quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Pico e as suas “poças”





Estava eu a refrescar-me hoje, nas águas areosas da Prainha, quando encontrei um miúdo simpático com cerca de 8 anos; começamos a falar da temperatura da água, das “lavadias” com as suas ondas alterosas... Então me disse que foi ao Pico passar férias e que “piscinas” (poças) eram muito boas porque a água do mar era calma e quente. Perguntei se tinha gostado de lá estar e a resposta foi afirmativa, imediata acompanhada de um grande sorriso.

Claro que me lembrei logo do meu “Poceirão da Manhenha”, que refere as características “exigidas” pelo menino. Acrescento porém um detalhe que ele pela idade não reparou: a limpeza dos locais destinados a banhos. Na Manhenha, que muitos chamam “fim-do-mundo”, há uma empregada que chega antes das 9.00 h , munida dos apetrechos adequados e necessários para limpar a zona balnear e permanece ali, em serviço.

Vem a propósito a limpeza da praia que eu frequento aqui: é muito pequena, tem dois empegados que limpam o recinto com vassoura e pá, como se estivessem a varrer a cozinha; claro que a pá se enche de areia e varrem, varrem, e a sujeira continua . Há dias que a praia se enche de milhares de camarão recém-nascidos e que apesar dos esforços, continuam lá porque nem um quinto da praia consegue ser limpa por este processo!

Há aspectos que marcam a diferença. Está a verificar-se que as Ilhas do Pico e S. Jorge estão a ser as mais solicitadas pelos turistas de dentro e de fora. Por alguma razão é!



PASSA UM BOM DIA



Sem comentários: