domingo, 25 de abril de 2021

REGINA CAELI (Texto)

PAPA FRANCESCO

REGINA CAELI

Praça de São Pedro,

domingo, 25 de abril de 2021

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste quarto domingo de Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor, o Evangelho ( Jo 10,11-18) apresenta Jesus como o verdadeiro pastor, que defende , conhece e ama as suas ovelhas.

Ele, o Bom Pastor, sofre a oposição do "mercenário", que não se preocupa com as ovelhas, porque não são suas. Ele faz esse trabalho apenas por pagamento e não se preocupa em defendê-los: quando o lobo chega, ele foge e os abandona (cf. vv. 12-13). Em vez disso, Jesus, verdadeiro pastor, sempre nos defende , nos salva em muitas situações difíceis, situações perigosas, pela luz da sua palavra e pela força da sua presença, que sempre experimentamos e, se quisermos ouvir, todos os dias.

O segundo aspecto é que Jesus, o bom pastor, conhece - o primeiro aspecto: ele defende , o segundo: ele sabe- suas ovelhas e as ovelhas o conhecem (v. 14). Que lindo e consolador saber que Jesus nos conhece um a um, que não somos anônimos para ele, que nosso nome é conhecido por ele! Para ele não somos "massa", "multidão", não. Somos um povo único, cada um com a sua história, [e Ele] nos conhece, cada um com a sua história, cada um com o seu valor, como criatura e como redimido por Cristo. Cada um de nós pode dizer: Jesus me conhece! É verdade que é assim: Ele nos conhece como ninguém. Só Ele sabe o que está em nosso coração, as intenções, os sentimentos mais ocultos. Jesus conhece as nossas forças e defeitos e está sempre pronto a cuidar de nós, a curar as feridas dos nossos erros com a abundância da sua misericórdia. Nele se realiza plenamente a imagem do pastor do povo de Deus, que os profetas haviam delineado: Jesus cuida de suas ovelhas, reúne-as, envolve aquela ferida, cura o enfermo. Assim, podemos ler no Livro do Profeta Ezequiel (cf. 34: 11-16).

Portanto, Jesus, o Bom Pastor, defende, conhece e, acima de tudo, ama suas ovelhas. E por isso dá a vida por eles (cf. Jo 10,15). L ' amor pelas ovelhas, ou seja, por cada um de nós, leva-o a morrer na cruz, porque esta é a vontade do Pai, que ninguém se perca. O amor de Cristo não é seletivo, abrange a todos. Ele mesmo nos lembra isso no Evangelho de hoje, quando diz: «E eu tenho outras ovelhas que não vêm deste recinto: também essas devo conduzir. Eles ouvirão a minha voz e se tornarão um só rebanho, um pastor ”( Jo 10,16). Essas palavras atestam sua ansiedade universal: Ele é o pastor de todos. Jesus quer que todos possam receber o amor do Pai e encontrar Deus.

E a Igreja é chamada a cumprir esta missão de Cristo. Além daqueles que frequentam nossas comunidades, há muitas pessoas, a maioria, que o fazem apenas em casos particulares ou nunca. Mas isso não significa que não sejam filhos de Deus: o Pai confia todos a Jesus Bom Pastor, que deu a vida por todos.

Irmãos e irmãs, Jesus defende , conhece e ama a todos nós. Maria Santíssima nos ajude a ser os primeiros a acolher e seguir o Bom Pastor, a cooperar com alegria na sua missão.

________________________________________

Depois da Regina Caeli

Queridos irmãos e irmãs!

Na sexta-feira passada, José María Gran Cirera e nove companheiros mártires foram beatificados em Santa Cruz del Quiché, Guatemala. São três sacerdotes e sete leigos da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, assassinados entre 1980 e 1991, época de perseguição contra a Igreja Católica comprometida com a defesa dos pobres. Animados pela fé em Cristo, foram testemunhas heróicas de justiça e amor. Que o seu exemplo nos torne mais generosos e corajosos na vivência do Evangelho. E uma salva de palmas para os novos Beatos!

Expresso minha proximidade à população das ilhas de São Vicente e Granadinas, onde uma erupção vulcânica está causando graves danos e transtornos. Garanto minhas orações e abençoo aqueles que ajudam e auxiliam.

E também estou perto das vítimas do incêndio de um hospital para pacientes de Covid em Bagdá. Oitenta e dois morreram até agora. Oramos por todos.

Confesso que estou muito triste com a tragédia que mais uma vez aconteceu no Mediterrâneo nos últimos dias. Cento e trinta migrantes morreram no mar. São pessoas, são vidas humanas, que durante dois dias inteiros imploraram em vão por ajuda, ajuda que não chegou. Irmãos e irmãs, vamos todos nos perguntar sobre esta enésima tragédia. É a hora da vergonha. Oremos por esses irmãos e irmãs e por muitos que continuam morrendo nessas viagens dramáticas. Também oramos por aqueles que podem ajudar, mas preferem ignorar. Oramos silenciosamente por eles.

Hoje se celebra em toda a Igreja o Dia Mundial de Oração pelas Vocações , que tem como tema “São José: O Sonho da Vocação”. Agradecemos ao Senhor porque continua a suscitar na Igreja pessoas que por amor a Ele se consagram ao anúncio do Evangelho e ao serviço dos irmãos. E hoje, em particular, agradecemos pelos novos sacerdotes que ordenei há pouco na Basílica de São Pedro ... Não sei se eles estão aqui ... E pedimos ao Senhor que envie bons obreiros para trabalhar em seu campo e multiplicar as vocações à vida consagrada.

E agora saúdo cordialmente a todos vós, romanos e peregrinos. Em particular, saúdo os familiares e amigos dos novos sacerdotes; bem como a comunidade do Pontifício Colégio Germânico Húngaro, que esta manhã realizou a tradicional peregrinação às Sete Igrejas.

Desejo a todos um feliz domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!


Sem comentários: