domingo, 26 de dezembro de 2021

ANGELUS (Texto)

 FESTA DA SANTA FAMÍLIA DE NAZARÉ

PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro

Domingo, 26 de dezembro de 2021


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje celebramos a Sagrada Família de Nazaré. Deus escolheu uma família humilde e simples para vir entre nós. Contemplamos a beleza deste mistério, sublinhando também dois aspectos concretos para as nossas famílias.

A primeira: família é a história de onde viemos . Cada um de nós tem sua própria história, ninguém nasceu magicamente, com uma varinha mágica, cada um de nós tem uma história e a família é a história de onde viemos. O Evangelho da liturgia de hoje nos lembra que Jesus também é filho de uma história familiar. Nós o vemos viajando para Jerusalém com Maria e José para a Páscoa; então ele preocupa a mãe e o pai, que não conseguem encontrá-lo; encontrado novamente, ele volta para casa com eles ( cf.Lk2,41-52). É lindo ver Jesus inserido na teia dos afetos familiares, que nasce e cresce no abraço e na solicitude dos pais. Isso também é importante para nós: viemos de uma história entrelaçada por laços de amor e a pessoa que somos hoje não nasce tanto dos bens materiais que usufruímos, mas do amor que recebemos do amor no seio de a família. Talvez não tenhamos nascido numa família excepcional e sem problemas, mas é a nossa história - todos têm que pensar: é a minha história -, são as nossas raízes: se as cortarmos, a vida seca! Deus não nos criou para sermos líderes solitários, mas para caminharmos juntos. Vamos agradecer e orar por nossas famílias. Deus pensa em nós e nos quer juntos: gratos, unidos, capazes de preservar as raízes. E temos que pensar nisso, na nossa própria história.

O segundo aspecto: ser uma família você aprende todos os dias. No Evangelho vemos que também na Sagrada Família nem tudo está bem: existem problemas inesperados, angústias, sofrimentos. Não existe uma Sagrada Família de pequenas imagens. Maria e José perdoam Jesus e angustiados o procuram, apenas para encontrá-lo depois de três dias. E quando, sentado entre os mestres do Templo, ele responde que deve cuidar das coisas de seu Pai, eles não entendem. Eles precisam de tempo para conhecer seu filho. O mesmo vale para nós: todos os dias, em família, devemos aprender a ouvir e a compreender-nos, a caminhar juntos, a enfrentar os conflitos e as dificuldades. É o desafio diário, e é vencido com a atitude certa, com pequenas atenções, com gestos simples, cuidando dos detalhes das nossas relações. E isso também nos ajuda muito a conversar em família, a conversar à mesa, o diálogo entre pais e filhos, o diálogo entre irmãos nos ajuda a viver essa raiz familiar que vem dos avós. Diálogo com os avós!

E como isso é feito? Olhemos para Maria, que no Evangelho de hoje diz a Jesus: «Teu pai e eu te procuramos» (v. 48). Seu pai e eu , não diga eu e seu pai: antes do mim existe o você! Vamos aprender isso: antes do eu existe o você. Na minha língua existe um adjetivo para quem diz primeiro o eu e depois o você: "Eu, eu e comigo e para mim e para meu proveito". Pessoas que são assim, primeiro o eu depois o você. Não, na Sagrada Família, antes de você e depois de mim. Para preservar a harmonia na família, a ditadura de si mesmo deve ser combatida, quando o ego incha. É perigoso quando, em vez de nos ouvirmos, nos culpamos por erros; quando, em vez de fazermos gestos de cuidado com os outros, nos fixamos em nossas necessidades; quando, em vez de conversar, nos isolamos com o celular - é triste ver uma família almoçando, cada um com seu celular sem falar um com o outro, todos falam ao celular; quando nos acusamos, sempre repetindo as frases de costume, encenando uma comédia já vista em que todos querem estar certos e no final cai um silêncio frio. Aquele silêncio agudo e frio, depois de uma discussão em família, que é ruim, muito ruim! Repito um conselho: à noite, afinal, faça as pazes, sempre. Nunca durma sem ter feito as pazes, senão no dia seguinte haverá uma "guerra fria"! E isso é perigoso porque uma história de censuras vai começar, uma história de ressentimentos. Quantas vezes, infelizmente, os conflitos surgem e crescem no lar devido a longos silêncios e ao egoísmo não tratado! Às vezes, chega até a violência física e moral. Isso rasga a harmonia e mata a família. Vamos converter do eu para o você. O que deve ser mais importante na família é você. E todos os dias, por favor, rezem um pouco juntos, se puderem, para pedir a Deus o dom da paz na família. E vamos todos nos comprometer - pais, filhos, Igreja, sociedade civil - a apoiar, defender e cuidar da família que é o nosso tesouro! Isso rasga a harmonia e mata a família. Vamos converter do eu para o você. O que deve ser mais importante na família é você. E todos os dias, por favor, rezem um pouco juntos, se puderem, para pedir a Deus o dom da paz na família. E vamos todos nos comprometer - pais, filhos, Igreja, sociedade civil - a apoiar, defender e cuidar da família que é o nosso tesouro! Isso rasga a harmonia e mata a família. Vamos converter do eu para o você. O que deve ser mais importante na família é você. E todos os dias, por favor, orem um pouco juntos, se puderem, para pedir a Deus o dom da paz na família. E vamos todos nos comprometer - pais, filhos, Igreja, sociedade civil - a apoiar, defender e cuidar da família que é o nosso tesouro!

A Virgem Maria, esposa de José e mãe de Jesus, proteja as nossas famílias.

___________________________________

Depois do Angelus

Agora me dirijo a recém-casados ​​de todo o mundo.

Hoje, na festa da Sagrada Família, publica-se uma Carta que escrevi a pensar em ti . Quer ser o meu presente de Natal para vocês, esposos: um encorajamento, um sinal de proximidade e também uma oportunidade de meditação. É importante refletir e experimentar a bondade e a ternura de Deus que guia os passos dos esposos no caminho do bem com a mão paterna. O Senhor dê a todos os cônjuges a força e a alegria para continuar o caminho empreendido. Quero também lembrar que nos aproximamos do Encontro Mundial das Famílias: convido-os a se preparar para este evento, especialmente com a oração, e a vivê-lo em suas dioceses, junto com outras famílias.

E por falar em família, tenho uma preocupação, uma preocupação real, pelo menos aqui na Itália: o inverno demográfico. Parece que muitos perderam a aspiração de seguir em frente com filhos e muitos casais preferem ficar sem ou com apenas um filho. Pense nisso, é uma tragédia. Há poucos minutos vi no programa “In His Image” como falavam deste grave problema, o inverno demográfico. Vamos todos fazer o possível para recuperar a consciência, para vencer este inverno demográfico que vai contra nossas famílias contra nossa pátria, até mesmo contra nosso futuro.

Saúdo agora todos vós, peregrinos vindos da Itália e de vários países: - Vejo aqui polacos, brasileiros e também colombianos lá - famílias, grupos paroquiais, associações. Renovo os meus votos de que a contemplação do Menino Jesus, coração e centro das festividades do Natal, suscite atitudes de fraternidade e de partilha nas famílias e nas comunidades. E para festejar um pouco o Natal, convém fazer uma visita ao presépio aqui na praça e aos 100 presépios que estão debaixo da colunata, isso também nos ajudará.

Nestes dias recebi muitas saudações de Roma e de outras partes do mundo. Infelizmente, não tenho como responder a todos, mas oro por cada um e agradeço especialmente pelas orações que tantos de vocês prometeram fazer. Ore por mim, não se esqueça. Muito obrigado e feliz festa da Sagrada Família. Bom almoço e adeus!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: