do México, onde ela lhe tinha aparecido e ele descansou no Senhor (1548)" (Martirológio Romano).

12 de dezembro - Nossa Senhora de Guadalupe

"Nossa Senhora de Guadalupe, no México, cujo auxílio materno a grande multidão do povo implora humildemente na colina de Tepeyac, perto da cidade do México, onde ela apareceu, saudando-a confiadamente como estrela da evangelização dos povos e protetora dos indígenas e dos pobres.” (Martirológio Romano).

14 de dezembro - São João da Cruz

“Memória de São João da Cruz, presbítero da Ordem dos Carmelitas e doutor da Igreja, que, persuadido por Santa Teresa de Jesus, foi o primeiro entre os irmãos a empreender a reforma da sua Ordem, por ele conseguida através de muitos trabalhos, obras e árduas tribulações. Como revelam os seus escritos, buscando uma vida escondida em Cristo e deixando-se abrasar na chama do amor de Deus, subiu através da noite escura da alma ao monte de Deus. Finalmente em Úbeda, na Andaluzia, região da Espanha, descansou no Senhor (1591)” (Martirológio Romano).

25 de dezembro - Nascimento do Menino Jesus

“Passados inumeráveis séculos desde a criação do mundo, quando no princípio Deus criou o céu e a terra e formou o homem à sua imagem; depois de muitos séculos, desde que o Altíssimo pôs o seu arco nas nuvens como sinal de aliança e de paz; vinte e um séculos depois da emigração de Abraão, nosso pai na fé, de Ur dos Caldeus; treze séculos depois de Israel ter saído do Egito, guiado por Moisés; cerca de mil anos depois que David foi ungido rei; na semana sexagésima quinta, segundo a profecia de Daniel; na Olimpíada cento e noventa e quatro; no ano setecentos e cinquenta e dois da fundação de Roma; no ano quarenta e dois do império de César Octávio Augusto; estando todo o orbe em paz, Jesus Cristo, Deus eterno e Filho do eterno Pai, querendo consagrar o mundo com a sua piedosíssima vinda, concebido pelo Espírito Santo, nove meses depois da sua conceição, nasceu em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito homem: Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne." (Martirológio Romano).

26 de dezembro - Santo Estêvão

"Festa de santo Estêvão, protomártir, homem cheio de fé e do Espírito Santo, que foi o primeiro dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para auxiliá-los em seu ministério, e também o primeiro dos discípulos do Senhor a derramar seu sangue em Jerusalém, testemunhando de Cristo Jesus ao afirmar que o viu sentado em glória à direita do Pai, sendo apedrejado enquanto orava por seus perseguidores (século I)" (Martirológio Romano).

27 de dezembro - São João Evangelista

"Festa de São João, Apóstolo e Evangelista, filho de Zebedeu, que, juntamente com seu irmão Tiago e com Pedro, foi testemunha da transfiguração e da paixão do Senhor, de quem recebeu, junto à cruz, Maria como mãe. No seu Evangelho e em outros escritos mostra-se como teólogo, que, tendo contemplado a glória do Verbo encarnado, anunciou o que viu com os próprios olhos. (S. I) (Martirológio Romano).

28 de dezembro - Festa da Sagrada Família

Com a Festa da Sagrada Família, a Igreja nos convida a contemplar José, Maria e o Menino Jesus como modelos para a vida cotidiana. Foi na casa de Nazaré que o Verbo Encarnado habitou, preparando-se para sua missão salvífica. A casa de Maria e José tornou-se, assim, a maior escola da humanidade. A Festa da Sagrada Família é celebrada no primeiro domingo da Oitava do Natal.

Para considerar:

No caminho de preparação para a celebração do nascimento de Cristo, a Igreja considera cada um dos domingos do Advento como um momento privilegiado de reflexão que convida à conversão do coração. Cada um desses domingos é uma oportunidade para nos prepararmos melhor, interiormente, para a chegada do Salvador da humanidade.

28 de dezembro - Santos Inocentes

“Festa dos Santos Inocentes mártires, os meninos que foram mortos em Belém de Judá pelo ímpio rei Herodes, para que perecesse com eles o Menino Jesus que os Magos tinham adorado. Foram honrados como mártires desde os primeiros séculos da Igreja e primícias de todos os que derramariam o sangue por Deus e o Cordeiro” (Martirológio Romano). Este ano (2025), a Festa dos Santos Inocentes coincide com o dia 28 de dezembro, domingo da Sagrada Família, razão pela qual perde importância e não é celebrada como de costume.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário