domingo, 29 de agosto de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 29 de agosto de 2021

__________________________


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho da Liturgia de hoje mostra alguns escribas e fariseus espantados com a atitude de Jesus, escandalizados porque os seus discípulos se alimentam sem antes realizar as tradicionais abluções rituais. Pensam consigo: «Este modo de agir é contrário à prática religiosa» (cf. Mc 7, 2-5).

Nós também podemos nos perguntar: Por que Jesus e seus discípulos negligenciam essas tradições? Basicamente, não são coisas ruins, mas bons hábitos rituais, simples lavagem antes de comer. Por que Jesus não dá atenção a isso? Porque é importante para ele trazer a fé de volta ao seu centro . No Evangelho vemos isso continuamente: isso trazendo de volta a fé ao centro. E para evitar um risco, que se aplica tanto a esses escribas quanto a nós: observar as formalidades externas colocando o coração da fé em segundo plano. Freqüentemente, "colocamos maquiagem" em nossas almas. A formalidade externa e não o coração da fé: isso é um risco. É o risco de uma religiosidade da aparência: aparecer bem do lado de fora, negligenciando a purificação do coração. Sempre há a tentação de "consertar Deus" com alguma devoção externa, mas Jesus não se contenta com este culto. Jesus não quer exterioridade, quer uma fé que chegue ao coração.

De fato, imediatamente depois, ele chama a multidão para dizer uma grande verdade: "Não há nada fora do homem que, entrando nele, possa torná-lo impuro" (v. 15). Em vez disso, é "de dentro , do coração" (v. 21) que as coisas ruins nascem. Essas palavras são revolucionárias, porque na mentalidade da época se pensava que certos alimentos ou contatos externos tornavam a pessoa impura. Jesus inverte a perspectiva: não fere o que vem de fora, mas o que vem de dentro.

Queridos irmãos e irmãs, isto também nos diz respeito. Muitas vezes pensamos que o mal vem principalmente de fora: do comportamento dos outros, daqueles que pensam mal de nós, da sociedade. Quantas vezes culpamos os outros, a sociedade, o mundo, por tudo o que nos acontece! É sempre culpa dos "outros": é culpa do povo, dos governantes, da má sorte, etc. Os problemas sempre parecem vir de fora. E gastamos tempo distribuindo culpas; mas gastar tempo culpando os outros é perda de tempo. Você fica zangado, azedo e mantém Deus fora do seu coração. Como aqueles evangélicos, que reclamam, se escandalizam, discutem e não acolhem Jesus, não se pode ser verdadeiramente religioso na reclamação: reclamar venenos leva à raiva, ao ressentimento e à tristeza, aquela do coração, que fecha as portas ao Deus.

Hoje pedimos ao Senhor que nos livre de culpar os outros - como as crianças: “Não, não fui! É o outro, é o outro… ”-. Pedimos em oração a graça de não perder tempo poluindo o mundo com reclamações, pois isso não é cristão. Em vez disso, Jesus nos convida a olhar a vida e o mundo de nosso coração. Se olharmos para dentro, encontraremos quase tudo que odiamos do lado de fora. E se pedirmos sinceramente a Deus que purifique nossos corações, então começaremos a tornar o mundo mais limpo. Porque existe uma maneira infalível de superar o mal: começar a derrotá-lo dentro de você. Os primeiros Padres da Igreja, os monges, quando lhes foi perguntado: “Qual é o caminho para a santidade? Como devo começar? ”, O primeiro passo, diziam, era acusar-se: acusar-se. A acusação de nós mesmos. Quantos de nós, durante o dia, a uma hora do dia ou a uma hora da semana, são capazes de se auto-acusar internamente? "Sim, isso me tornou isso, aquele outro ... aquilo uma barbárie ...". Mas eu? Eu faço o mesmo, ou faço assim ... É uma sabedoria: aprender a se acusar. Tente fazer isso, vai te fazer bem. É bom pra mim quando eu posso fazer, mas é bom, vai fazer bem a todos.

A Virgem Maria, que mudou a história com a pureza do seu coração, nos ajude a purificar a nossa, antes de tudo superando o vício de culpar os outros e reclamar de tudo.

______________________________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs ,

Acompanho com grande preocupação a situação no Afeganistão e participo no sofrimento daqueles que choram pelas pessoas que perderam a vida nos atentados suicidas ocorridos na quinta-feira passada, e daqueles que procuram ajuda e protecção. Confio os defuntos à misericórdia de Deus Todo-Poderoso e agradeço a quantos trabalham para ajudar aquela população tão provada, especialmente mulheres e crianças. Peço a todos que continuem a ajudar os necessitados e rezem para que o diálogo e a solidariedade conduzam ao estabelecimento de uma convivência pacífica e fraterna e ofereçam esperança para o futuro do país. Em momentos históricos como este não podemos ficar indiferentes, a história da Igreja nos ensina isso. Como cristãos, essa situação nos compromete. É por isso que faço um apelo a todos que intensifiquem a oração e pratiquem o jejum. Oração e jejum, oração e penitência. Esta é a hora de fazer isso. Estou falando sério: intensifique a oração e pratique o jejum, pedindo ao Senhor por misericórdia e perdão.

Estou perto da população do estado venezuelano de Mérida, atingido nos últimos dias por inundações e deslizamentos de terra. Rezo pelos falecidos e suas famílias e por aqueles que sofrem com esta calamidade.

Dirijo uma saudação cordial aos membros do Movimento Laudato Si '. Obrigado pelo seu compromisso com a nossa casa comum, particularmente por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Criação e o subsequente Tempo da Criação. O grito da Terra e o grito dos pobres tornam-se cada vez mais graves e alarmantes e requerem uma ação decisiva e urgente para fazer desta crise uma oportunidade.

Saúdo todos vós, Romanos e Peregrinos de vários países. De modo particular, saúdo o grupo de noviços salesianos e a comunidade do Seminário Episcopal de Caltanissetta. Saúdo os fiéis de Zagreb e os do Véneto; o grupo de alunos, pais e professores da Lituânia; os meninos da Confirmação de Osio Sotto; os jovens de Malta que empreendem um itinerário vocacional, os que fizeram uma viagem franciscana de Gubbio a Roma e os que iniciaram uma Via lucis com os pobres nas estações ferroviárias.

Dirijo uma saudação especial aos fiéis reunidos no Santuário de Oropa para a festa da coroação da efígie da Madona Negra. A Virgem Santa acompanhe o caminho do Povo de Deus no caminho da santidade.

Desejo a todos um feliz domingo. Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!


Sem comentários: