terça-feira, 24 de junho de 2025

Leão XIV escolhe padre mexicano para coordenar suas viagens


José Nahúm Jairo Salas Castañeda cumprimenta Leão XIV ??
José Nahúm Jairo Salas Castañeda cumprimenta Leão XIV. | Vatican Media
 

O papa Leão XIV nomeou o sacerdote mexicano José Nahúm Jairo Salas Castañeda coordenador das viagens apostólicas, informou a secretaria de Estado da Santa Sé em publicação na rede social X. O padre é funcionário da seção de assuntos gerais da secretaria de Estado.

O antecessor do bispo Salas Castañeda no cargo, o cardeal indiano George Koovakad, era o responsável pela coordenação das viagens papais desde 2021, nomeado pelo papa Francisco, que o criou cardeal em 7 de dezembro do ano passado.

Francisco nomeou o cardeal Koovakad como prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso em janeiro.

Segundo um resumo biográfico publicado pelo Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé, Nahúm Jairo Salas Castañeda nasceu em 11 de julho de 1978, em Santa Clara, Durango, no norte do México. Ele é o caçula de 10 irmãos, segundo o blog (link em espanhol) da paróquia de Santa Clara, em sua cidade natal.

Ele foi ordenado sacerdote da arquidiocese de Durango em 4 de dezembro de 2008.

Castañeda formou-se em direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2013.

Ele fez parte das representações papais no Burundi, na África Oriental, no Iraque e na Hungria.

Segundo o Vatican News, Salas Castañeda participou da organização das viagens do papa Francisco à Hungria em 2021 e 2023.

Entre suas responsabilidades recentes no Escritório Central de Estatísticas da Igreja, o padre mexicano é responsável pelo anuário pontifício, publicação que compila anualmente informações importantes sobre a Santa Sé e a Igreja em todo o mundo, que, segundo o site de informações da Santa Sé, será digitalizado em breve.

Motivo de alegria

Em sua página na rede social Facebook, a arquidiocese de Durango disse que a nomeação é "uma grande alegria" e pediu aos fiéis que "rezem por sua grande missão".

A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) publicou um comunicado (link em espanhol) dizendo que "essa nomeação é motivo de gratidão a Deus e alegria para toda a Igreja no México, ao ver reconhecida a dedicação, a preparação e o testemunho de um filho de nossa terra, formado na fé e servindo à Igreja universal por meio da diplomacia do Vaticano".

"Rezamos para que o Senhor o acompanhe nesta nova etapa do seu ministério e que, através da sua dedicação, as viagens do Santo Padre continuem a ser pontes de comunhão, paz e esperança para o mundo", disse também a CEM.

 (acidigital)

Sem comentários: