domingo, 17 de outubro de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 17 de outubro de 2021


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho da Liturgia de hoje ( Mc10: 35-45) conta que dois discípulos, Tiago e João, pedem ao Senhor para se sentar ao lado dele um dia na glória, como se fossem “primeiros-ministros”, algo assim. Mas os outros discípulos os ouvem e ficam indignados. A esta altura, Jesus, com paciência, oferece-lhes um grande ensinamento: a verdadeira glória não se obtém superando os demais, mas vivendo o mesmo batismo que em breve receberá em Jerusalém, ou seja, a cruz. O que isto significa? A palavra "baptismo" significa "imersão": com a sua Paixão, Jesus mergulhou na morte, oferecendo a sua vida para nos salvar. Sua glória, a glória de Deus, é, portanto, amor que se torna serviço, não poder que aspira ao domínio. Não um poder que aspira ao domínio, não! É o amor que se torna serviço. Portanto, Jesus conclui dizendo aos seus seguidores e também a nós:Mk 10.43). Para se tornar grande, você terá que seguir o caminho do serviço, para servir aos outros.

Estamos diante de duas lógicas distintas: os discípulos querem emergir e Jesus quer mergulhar . Vamos parar nesses dois verbos. O primeiro é emergir . Expressa aquela mentalidade mundana pela qual sempre somos tentados: viver todas as coisas, até mesmo os relacionamentos, para alimentar nossa ambição, para galgar os degraus do sucesso, para chegar a lugares importantes. A busca por prestígio pessoal pode se tornar uma doença do espírito, até mesmo disfarçando-se atrás de boas intenções; por exemplo, quando, por trás do bem que fazemos e pregamos, estamos na realidade olhando apenas para nós mesmos e para a nossa afirmação, ou seja, avançamos, escalamos ... E vemos isso também na Igreja. Quantas vezes, nós, cristãos, que deveríamos ser os servos, tentamos escalar, avançar. Por isso, precisamos sempre verificar as verdadeiras intenções do coração, perguntar-nos: “Por que estou fazendo esse trabalho, essa responsabilidade? Oferecer um serviço ou ser notado, elogiado e elogiado? ”. A esta lógica mundana, Jesus contrasta a sua própria: em vez de se elevar acima dos outros, ele desce do pedestal para servi-los; em vez de emergir acima dos outros, mergulhe na vida dos outros. Eu estava vendo no programa “À sua imagem” que a Caritas servia para que ninguém faltasse comida: preocupar-se com a fome dos outros, preocupar-se com as necessidades dos outros. Existem muitas, muitas pessoas necessitadas hoje, e mais depois da pandemia. Olhe e se rebaixe no serviço, e não tente escalar para sua própria glória.

Aqui está o segundo verbo: mergulhar . Jesus nos pede para mergulhar. E como mergulhar? Com compaixão, na vida daqueles que encontramos. Lá [naquele serviço da Cáritas] estávamos vendo a fome: e nós, pensamos com compaixão na fome de tanta gente? Quando estamos na frente da refeição, que é uma graça de Deus e que podemos comer, tem muita gente que trabalha e não tem comida para o mês inteiro. Nós pensamos sobre isso? Mergulhe na compaixão, tenha compaixão. Não é uma enciclopédia de dados: há muitos famintos ... Não! Eles são pessoas. E eu tenho compaixão pelas pessoas? Compaixão pela vida daqueles que encontramos, como Jesus fez comigo, com você, com todos nós, ele se aproximou com compaixão.

Olhamos para o Senhor Crucificado, profundamente imerso em nossa história ferida, e descobrimos o jeito de Deus agir, vemos que Ele não ficou lá no céu olhando para nós, mas se abaixou para lavar nossos pés. Deus é amor e o amor é humilde, não sobe, mas desce, como a chuva que cai na terra e traz vida. Mas como ir na mesma direção de Jesus, passar da emergência à imersão, da mentalidade de prestígio, a mundana, à de serviço, a cristã? É preciso compromisso, mas não é suficiente. Sozinhos é difícil, senão impossível, mas temos uma força dentro de nós que nos ajuda. É o do Batismo, dessa imersão em Jesusque todos recebemos pela graça e que nos dirige, nos impulsiona a segui-lo, não a buscar o próprio interesse, mas a nos colocar a serviço. É uma graça, é um fogo que o Espírito acendeu em nós e que deve ser alimentado. Hoje pedimos ao Espírito Santo que renove em nós a graça do Baptismo, a imersão em Jesus, no seu modo de ser, para ser mais servos, ser servos como ele foi connosco.

E rezemos a Nossa Senhora: embora ela seja a maior, ela não tentou emergir, mas foi a humilde serva do Senhor, e está totalmente imersa no nosso serviço, para nos ajudar a encontrar Jesus.


Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje, a Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” concede a paróquias, escolas e famílias um encontro com a iniciativa “Pela unidade e pela paz, um milhão de crianças rezam o Rosário”. Encorajo esta campanha de oração, que este ano de modo particular se confia à intercessão de São José. Obrigado a todos os meninos e meninas que participaram! Muito obrigado.

Ontem, em Córdoba, Espanha, foram beatificados o sacerdote Juan Elías Medina e 126 companheiros mártires: padres, religiosas, seminaristas e leigos, mortos por ódio à fé durante a violenta perseguição religiosa dos anos 30 na Espanha. A sua fidelidade dê força a todos nós, especialmente aos cristãos perseguidos em várias partes do mundo, a força para testemunhar o Evangelho com coragem. Uma salva de palmas aos novos Beatos!

Vários ataques foram realizados na semana passada, por exemplo, na Noruega, Afeganistão, Inglaterra, que resultaram em várias mortes e feridos. Expresso minha proximidade às famílias das vítimas. Por favor, abandone o caminho da violência, que é sempre um perdedor, que é uma derrota para todos. Lembremo-nos de que a violência gera violência.

Saúdo todos vós, Romanos e Peregrinos de vários países. Em particular, saúdo as Irmãs "Médias" que celebram o Capítulo Geral, a Confederação dos Cavaleiros Pobres de San Bernardo di Chiaravalle, os empresários africanos reunidos para o seu encontro internacional, os fiéis de Este, Cavallino e Ca 'Vio (Veneza ), e os meninos da Confirmação de Galzignano.

Saúdo e abençoo a «Peregrinação Ecuménica pela Justiça Ecológica», composta por cristãos de várias confissões, que partiram da Polónia e se dirigiram à Escócia por ocasião da Cimeira do Clima COP26.

E a todos desejo um feliz domingo. Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: