sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Diocese de Macau celebra Jubileu dos 450 anos de criação

 

A solene celebração do 450º aniversário da diocese não visa "exaltar glórias passadas, mas discernir, em Cristo, o caminho a seguir". "É um ato de memória (Anamnese), no qual damos graças a Deus por sua obra de salvação", diz o bispo da diocese, dom Stephen Lee Bun-sang. A Diocese de Macau foi fundada a 23 de Janeiro de 1576, de acordo com o édito do Papa Gregório XIII, tornando-se assim na primeira diocese no Extremo Oriente.

Na sexta-feira, 23 de janeiro, às 19h (horário local), será celebrada a liturgia solene na Catedral dedicada à Natividade de Nossa Senhora, dando início ao programa de celebrações e iniciativas para marcar o 450º aniversário (1576-2026) da criação da Diocese de Macau. O Ano Jubilar proclamado para o 450º aniversário da diocese terminará em 23 de janeiro de 2027.

O programa de celebrações envolve as nove paróquias, onde nesta sexta-feira também é acesa a "Lux Vera" e realizada uma vigília de oração.

Macau desempenhou um papel fundamental na missão evangelizadora no Extremo Oriente: uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, uma força motriz para obras de caridade e iniciativas decisivas nas áreas da educação e da cultura.

Durante o Ano Jubilar, aqueles que visitarem a Paróquia de São José do Seminário diocesano poderão lucrar a Indulgência Plenária concedida pela Penitenciaria Apostólica, desde que cumpridos os requisitos estabelecidos.

A Carta Pastoral escrita pelo bispo de Macau por ocasião do 450º aniversário da fundação da diocese intitula-se "De Macau para o Mundo: 450 Anos de Missão e Misericórdia - Honrando o Passado, Criando o Futuro; Testemunhando a Herança, Missão no Mundo".

No texto, dom Stephen Lee Bun-sang repessa a história da diocese, expressando gratidão aos missionários e a todos aqueles que preservaram e transmitiram a fé dos Apóstolos de geração em geração.

Há 450 anos, afirma o documento, "o Papa Gregório XIII promulgou a Bula Super Specula Militantis Ecclesiae que criou oficialmente a Diocese de Macau. Desde então, Macau tornou-se um importante centro de evangelização no Extremo Oriente. Numerosos sacerdotes diocesanos, missionários de diversas regiões, congregações masculinas e femininas e institutos de vida consagrada — particularmente missionários que outrora partiram de Portugal para o Oriente — utilizaram Macau como base para difundir o Evangelho na China continental, Japão, Coreia e várias regiões do Sudeste Asiático, incluindo Singapura, Malaca e Timor-Leste."

A solene celebração do 450º aniversário da diocese não visa "exaltar glórias passadas, mas discernir, em Cristo, o caminho a seguir". "É um ato de memória (Anamnese), no qual damos graças a Deus por sua obra de salvação."

Juntamente com a cerimônia de inauguração, os selos comemorativos do Jubileu também são apresentados nesta sexta-feira. O Centro Católico será inaugurado em meados do ano, tornando-se o novo ponto focal da diocese e acolhendo duas exposições especiais: "Refletindo sobre o Passado, Construindo o Futuro" e "Testemunhando o Legado, Evangelizando o Mundo". O festival diocesano do Dia da Família, "Crescendo Juntos como Família", será realizado em 28 de novembro, e o Encontro da Juventude, "Caminhando Juntos, Navegando Novamente", será realizado em 5 de dezembro.

O segundo trimestre contará com o Simpósio: "Educação Católica - Ontem, Hoje e Amanhã" e uma mesa-redonda com diretores de escolas, como parte do programa de intercâmbio acadêmico.

Desde a sua fundação, a Diocese de Macau venera Santa Catarina de Siena e São Francisco Xavier como seus santos padroeiros, confirmando também deste modo sua característica missionária, juntamente com sua vocação ao intercâmbio cultural e à promoção das virtudes morais, características presentes também no lema da diocese: "Scientia et Virtus" (Ciência e Virtude).

Atualmente, a diocese conta com nove paróquias, 28 instituições de ensino, centros da Cáritas e uma editora que também cuida da comunicação. Mais de 70 sacerdotes e seminaristas, juntamente com aproximadamente 130 freiras, oferecem assistência pastoral a cerca de 30.000 batizados.

*Agência Fides


Sem comentários: