domingo, 28 de fevereiro de 2021

Texto do Angelus



PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 28 de fevereiro de 2021

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Este segundo domingo da Quaresma convida-nos a contemplar a transfiguração de Jesus no monte, diante de três dos seus discípulos (cf. Mc 9, 2-10). Pouco antes, Jesus havia anunciado que, em Jerusalém, sofreria muito, seria rejeitado e condenado à morte. Podemos imaginar o que deve ter acontecido então no coração de seus amigos, daqueles amigos íntimos, de seus discípulos: a imagem de um Messias forte e triunfante é lançada em crise, seus sonhos são despedaçados e a angústia os assalta. Pensaram que o Mestre eles acreditado seria morto como o pior dos malfeitores. E justamente naquele momento, com aquela angústia da alma, Jesus chama Pedro, Tiago e João e os leva consigo para o monte.

O Evangelho diz: "Ele os fez subir ao monte" (v. 2). Na Bíblia, a montanha sempre tem um significado especial: é o lugar elevado, onde o céu e a terra se tocam, onde Moisés e os profetas tiveram a extraordinária experiência do encontro com Deus. Subir a montanha é chegar um pouco mais perto de Deus, Jesus sobe com os três discípulos e eles param no topo da montanha. Aqui, Ele é transfigurado diante deles. O seu rosto radiante e as suas vestes resplandecentes, que antecipam a imagem do Ressuscitado, oferecem aos amedrontados a luz , a luz da esperança, a luz para atravessar as trevas : a morte não será o fim de tudo, porque se abrirá. para a glória da Ressurreição. Portanto, Jesus anuncia sua morte, leva-os ao monte e mostra-lhes o que acontecerá a seguir, a Ressurreição.

Como exclamou o apóstolo Pedro (cf. v. 5), é bonito parar com o Senhor no monte, experimentar esta "antecipação" da luz no coração da Quaresma. É um convite a nos lembrarmos, principalmente quando estamos passando por uma difícil provação - e tantos de vocês sabem o que é passar por uma difícil provação - que o Senhor Ressuscitou e não permite que as trevas dêem a última palavra .

Às vezes acontece de passar por momentos de escuridão na vida pessoal, familiar ou social, e temer que não haja saída. Ficamos apavorados diante de grandes enigmas como a doença, a dor inocente ou o mistério da morte. No mesmo caminho de fé, muitas vezes nos deparamos com o escândalo da cruz e as exigências do Evangelho, que nos pede para viver a vida a serviço e perdê-la no amor, em vez de guardá-la para nós e defendê-la. Precisamos, então, de outro olhar, uma luz que ilumine em profundidade o mistério da vida e nos ajude a ir além dos nossos esquemas e dos critérios deste mundo. Nós também somos chamados a escalar a montanha,

Sejamos cuidadosos, porém: o sentimento de Pedro de que "é bom para nós estarmos aqui" não deve se tornar uma preguiça espiritual. Não podemos ficar na montanha e desfrutar da bem-aventurança deste encontro sozinhos. O próprio Jesus nos leva de volta ao vale, entre nossos irmãos e na vida diária. Devemos nos proteger contra a preguiça espiritual: estamos bem com nossas orações e liturgias, e isso é o suficiente para nós. Não! Subir a montanha não é esquecer a realidade; orar nunca é escapar das adversidades da vida; a luz da fé não é necessária para uma bela emoção espiritual. Não, esta não é a mensagem de Jesus, somos chamados a experimentar o encontro com Cristo para que, iluminados pela sua luz, possamos levá-la e fazê-la brilhar em todos os lugares. Acenda pequenas luzes no coração das pessoas; ser pequenas lâmpadas do Evangelho que trazem um pouco de amor e esperança: esta é a missão do cristão.

Rezemos a Maria Santíssima que nos ajude a acolher com admiração a luz de Cristo, a mantê-la e partilhá-la.

________________________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs!

Uno a minha voz à dos Bispos da Nigéria para condenar o sequestro covarde de 317 meninas, retiradas de sua escola, em Jangebe, no noroeste do país. Oro por essas meninas, para que logo possam voltar para casa. Estou perto de suas famílias e deles próprios. Rezemos a Nossa Senhora para mantê-los. Ave Maria…

Hoje é o Dia Mundial das Doenças Raras… - [olha para o quadrado] você está aqui -. Saúdo os membros de algumas associações que trabalham neste campo, que vieram à praça. No caso das doenças raras, a rede de solidariedade entre os familiares, fomentada por estas associações, é mais importante do que nunca. Ajuda não se sentir sozinho e trocar experiências e conselhos. Incentivo iniciativas de apoio à pesquisa e ao cuidado, e expresso minha proximidade com os enfermos, com as famílias, mas principalmente com as crianças. Estar perto de crianças enfermas, crianças que sofrem, orar por elas, fazer sentir a carícia do amor de Deus, ternura ... Curar crianças com oração também ... Quando existem essas doenças que não sabemos o que são , ou há uma previsão um tanto ruim. Oramos por todas as pessoas que têm essas doenças raras,

Saúdo calorosamente todos vós, fiéis de Roma e peregrinos dos vários países. Desejo a todos um bom caminho neste tempo de Quaresma. E eu te aconselho a jejuar, um jejum que não vai te deixar com fome: jejue de fofoca e calúnia. É uma forma especial. Nesta Quaresma não vou fofocar dos outros, não vou tagarelar ... E todos nós podemos fazer isso, todos nós. Este é um bom jejum. E não se esqueça que também será útil todos os dias ler um trecho do Evangelho, levar o pequeno Evangelho no bolso, na bolsa, e levar, quando puder, qualquer trecho. Isso abre o coração para o Senhor.

E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Tenha um bom domingo, um bom almoço e adeus!

(vatican.va)


Sem comentários: