Almudena Martínez-Bordiú
Lisboa, 02 Ago. 23 / 06:28 am (ACI).- O avião do papa Francisco, junto com os jornalistas que o acompanharão durante a viagem, decolou do aeroporto Fiumicino, em Roma, às 7h50 (2h50 em Brasília) e aterrissou na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, às 09h44 (5h44 em Brasília), 15 minutos antes do previsto.
Cerca de 900 mil jovens participantes desta Jornada Mundial da Juventude esperam o papa Francisco há vários dias na capital portuguesa.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje (2) que, antes da partida para Lisboa, o papa Francisco saudou um grupo de jovens que vivem em uma comunidade de reabilitação e, portanto, não podem ir à JMJ 2023 na Casa Santa Marta.
Junto com eles estavam três avós com seus netos, com o objetivo de destacar o vínculo entre gerações defendido em várias ocasiões pelo papa.
Assim que chegou a Lisboa, o papa Francisco desembarcou do avião ITA Airways em cadeira de rodas por um elevador e cumprimentou as autoridades portuguesas. Entre eles estava o embaixador de Portugal junto à Santa Sé, Domingos Fezas Vital e o presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Assim que desceu do avião, foi recebido por duas crianças que lhe deram flores e estavam vestidos com trajes típicos. O papa lhes deu de presente dois terços com as cores da bandeira portuguesa.
Depois de passar da Guarda de Honra e receber a saudação das delegações, o papa Francisco e o presidente tiveram um breve encontro na sala VIP do aeroporto.
O papa foi de carro para a entrada principal do Palácio Nacional de Belém para a Cerimônia de Boas-vindas e a tradicional visita de cortesia ao presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.
Ele terá um encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no Centro Cultural Belém, onde fará o seu primeiro discurso.
Depois da foto oficial, a assinatura do livro de honra e a bênção dos presentes, aconteceu uma troca de presentes no Salão dos Embaixadores, seguida de uma reunião privada no Estudio do Presidente.
-
No livro de honra, o papa escreveu em português: "Como peregrino da esperança em Portugal, rezo e faço votos para que este país de corações jovens continue a alcançar horizontes de fraternidade. Que Lisboa, cidade do encontro, inspire caminhos para enfrentarmos juntos as grandes questões da Europa e do mundo".
Na tarde de hoje (2), o papa terá um encontro com o primeiro-ministro de Portugal e às 17h30 (14h30) conduzirá a oração das vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Mosteiro dos Jerónimos. Após a oração, ele lerá sua homilia.
(acidigital)
Sem comentários:
Enviar um comentário