sábado, 18 de dezembro de 2021

 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS FILHOS DA AÇÃO CATÓLICA ITALIANA

Sala Clementina

Sábado, 18 de dezembro de 2021


Queridos meninos e meninas, sejam bem-vindos!

Para mim é uma alegria conhecê-lo nesta data de Natal, e acima de tudo isso [refere-se a uma criança] é corajoso, ele vai fazer uma fortuna na vida! Deixe ele ir, deixe ele em paz ... eu gosto. Vejamos: ele tem iniciativa, ele tem coragem, ele é alguém que busca coisas desconhecidas. Então vocês, meninos e meninas, devem ser: avancem com ousadia!

Com você está o Presidente Nacional da Ação Católica Italiana, prof. Giuseppe Notarstefano, o Assistente Geral, Dom Gualtiero Sigismondi, junto com os responsáveis ​​nacionais e alguns educadores. Saúdo-os de coração e, por meio deles, agradeço a tantas pessoas que generosamente se comprometeram com a sua formação, dedicando tempo e recursos à Associação.

O seu percurso de fé este ano traduz-se no slogan Feito à sua medida , inspirado na alfaiataria .Gosto desse tema, que te faz pensar em roupas sob medida, com acessórios adequados para várias pessoas. É lindo porque cada um de nós é uma pessoa única. Não há dois iguais, não: um, único! Não somos fotocópias, somos todos originais! E o ruim é quando queremos imitar os outros e fazer as coisas que eles fazem, outros fazem, e dos originais nos tornaremos fotocópias. Isto é mau. Todos têm que defender sua originalidade. O bem-aventurado Carlo Acutis, seu contemporâneo, o repetia com frequência. E de facto é importante que todos usem o “vestido” da sua originalidade, da sua personalidade, todos os dias com alegria. Pense, na história não há ninguém e nunca haverá ninguém igual a você, a você, a você ... Somos todos diferentes. Cada um é uma beleza única e irrepetível. E quando alguém faz coisas ruins, cada um é uma feiura única e irrepetível. Todo mundo é original, tanto no bom quanto no mau!

Jesus o vê assim, ele o ama como você é, mesmo que alguém não o considere e pense que você conta pouco. Jesus, que veio ao mundo como uma criança, acredita em um mundo adequado para crianças , adequado para todos. Ele nos fez entender isso ao nascer em Belém. Mas ainda hoje ele se aproxima dos filhos de todos os países e de todos os povos, e o faz todos os dias. É o estilo de Deus, que se descreve em três palavras: proximidade, compaixão e ternura. Este é o estilo de Deus, não outro.

Queridos amigos, perante Jesus que se faz nosso próximo, também nós aprendemos a fazer-nos "vizinhos"; perto de outros: perto de familiares, amigos, pares, os necessitados. Você sempre pode fazer algo pelos outros sem esperar que outros façam algo por nós. Sempre se pode ser missionário do Evangelho e ser missionário em qualquer lugar, a partir dos ambientes em que se vive: na família, na escola, na paróquia, nos locais de esporte e lazer. Mas para fazer isso, para assumir o estilo de Jesus, para ser suas testemunhas, devemos estar com ele, abrir espaço para ele em nossos dias. E eu pergunto a cada um de vocês, meninos e meninas: vocês abrem espaço para Jesus no seu dia, no seu trabalho, no seu estudo, no seu descanso, no seu esporte? Jesus entra lá? Não tenha medo de dedicar tempo a ele em oração, isto é, falar com ele - com Jesus - sobre os seus amigos, pedir-lhe ajuda nas dificuldades, dizer-lhe quando está feliz e quando está triste. E Jesus vai fazer você crescer na nobreza que uma pessoa tem quando ela se avalia.

Hoje recebi a biografia de um menino que deu a vida - 20 anos - deu a vida pela pátria: Gino Pistoni. Sua causa de beatificação continua. E ele ofereceu sua vida com seu sangue, escrita com seu sangue ... E logo pensei em você: vou levá-lo à audiência para falar sobre esse menino. Que a tua vida ... Que cada um de vós dê a vida, mas bem, com tudo: exprima-se como se exprimiu com sangue, exprima-se com tudo o que tem.  

Jesus dá alegria plena ao coração, porque só Ele é capaz de tornar sempre nova a aventura da vida. Ele nunca se esquece de você; ele está sempre pronto para encorajá-lo e nunca para de acreditar em você. Nós é que o esquecemos: isto sempre acontece ... Ele dá-te energia, dá-te coragem cada vez que o vais ao encontro na missa e olha para ti com alegria, especialmente quando fazes gestos de partilha e de solidariedade para com os outros, quando você é capaz de estar perto de quem está sozinho, sem amigos, em dificuldade; perto de quem sofre e, infelizmente, muitos dos seus semelhantes sofrem! Pense neles, pense nesses caras, que você não conhece, mas são muitos que sofrem. Leve-os no coração para falar com Jesus. Coragem! Coragem na jornada de sua vida. Jesus está contando com você!

Agradeço e desejo um feliz e santo Natal. Obrigada! Feliz Natal a vossas famílias e a toda a Ação Católica. Abençoo-vos cordialmente e peço-vos que rezeis por mim.


Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: