sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Leão XIV revive tradição: Fazer saudações de Natal em diferentes idiomas


Leão XIV na varanda central do Palácio Apostólico, no Vaticano, em 25 de dezembro de 2025 ??
Papa Leão XIV hoje (25), Natal do Senhor, na varanda central do Palácio Apostólico, no Vaticano. | Daniel Ibáñez/ EWTN News
 

O papa Leão XIV surpreendeu fiéis este ano ao reviver uma tradição que não se via com frequência nos últimos anos: saudações de Natal em vários idiomas, como chinês, árabe, espanhol e latim, na bênção  Urbi et orbi, à cidade [de Roma] e ao mundo, a partir da varanda central da basílica de São Pedro, no Vaticano.

A facilidade do papa com idiomas, demonstrada em sua recente visita a Ancara, Turquia, quando cumprimentou soldados em turco, permitiu-lhe retomar saudações em vários idiomas neste Natal, reforçando assim o caráter global da celebração.

A iniciativa lembra costumes do papa são João Paulo II e do papa Bento XVI, que também costumavam dirigir-se aos fiéis em diferentes idiomas.

O primeiro Natal do papa Leão XIV teve várias mudanças. A primeira foi a mudança do horário da missa da Véspera de Natal para as 22h, em vez das habituais 19h, alteração implementada devido à pandemia de COVID-19. Historicamente, a celebração ocorria à meia-noite, embora Bento XVI tenha decidido antecipá-la em duas horas em 2009.

Apesar da cerimônia tardia, o papa também celebrou a missa de Natal às 10h da manhã (6h no horário de Brasília) de hoje (25), algo que não acontecia desde 1994, no pontificado de são João Paulo II.

A manhã de Natal teve uma surpresa para os fiéis: momentos antes de dar a bênção apostólica, Leão XIV percorreu a praça de São Pedro no papamóvel para saudar e felicitar pessoalmente milhares de fiéis que o aguardavam há horas sob a chuva.

Segundo a programação prevista, amanhã (26) o papa viajará para Castel Gandolfo, Itália, para descansar fora de Roma. Ele voltará ao Vaticano para celebrar o tradicional hino Te Deum, no Ano Novo, na basílica de São Pedro, acompanhado por cidadãos romanos, e em seguida visitará o presépio e a árvore de Natal na praça de São Pedro, seguindo outro costume natalino do papado.

 

Sem comentários: