Francisco foi transportado para um hospital em Roma e deverá permanecer internado durante os próximos dias. O Papa poderá ficar impedido de participar nas celebrações da Semana Santa.
O Papa Francisco sofre de uma infeção respiratória, de acordo com um comunicado do gabinete de imprensa do Vaticano, e vai permanecer internado no Hospital Gemelli, em Roma. O Sumo Pontífice terá de se sujeitar a "alguns dias de tratamento médico hospitalar adequado", referiu a mesma fonte, enquanto garantiu que a infeção não está relacionada com a covid-19.
Francisco deu entrada esta quarta-feira naquele hospital e cancelou as audiências para os próximos dois dias. Inicialmente, o Vaticano disse que o objetivo era o de realizar exames previamente agendados, sem acrescentar mais pormenores, incluindo quanto tempo o Papa, de 86 anos, permaneceria no Hospital Universitário Gemelli, onde foi operado em 2021. As audiências papais até sexta-feira foram canceladas e ficou a dúvida sobre se Francisco irá participar nas atividades da Semana Santa no Vaticano, que começam no domingo.
O jornal italiano “Corriere della Sera” adiantou que o Sumo Pontífice teria sofrido problemas de natureza cardíaca e respiratória ainda durante a manhã desta quarta-feira, de acordo uma fonte hospitalar, e foi transportado de ambulância para o Hospital Gemelli. O mesmo jornal adiantou que o Papa terá começado a sentir dores no peito logo após a audiência geral realizada na Praça de São Pedro, quando já se encontrava na sua residência na casa de Santa Marta.
Francisco apareceu hoje publicamente, aparentemente com saúde, durante a sua audiência geral regular, embora tenha demonstrado trejeitos de dor ao entrar e sair do "Papamóvel". O objetivo dos exames médicos que Francisco está a realizar não é claro.
O Papa teve parte de um pulmão removido quando era jovem, devido a uma infeção respiratória, o que explica a forma como fala, quase sussurrando. Francisco passou 10 dias no hospital Gemelli após a cirurgia de 2021, para um estreitamento intestinal, que incluiu a remoção de 33 centímetros do seu cólon.
Há mais de um ano que o Papa se socorre de uma cadeira de rodas para se mover, devido a uma tensão nos ligamentos do joelho direito e a uma pequena fratura no joelho. O Papa não foi operado ao joelho porque não respondeu bem à anestesia geral durante a cirurgia intestinal de 2021.
(expresso.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário