Ouça o testemnuho da Ir. Maria Elizabete Ferreira de Souza.
Xaveriana, ela mora desde 2009 na Tailândia: "Para mim, sendo brasileira,
é normal ser cristã. Mas não é. É uma graça muito grande".
Bianca Fraccalvieri – Bangcoc
A vida de um católico na
Tailândia é feita de inúmeros desafios num país de maioria budista: da solidão,
por às vezes não poder compartilhar a fé com uma comunidade, mas também do
amadurecimento e do crescimento da própria espiritualidade que essa experiência
comporta.
Maria Elizabete Ferreira
de Souza é xaveriana, da arquidiocese de Londrina, e mora desde 2009 na
Tailândia. A congregação tem duas comunidades no país: uma em Bangcoc e outra
no norte, na província de Nan, perto do Laos.
Nesta província (que
corresponde a um Estado brasileiro), há uma só paróquia, que abrange uma vasta
região de cerca de 300 vilarejos. Na cidadezinha sede da paróquia, não há
sequer um único católico: há somente o pároco, redentorista, e quatro irmãs.
Neste contexto, as missionárias vivem o carisma do primeiro anúncio:
“A gente vive a vida do
povo: a gente participa dos funerais, da vida e da morte, do nascimento, do
casamento. E a evangelização passa não através das palestras, de encontros,
porque o número de cristãos é muito disperso numa região muito vasta. E quando
a gente vai visitar um doente, uma criança com deficiência, eles perguntam:
‘Ué, por que essa pessoa veio visitar esta pessoa?’. Porque a religião
predominante é o budismo, eles acreditam no carma. E na crença do carma, aquela
pessoa nasceu daquele jeito porque ela está pagando o carma, porque na outra
vida foi ruim. Nós não acreditamos nisso. Acreditamos que aquele filho, aquela
criança, aquele jovem, aquele senhor, é filho de Deus, amado de Deus, não é um
condenado. E para eles, visitar essas pessoas, levá-las ao hospital, é tempo
perdido. ‘Para quê? É o carma dele.’ E a gente não, a gente não acredita nisso
e tenta recuperar a pessoa no seu todo: no físico e também no espírito.”
Quem
não acredita em Deus acredita em tudo
Se no Brasil é “normal”
ser católico, na Tailândia não é: “É uma graça”, afirma a Ir. Elizabete.
“A Tailândia é realmente
um país de primeiro anúncio, onde Cristo ainda não foi anunciado para todos.
Tantos nunca ouviram falar de Deus. Para mim, sendo brasileira, é normal ser
cristã. Mas não é. É uma graça muito grande. Sempre ouvi dizer que a fé é um
dom, uma graça. Mas agora entendo o significado que estas palavras têm vivendo
na Tailândia. Não é a mesma coisa uma pessoa que nasce, cresce, vive e morre
sem conhecer Deus e uma pessoa que conhece Deus. Agora tem muita gente no
Brasil, na Europa – que virou um pouco moda – que escolhe ser ateu, mas em todo
caso ele sabe que Deus existe. Não acredito que os cristãos sejam melhores do
que ninguém, mas tem uma diferença: esta certeza de que a gente tem um Pai
bondoso, misericordioso, que está nos esperando, nos dá a alegria desde agora.
Mas quando a gente não conhece Deus, seja a vida, seja a morte, é causa de
medo, porque você não sabe de onde veio e, pior, não sabe para onde vai. E se
apega a tudo, porque quando a gente não acredita em Deus, acredita em tudo.”
Futebol
brasileiro
A missionária trabalha,
sobretudo, com a juventude e as crianças. Ela coordena um grupo de 12 jovens,
os “Jovens missionários”, dos quais apenas dois são católicos. Além de ser uma
graça, ser cristão implica também responsabilidade. Esta dimensão é explicitada
com um fato envolvendo o futebol brasileiro e um jovem do grupo:
“Uma coisa que eles
gostam do Brasil é o futebol. Um dia a gente estava vendo um jogo e um jovem
viu um jogador brasileiro que, quando fez gol, fez o sinal da cruz. Ele ficou
maravilhado: ‘Irmã, ele fez o sinal da cruz, ele é católico!’. Eu fiquei cheia
de moral: ‘Sim, ele é católico’. E ele perguntou: ‘É verdade que no Brasil todo
mundo é cristão, todo mundo conhece Jesus?’ ‘Sim, é verdade’. Ele olhou para
mim: ‘Então não existe ladrão?’ Eu falei: ‘Nossa Senhora, olha a
responsabilidade! Somos vistos no mundo como um país cristão.’ Isso me
despertou para a responsabilidade que nós temos. E para sair desta, eu falei
para o menino: ‘Assim como no budismo tem budista que não é realmente budista,
só por nome, também tem cristão que é cristão só por nome’. Tive que falar
assim para não ficar com muita vergonha.”
(vaticannews)
Sem comentários:
Enviar um comentário