A cidade de Pádua, organiza uma série de eventos para comemorar o Santo até 30 de junho. Nesta segunda-feira (13) a solenidade com Claudio Cipolla, Bispo de Pádua e a procissão das relíquias, no dia 25 de junho, a missa de 'Santo Antônio Casamenteiro', dirigida a pessoas solteiras
Tiziana Campisi – Vatican News
As celebrações de Santo Antônio na cidade de Pádua deste ano são dedicadas ao 800º aniversário do sermão de Forlì, e o evento central será a procissão com a estátua e relíquias do Santo, hoje, 13 de junho, dia em que a Igreja comemora o frade franciscano. Particularmente amado como pregador durante sua vida, proclamado Doutor da Igreja por Pio XII em 1946, Santo Antônio está entre os santos mais venerados do cristianismo e milhares de peregrinos e devotos dos cinco continentes visitam seu túmulo na Basílica de Pádua, a cidade onde ele faleceu, com apenas 41 anos, em 1231. Ele era um jovem consagrado quando, em setembro de 1222, foi chamado para fazer a homilia das ordenações sacerdotais dos Franciscanos e Dominicanos na cidade de Forlì. O frade Antônio revelou sua profunda cultura bíblica e sólida doutrina teológica, suscitando emoção, maravilha e admiração. Este foi o início de sua missão como pregador e formador; muito próximo do povo, ele também era muito dedicado às confissões e não negligenciava a caridade, também era apreciado pelas suas catequeses e obras de pacificação.
Os eventos de 13 de junho
Para levar a Solenidade do Santo às casas dos devotos, especialmente os que não poderão estar presentes no Santuário, será proposto mais uma vez o 'Projeto Online 13 de junho': através do site dedicado e interativo 13giugno.org é possível acompanhar o dia inteiro, escrever orações a Santo Antônio (que serão impressas e levadas ao túmulo do Santo pelos frades franciscanos), ou fazer doações à Cáritas Santo Antônio para projetos de solidariedade. A Basílica abre suas portas às 5h30 da manhã e entre as várias celebrações estão previstas às 11h a solenidade, presidida por Dom Cláudio Cipolla, Bispo de Pádua, e às 17h a missa celebrada pelo Padre Roberto Brandinelli, Ministro Provincial dos Frades Menores Conventuais, que precede a procissão pelas ruas da cidade.
Capela com o túmulo de Santo Antônio
Missa de Santo Antônio Casamenteiro
Enquanto que no dia 25 de junho, às 18h, será realizada a missa de 'Santo Antônio Casamenteiro', dirigida a pessoas solteiras com idade entre 30 e 50 anos. Uma oportunidade para dirigir-se ao santo com a tradicional oração "Si quaeris miracula" ("Se você procura milagres...") para pedir, com a graça da fé, para "encontrar" não só coisas perdidas, mas também a alma gêmea. A iniciativa parte de uma forma de devoção popular particularmente difundida em Portugal, pátria de Santo Antônio, e em países latino-americanos, entre os quais o Brasil, onde o santo é invocado para encontrar um marido ou uma esposa, para "casar", daí o nome "casamenteiro".
Sem comentários:
Enviar um comentário