terça-feira, 3 de agosto de 2021

Do Santuário de Ars, na França, um convite para rezar pelos sacerdotes


“Você não vai encontrar aqui em Ars uma grande arquitetura, um grande lugar para ver, para tirar muitas fotografias. Mas você vai encontrar aqui em Ars um ar de santidade, um momento da graça de Deus que você sente em poucos lugares do mundo, que eu já vi”, havia contado ao Vatican News em 2019 padre Paulo Dalla Déa, em missão fidei donum no Santuário de Ars.

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano


Nesta quarta-feira, 4 de agosto, a Igreja festeja São João Maria Vianney, o Santo Cura d'Ars. Sua vida pode ser resumida no pensamento: "Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor". 


Nascido em 8 de maio de 1786 em Dardilly, próximo a Lyon, e falecido aos 73 anos no dia 4 de agosto de 1859, foi beatificado pelo Papa Pio X em 1905 e canonizado em 1925 pelo Papa Pio XI que o proclamou, em 1929, Padroeiro dos Párocos.

 

Em 1959, por ocasião do centenário da sua morte, São João XXIII dedicou-lhe a Encíclica Sacerdotii Nostri Primordia, apresentando-o como modelo para os sacerdotes.

Em 2009, no 150° aniversário de sua morte, Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal para "favorecer e promover uma maior renovação interior de todos os sacerdotes e um testemunho do Evangelho mais forte e mais incisivo no mundo contemporâneo".


Retiro para Sacerdotes

 

Os restos mortais de São João Maria Vianney descansam no Santuário a ele consagrado em Ars, onde está o missionário da Misericórdia padre Paulo Dalla Déa. Um retiro para sacerdotes promovido pela Sociedade São João Maria Vianney faz parte da intensa programação desses dias, como contou ao Vatican News o sacerdote fidei donum da Diocese de São Carlos (SP). E acompanhar a programação desses dias pelas redes sociais do Santuário é uma ocasião para rezarmos pelos nossos sacerdotes: 


Nós estamos falando aqui do Santuário de São João Maria Vianney em Ars, França, próximo de Lyon. Nós estamos nesses dias com uma programação bastante grande. A sociedade São João Maria Vianney,  que trabalha aqui em Ars, está nos ajudando, fazendo, promovendo um retiro com o Cura d'Ars para todos os padres que queiram fazer uma momento de retiro e de pausa nas atividades pastorais.


Programação

 

Esse ano, na festa de São João Maria Vianney, 4 de agosto, nós contaremos com a presidência das Missas do monsenhor Olivier de Germay, que é o arcebispo primaz de Lyon, na França. Ele foi recém nomeado, assumiu há alguns meses a Diocese Lyon, então foi convidado para vir, para se fazer conhecido e também a partilhar um pouco a espiritualidade de São João Maria Vianney. No dia 3 de agosto, nós temos uma vigília de Adoração e também de Confissão, por toda a noite, para os padres para os leigos que quiserem. No dia 4 de agosto nós começamos com uma programação intensa: às 9 horas da manhã oração da manhã, às 10 horas Missa solene, depois da Missa solene um tempo de veneração da relíquia do coração do Santo Cura d'Ars, após momento de Adoração do Santíssimo Sacramento, às 15 horas uma conferência com monsenhor de Germay, arcebispo Lyon, e às vezes 16 horas, Vésperas solenes.


Sociedade São João Maria Vianney

 

Nós temos, além da programação da nossa festa, do Cura d’Ars - 3 e 4 de agosto - contamos esse ano com ajuda e com a participação da Sociedade São João Maria Vianney, que é uma Sociedade de Vida Apostólica fundada a partir da visita do Papa João Paulo II, em Ars. A partir desse momento, o bispo de Ars na época, fundou uma Sociedade, fundou um seminário, um Foyer Sacerdotal. E esse Foyer Sacerdotal, esse lugar da casa dos padres, nos ajuda formando os sacerdotes na espiritualidade de São João Maria Vianney.


Pelas redes sociais do Santuário, uma oportunidade para rezar pelos sacerdotes

 

Então esse ano estamos retomando as atividades depois da Covid, temos bastante gente aqui da França que está vindo, alguns peregrinos de fora, tudo um pouco devagar, ainda com o uso de máscara, distanciamento, álcool gel, passe sanitário, mas estamos retomando a nossa atividade. Eu tenho marcado para às 16 horas dia 4 de agosto também uma conferência on-line com o Chile, em espanhol. Então estamos devagar, mas estamos retomando as atividades e eu convido você a nos seguir através da nossa página na internet arsnet.org. Essa é a nossa página da internet do Santuário de São João Maria Vianney. E se você puder nos seguir, nós temos também um canal no YouTube que é Sanctuaire d'Ars e nós estamos transmitindo isso tudo pela internet. E quando não é ao vivo, nós transmitimos após. Então convida você a se inscrever no nosso canal no YouTube. Nós temos também um canal no Instagram, e tanto no YouTube como o Instagram, como Facebook, nós vamos pouco a pouco colocando todas essas coisas para que você fique ligado na nossa programação, que você possa se inspirar na vida de São João Maria Vianney e possa rezar pelo seu padre ou se você é padre, que você possa ser um padre com mais fidelidade ao Evangelho de Jesus. Um abraço, minha benção a todo mundo.


(vaticannews)

Sem comentários: