domingo, 22 de agosto de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro

Domingo, 22 de agosto de 2021



Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho da Liturgia de hoje ( Jo 6,60-69) mostra-nos a reação da multidão e dos discípulos ao discurso de Jesus depois do milagre dos pães. Jesus nos convidou a interpretar esse sinal e a acreditar nele, que é o verdadeiro pão que desceu do céu, o pão da vida; e revelou que o pão que Ele dará é sua carne e sangue. Essas palavras soam ásperas e incompreensíveis aos ouvidos das pessoas, tanto que, a partir daquele momento - diz o Evangelho -, muitos de seus discípulos voltam atrás, ou seja, deixam de seguir o Mestre (vv. 60.66). Então Jesus pergunta aos Doze: "Vocês também querem ir embora?" (v. 67), e Pedro, em nome de todo o grupo, confirma a decisão de estar com ele: «Senhor, para quem iremos? Você tem as palavras da vida eterna e nós sabemos e acreditamos que você é o Santo de Deus "(Jo 6 : 68-69). E é uma bela confissão de fé.

Detenhamo-nos brevemente na atitude daqueles que se afastam e decidem não seguir mais a Jesus: De que surge essa incredulidade? Qual é o motivo dessa recusa?

As palavras de Jesus suscitam um grande escândalo: Ele está dizendo que Deus escolheu se manifestar e realizar a salvação na fraqueza da carne humana. É o mistério da encarnação. E a encarnação de Deus é o que causa escândalo e o que representa para aquelas pessoas - mas muitas vezes também para nós - um obstáculo. Com efeito, Jesus afirma que o verdadeiro pão da salvação, que transmite a vida eterna, é a sua própria carne; que para entrar em comunhão com Deus, antes de cumprir as leis ou cumprir os preceitos religiosos, é necessário viver uma relação real e concreta com Ele. Porque a salvação veio dele, na sua encarnação. Isso significa que não devemos buscar a Deus em sonhos e imagens de grandeza e poder, mas devemos reconhecê-lo na humanidade de Jesus e, conseqüentemente, na dos irmãos que encontramos no caminho da vida. Deus se tornou carne. E quando o dizemos, no Credo, no dia de Natal, dia da Anunciação, ajoelhamo-nos para adorar este mistério da Encarnação. Deus se fez carne e sangue: baixou-se para se tornar homem como nós, humilhou-se a ponto de tomar sobre si os nossos sofrimentos e os nossos pecados, e nos pede que o procuremos, portanto, não fora da vida e da história, mas na relação com Cristo e com os irmãos. Procure-o na vida, na história, no nosso dia a dia. E este, irmãos e irmãs, é o caminho para o encontro com Deus: a relação com Cristo e os irmãos. nos ajoelhamos para adorar este mistério da encarnação. Deus se fez carne e sangue: baixou-se para se tornar homem como nós, humilhou-se a ponto de tomar sobre si os nossos sofrimentos e os nossos pecados, e nos pede que o procuremos, portanto, não fora da vida e da história, mas na relação com Cristo e com os irmãos. Procure-o na vida, na história, no nosso dia a dia. E este, irmãos e irmãs, é o caminho para o encontro com Deus: a relação com Cristo e os irmãos. nos ajoelhamos para adorar este mistério da encarnação. Deus se fez carne e sangue: baixou-se para se tornar homem como nós, humilhou-se a ponto de tomar sobre si os nossos sofrimentos e os nossos pecados, e nos pede que o procuremos, portanto, não fora da vida e da história, mas na relação com Cristo e com os irmãos. Procure-o na vida, na história, no nosso dia a dia. E este, irmãos e irmãs, é o caminho para o encontro com Deus: a relação com Cristo e os irmãos. na história, em nosso cotidiano. E este, irmãos e irmãs, é o caminho para o encontro com Deus: a relação com Cristo e os irmãos. na história, em nosso cotidiano. E este, irmãos e irmãs, é o caminho para o encontro com Deus: a relação com Cristo e os irmãos.

Ainda hoje a revelação de Deus na humanidade de Jesus pode causar escândalo e não é fácil de aceitar. É o que São Paulo chama de «loucura» do Evangelho perante quem procura os milagres ou a sabedoria do mundo (cf. 1 Cor 1, 18-25). E este "escândalo" está bem representado pelo sacramento da Eucaristia: que sentido pode ter, aos olhos do mundo, ajoelhar-se diante de um pedaço de pão? Por que devemos comer este pão assiduamente? O mundo está escandalizado.

Diante do gesto prodigioso de Jesus que alimenta milhares de pessoas com cinco pães e dois peixes, todos o aclamam e querem trazê-lo em triunfo, para torná-lo rei. Mas quando ele mesmo explica que aquele gesto é um sinal de seu sacrifício, isto é, do dom de sua vida, de sua carne e de seu sangue, e que quem quer segui-lo deve assimilá-lo, sua humanidade dada por Deus e para outros, então não gostam, esse Jesus nos coloca em crise. Com efeito, preocupemo-nos se não nos colocar em crise, porque talvez tenhamos diluído a sua mensagem! E pedimos a graça de nos deixarmos provocar e converter pelas suas "palavras de vida eterna". E Maria Santíssima, que deu à luz o Filho Jesus na carne e se uniu ao seu sacrifício, ajuda-nos a testemunhar sempre a nossa fé com vida concreta.

_____________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs ,

Saúdo todos vós, fiéis de Roma e peregrinos de diversos países. Muitos países estão aqui, vejo nas bandeiras ...

Em particular, saúdo os sacerdotes e seminaristas do Pontifício Colégio Norte-americano - eles estão lá -; bem como as famílias de Abbiategrasso e os motociclistas da Polesina.

Também neste domingo, estou feliz por saudar vários grupos de jovens: de Cornuda, Covolo di Piave e Nogaré na diocese de Treviso, de Rogoredo a Milão, de Dalmine, de Cagliari, de Pescantina perto de Verona, e o grupo de escuteiros de Mântua. Queridos meninos e meninas, muitos de vocês fizeram um longo caminho juntos: que isto os ajude a caminhar na vida pelo caminho do Evangelho. E saúdo também os filhos da Imaculada Conceição.

Desejo a todos um feliz domingo. Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice


Sem comentários: