domingo, 21 de novembro de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 21 de novembro de 2021

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho da Liturgia de hoje, último domingo do Ano Litúrgico, culmina com uma afirmação de Jesus, que diz: "Eu sou um rei" ( Jo 18,37). Ele fala essas palavras diante de Pilatos, enquanto a multidão grita para condená-lo à morte. Ele diz: "Eu sou rei", e a multidão grita para condená-lo à morte: belo contraste! A hora crucial chegou. Antes, parece que Jesus não queria que o proclamassem rei: recordamos aquele tempo depois da multiplicação dos pães e dos peixes, quando se retirava sozinho para rezar (cf. Jo 6, 14-15).

O fato é que a realeza de Jesus é muito diferente da mundana. “O meu reino - diz ele a Pilatos - não é deste mundo” ( Jo 18,36 ). Ele não veio para dominar, mas para servir. Não vem com os sinais de poder, mas com o poder dos sinais. Ele não está vestido com insígnias preciosas, mas está nu na cruz. E é precisamente na inscrição colocada na cruz que Jesus é definido como "rei" (cf. Jo 19,19). Sua realeza está realmente além dos parâmetros humanos! Poderíamos dizer que ele não é um rei como os outros , mas é um rei para os outros. Vamos relembrar o seguinte: Cristo, antes de Pilatos, diz que é rei quando a multidão está contra ele, ao passo que quando o seguiram e o aclamaram, ele se distanciou dessa aclamação. Ou seja, Jesus se mostra soberanamente livre do desejo de fama e glória terrena. E nós - perguntemo-nos - sabemos imitá-lo nisso? Sabemos como governar nossa tendência de sermos continuamente procurados e aprovados, ou fazemos tudo para sermos estimados pelos outros? No que fazemos, especialmente em nosso compromisso cristão, me pergunto: o que importa? O aplauso conta ou o saque conta?

Jesus não apenas evita qualquer busca pela grandeza terrena, mas também torna o coração daqueles que o seguem livre e soberano. Ele, queridos irmãos e irmãs, nos liberta da sujeição do mal. Seu Reino é libertador , nada tem de opressor. Ele trata cada discípulo como um amigo, não como um sujeito. Embora Cristo seja acima de todos os soberanos, ele não traça linhas de separação entre ele e os outros; Em vez disso, os irmãos querem compartilhar sua alegria (cf. Jn.15,11). Seguindo-o, não se perde, nada se perde, mas se adquire a dignidade. Porque Cristo não quer servidão ao seu redor, mas pessoas livres. E - vamos nos perguntar agora - de onde vem a liberdade de Jesus? O descobrimos voltando à sua afirmação perante Pilatos: «Eu sou um rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade »( Jo 18,37).

A liberdade de Jesus vem da verdade. É a verdade que nos liberta (cf. Jn.8,32). Mas a verdade de Jesus não é uma ideia, algo abstrato: a verdade de Jesus é uma realidade, é ele mesmo quem faz a verdade dentro de nós, nos liberta das ficções, das falsidades que temos dentro, da dupla linguagem. Por estar com Jesus, nos tornamos verdadeiros. A vida de um cristão não é um jogo em que você pode usar a máscara que melhor se adapta a você. Porque quando Jesus reina no coração, ele o liberta da hipocrisia, liberta-o dos subterfúgios, da duplicidade. A melhor prova de que Cristo é nosso rei é o desapego daquilo que polui a vida, tornando-a ambígua, opaca, triste. Quando a vida é ambígua, um pouco aqui, um pouco ali, é triste, é muito triste. Claro, devemos sempre lidar com limitações e defeitos: todos nós somos pecadores. Mas, quando alguém vive sob o senhorio de Jesus, não se torna corrupto, não se torna falso, inclinado a encobrir a verdade. Não existe vida dupla. Lembre-se bem: pecadores sim, somos todos corruptos, nunca! Pecadores sim, nunca corruptos. Que Nossa Senhora nos ajude a buscar a cada dia a verdade de Jesus, Rei do Universo, que nos liberta da escravidão terrena e nos ensina a governar nossos vícios.

___________________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

hoje, pela primeira vez na solenidade de Cristo Rei, a Jornada Mundial da Juventude celebra-se em todas as Igrejas particulares . Por isso, ao meu lado estão dois jovens de Roma, que representam todos os jovens de Roma. Saúdo de coração os meninos e as meninas da nossa Diocese e desejo que todos os jovens do mundo se sintam parte viva da Igreja, protagonistas da sua missão. Obrigado por ter vindo! E não se esqueça que reinar é servir . Como foi isso? Reinar é servir. Todos juntos: reinar é servir. Como nos ensina o nosso Rei. Agora peço aos jovens que vos cumprimentem.

Menina: Feliz Dia Mundial da Juventude a todos!

Menino: Testificamos que acreditar em Jesus é lindo!

Papa: Mas olha: isso é lindo! Obrigado. Fique aqui.

Hoje é também o Dia Mundial da Pesca . Saúdo todos os pescadores e rezo por aqueles que vivem em condições difíceis ou, por vezes, infelizmente, em trabalhos forçados. Encorajo os capelães e os voluntários do Stella Maris a continuarem no serviço pastoral a estas pessoas e às suas famílias.

E neste dia também nos lembramos de todas as vítimas da estrada : rezemos por elas e empenhemo-nos na prevenção de acidentes.

Gostaria também de encorajar as iniciativas em curso nas Nações Unidas para aumentar o controlo do comércio de armas.

Ontem, em Katowice, na Polônia, o padre Giovanni Francesco Macha foi beatificado, morto por ódio à fé em 1942, no contexto da perseguição do regime nazista contra a Igreja. Nas trevas de seu cativeiro, ele encontrou em Deus a força e a mansidão para enfrentar essa provação. Que o seu martírio seja semente fecunda de esperança e de paz. Uma salva de palmas ao novo beato!

Saúdo todos vós, fiéis de Roma e peregrinos de vários países, especialmente da Polónia e dos Estados Unidos da América. Saúdo os escuteiros da Arquidiocese de Braga, em Portugal. Uma saudação especial à comunidade equatoriana de Roma, que celebra a Virgen de El Quinche. Saúdo os fiéis de Sant'Antimo (Nápoles) e Catânia; os meninos da Confirmação de Pattada; e os voluntários do Banco de Alimentos, que se preparam para o Dia da Coleta de Alimentos, no próximo sábado. Muito obrigado! E também os filhos da Imaculada Conceição.

Desejo a todos um feliz domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: