quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Curiosidades Bíblicas ... e não só! – os Carismas

Eduardo Martins 


Carisma é uma palavra grega que significa dom gratuito. Etimologicamente, carisma significa graça em movimento. O Catecismo da Igreja Católica ensina (799 e 800) que “os carismas são graças especiais que, direta ou indiretamente têm uma autoridade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo”. E que “os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe e também por todos os membros da Igreja. 

De facto, eles são uma maravilhosa riqueza de graças para a vitalidade apostólica e santidade de todo o Corpo de Cristo (…)”. Os carismas são, pois, dons especiais do Espírito Santo concedidos, segundo a nossa fé e a nossa confiança no poder de Deus. Não são dados aos mais eruditos e sábios, mas aos que se abrem à ação do Espírito Santo. 

Assim, podemos afirmar que o alicerce e fundamento de todos os carismas é a caridade. Jesus Cristo, em João 14, 12, afirmou: “Em verdade em verdade vos digo: aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Meu Pai”.

 A Igreja primitiva era uma Igreja Carismática, como comprovamos nos Atos dos Apóstolos, que nos dão conta dos prodígios e maravilhas que os Apóstolos fizeram depois do dia de Pentecostes. Enquanto os dons do Espírito Santo são permanentes, dados pelo Batismo, para a nossa própria santificação, os carismas são dons especiais, por vezes extraordinários, dados para o bem da comunidade, para o serviço dos outros e assistência da Igreja. 

Nos capítulos 12 e 14 da 1ª carta aos Coríntios, São Paulo aborda o tema dos carismas e o modo como devem ser exercidos. Refere que o autêntico carisma deve contribuir para a unidade e o bem comum é a norma máxima do uso dos carismas. Hoje a Igreja dos nossos tempos tem também necessidade dos carismas: eles são tão precisos como o foram naquele tempo, para crescimento da igreja, para servir a comunidade, o próximo. 


Há algum tempo, perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro, o próprio Papa Francisco, meditou sobre os carismas na Igreja e esclareceu que são dons de Deus, do Espírito Santo, que são dados à Igreja para que estejam a serviço de toda a comunidade, sem que existam ciúmes ou invejas: “Deus dá esta qualidade, este carisma a esta pessoa, mas não para si, mas para que esteja a serviço de toda a comunidade. Hoje, antes de chegar à praça, recebi tantas crianças portadoras de deficiência na Sala Paulo VI. Havia tantas com uma Associação que se dedica ao cuidado destas crianças. O que é? Esta Associação, estas pessoas, estes homens e estas mulheres, têm o carisma de cuidar das crianças portadoras de deficiência. Isto é um carisma! Vemos efetivamente que todos os carismas são importantes aos olhos de Deus na comunidade cristã, temos necessidade uns dos outros e cada dom recebido se realiza plenamente quando é partilhado com os irmãos, para o bem de todos. Esta é a Igreja!”.


 Em conclusão, vemos que não há carisma para si próprio, o carisma só subsiste para servir e ajudar a comunidade, todos os homens, os amigos e os inimigos. Mais do que nunca nestes tempos difíceis de pandemia. Da comunidade cristã, brota uma abundância de dons e de carismas, e cada um de nós tem o seu carisma, o qual recebeu para colocá-lo a serviço da comunidade, centrado num único objetivo: servir o próximo .



Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus – Rua Luís Vaz de Camões, 2700-534 Amadora – Tel 21 475 19 46 facebook.com/paroquia.brandoa/ – boletim.brandoa@gmail.com Coordenadora: Madalena Madeira Duarte – Design editorial: Maria Carvalho Barreira – Impressão: Litografia Amorim 

Sem comentários: