17 de jun de 2025 às 14:40
O papa Leão XIV enviou uma mensagem de vídeo a milhares de fiéis reunidos em Chicago, sua cidade natal nos EUA, fazendo um apelo especial aos jovens para que sejam “faróis” da esperança de Cristo para os outros.
“Vocês são a promessa de esperança para muitos de nós”, disse o papa aos jovens presentes no evento “Chicago celebra o papa Leão XIV” no Rate Field, estádio do time de baseball Chicago White Sox, para o qual o papa torce.
“O mundo olha para vocês enquanto olham ao redor e dizem: precisamos de vocês, precisamos que se unam para dividir conosco essa missão comum, como Igreja e na sociedade, de anunciar uma mensagem de verdadeira esperança e de promover a paz, promovendo a harmonia, entre todos os povos”, disse Leão XIV.
O papa falou sobre algumas das dificuldades que os jovens enfrentam hoje, desde o isolamento vivido na pandemia de covid-19 até o declínio das comunidades de fé. Ele exortou os jovens reunidos a olharem para dentro de seus próprios corações para ver que Deus está presente e "está estendendo a mão para vocês, chamando-os, convidando-os a conhecer seu Filho, Jesus Cristo".
O papa disse que essa descoberta do amor de Cristo pode inspirar os jovens a servir aos outros. “E nesse serviço aos outros, descobrimos que, ao nos unirmos em amizade, construindo comunidade, também podemos encontrar o verdadeiro significado para nossas vidas”, disse Leão XIV. “Divulgar essa mensagem de esperança uns com os outros — na ação solidária, no serviço, na busca de maneiras de tornar o nosso mundo um lugar melhor — dá vida verdadeira a todos nós e é um sinal de esperança para o mundo inteiro”.
A mensagem de vídeo de oito minutos do papa, que estava sentado e vestido de branco, foi a primeira vez que Leão XIV se dirigiu diretamente ao povo de sua cidade natal como papa.
Michael Wyss, aluno de 11 anos de idade da escola Queen of Angels em Chicago, disse que foi encorajado pela mensagem do papa a "permanecer fiel" e ser uma testemunha do amor cristão para os que estão passando por momentos difíceis.
“Você estará dividindo esperança com eles e essa esperança poderá continuar e ser dividindo com todos os outros”, disse Wyss, que estava presente com seu pai, Joe.
Matthew Gamboa, um jovem de 15 anos de idade que estuda na St. Viator High School em Arlington Heights, Illinois, disse que foi inspirado pelo incentivo do papa para ser "um farol de luz", mesmo sendo só um estudante do ensino médio.
“Eu também devo fazer parte disso e continuar a espalhar a mensagem de Deus por nossas comunidades”, disse Gamboa, que disse ter se sentido inspirado a se envolver em mais projetos de serviço e possivelmente ser leitor na missa depois de ouvir a mensagem do papa.
O discurso inédito de Leão XIV também foi o destaque da programação pré-missa na celebração da tarde.
Apresentado por Chuck Swirsky, locutor do Chicago Bulls, o programa também teve apresentações musicais de uma paróquia local e de uma escola católica, e de uma balada original para piano em homenagem ao papa, chamada "One of Us" (Um de Nós, em inglês), escrita e interpretada pelo irmão agostiniano David Marshall, colega do papa.
A freira Dianne Bergant, ex-professora de Leão XIV, e o padre John Merkelis, colega agostiniano e colega de escola do papa, também falaram sobre ideias sobre o amigo num painel de discussão.
Do lado de fora do estádio, membros do Caminho Neocatecumenal da região de Chicago celebraram o novo papa com cânticos e danças de louvor, enquanto outros se aglomeravam no estacionamento do estádio de beisebol. Camisas do White Sox com "Da Pope" (O Papa) e "Pope Leo" (Papa Leão) estampados nas costas eram vistas em meio à multidão.
No início da missa, o arcebispo de Chicago, cardeal Blase Cupich, disse que Leão XIV estava ciente e grato pela celebração que estava acontecendo no Rate Field.
Torcedor do White Sox, o papa compareceu a uma partida do campeonato World Series no estádio em 2005, quando era prior-geral da ordem agostiniana, e recentemente vestiu um boné preto, marca registrada do clube, para uma sessão de fotos em frente à basílica de São Pedro. Brooks Boyer, vice-presidente sênior do White Sox, católico e ex-jogador de basquete da Universidade Notre Dame, também aproveitou a oportunidade no evento em Chicago para convidar publicamente o papa, que nasceu na região de South Side a voltar ao Rate Field e fazer um primeiro arremesso cerimonial.
A Santa Sé não indicou que o Leão XIV tenha planos de visitar os EUA. Quando o jornalista Lester Holt, da rede de televisão NBC News, perguntou a Leão XIV, em audiência no Vaticano em 12 de maio, se ele visitaria os EUA em breve, o papa disse: "Acho que não".
No entanto, as credenciais de fã de esportes do papa podem ajudá-lo a se conectar com jovens em sua terra natal e além.
Em sua mensagem em vídeo, o papa também encorajou os jovens de Chicago e do mundo inteiro a lidar com a “inquietação” que eles podem experimentar, assim como ocorreu com santo Agostinho.
“Essa inquietação não é algo ruim, e não devemos procurar maneiras de apagar o fogo, eliminar ou mesmo nos anestesiar diante das tensões que sentimos, das dificuldades que vivenciamos”, disse ele. “Devemos, em vez disso, entrar em contato com nossos próprios corações e reconhecer que Deus pode agir em nossas vidas, por meio de nossas vidas, e através de nós alcançar outras pessoas”.
Antes de concluir transmitindo sua bênção apostólica por vídeo, o papa convidou os fiéis presentes a “pararem um momento” e abrirem seus corações ao amor de Deus, “àquela paz que só o Senhor pode nos dar”.
“Reconhecer que, embora não façamos nada para merecer o amor de Deus, Ele, em sua generosidade, continua a derramar seu amor sobre nós. E, ao nos dar seu amor, Ele só nos pede que sejamos generosos e compartilhemos com os outros o que Ele nos deu”, disse Leão XIV.
(vaticannews)
Sem comentários:
Enviar um comentário