domingo, 31 de outubro de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 31 de outubro de 2021


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Na liturgia de hoje, o Evangelho fala de um escriba que se aproxima de Jesus e lhe pergunta: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" ( Mc 12,28). Jesus responde citando as Escrituras e afirma que o primeiro mandamento é amar a Deus; daí, por conseqüência natural, vem o segundo: amar o próximo como a si mesmo (cf. vv. 29-31). Ao ouvir esta resposta, o escriba não só a reconhece como certa, mas ao fazê-lo, ao reconhecê-la como certa, repete quase as mesmas palavras ditas por Jesus: «Disseste bem, Mestre, e segundo a verdade, que amá-lo com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios ”(vv. 32-33).

Podemos nos perguntar: Por que, ao dar seu consentimento, esse escriba sente necessidade de repetir as mesmas palavras de Jesus? Esta repetição parece ainda mais surpreendente se pensarmos que estamos no Evangelho de Marcos, que tem um estilo muito conciso. Qual é o significado dessa repetição então? Essa repetição é um ensinamento para todos nós que ouvimos. Porque a Palavra do Senhor não pode ser recebida como qualquer notícia. A Palavra do Senhor deve ser repetida, feita sua, preservada. A tradição monástica dos monges usa um termo ousado, mas muito concreto. Diz assim: a Palavra de Deus deve ser "ruminada". "Ruminar" a Palavra de Deus. Podemos dizer que é tão nutritiva que deve atingir todas as áreas da vida: envolver, como diz hoje Jesus, todo o coração, toda a alma, toda a mente, todas as forças (cf. v. 30). A Palavra de Deus deve ressoar, ecoar e ecoar dentro de nós. Quando há esse eco interior que se repete, significa que o Senhor habita no coração. E diz-nos, como a esse bom escriba do Evangelho: «Não estais longe do reino de Deus» (v. 34).

Queridos irmãos e irmãs, o Senhor não espera tanto os comentadores hábeis das Escrituras, mas os corações dóceis que, acolhendo a sua Palavra, se deixam transformar por dentro. Por isso é tão importante familiarizar-se com o Evangelho, tê-lo sempre à mão - mesmo um pequeno Evangelho no bolso, na bolsa para ler e reler, para se apaixonar por ele. Quando assim fazemos, Jesus, a Palavra do Pai, entra em nossos corações, torna-se íntimo de nós e damos frutos nele. Tomemos como exemplo o Evangelho de hoje: não basta lê-lo e compreender que devemos amar a Deus. e vizinho. É necessário que este mandamento, que é o “grande mandamento”, ressoe em nós, seja assimilado, se torne a voz da nossa consciência. Então não há letra morta deixada na gaveta do coração, porque o Espírito Santo faz a semente daquela Palavra germinar em nós.Hb 4:12). Assim, cada um de nós pode tornar-se uma “tradução” viva, diferente e original. Não uma repetição, mas uma “tradução” viva, diferente e original da única Palavra de amor que Deus nos dá. Vemos isso na vida dos santos, por exemplo: ninguém é igual ao outro, são todos diferentes, mas todos com a mesma Palavra de Deus.

Hoje, portanto, tomemos um exemplo deste escriba. Repitamos as palavras de Jesus, façamo-las ressoar em nós: «Amar a Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças e ao teu próximo como a mim mesmo». E perguntemo-nos: este mandamento orienta realmente a minha vida? Este mandamento está refletido em meus dias? Nos fará bem esta noite, antes de adormecer, fazer um exame de consciência sobre esta Palavra, para ver se hoje amamos o Senhor e demos um pouco de bem àqueles que por acaso encontramos. Que cada encontro seja dando um pouco de bem, um pouco de amor, que vem desta Palavra. A Virgem Maria, na qual o Verbo de Deus se fez carne, nos ensine a acolher no coração as palavras vivas do Evangelho.

____________________________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

em várias partes do Vietnã, as chuvas intensas e prolongadas das últimas semanas causaram inundações extensas, com milhares de evacuados. Minhas orações e meus pensamentos vão para as muitas famílias que sofrem, junto com meu encorajamento para aquelas, as autoridades do país e a Igreja local, que estão trabalhando arduamente para responder à emergência. E também estou próximo das populações da Sicília afetadas pelo mau tempo.

Também estou pensando na população do Haiti, que vive em condições extremas. Peço aos líderes das nações que apoiem este país, não o deixem sozinho. E você, voltando para casa, procure notícias sobre o Haiti, e ore, ore muito. Eu estava vendo no programa “À Sua Imagem” o testemunho daquele missionário camiliano no Haiti, Padre Massimo Miraglio, as coisas que ele nos disse ... de quanto sofrimento, de quanta dor há nesta terra, e de quanto abandono. Não vamos abandoná-los!

Ontem, em Tortosa, Espanha, foram beatificados Francesco Sojo López, Millán Garde Serrano, Manuel Galcerá Videllet e Aquilino Pastor Cambero, sacerdotes da Fraternidade dos Sacerdotes Diocesanos Operários do Coração de Jesus, todos mortos por ódio à fé. Pastores zelosos e generosos, durante a perseguição religiosa dos anos trinta permaneceram fiéis ao ministério mesmo com risco de suas vidas. Que o seu testemunho seja um modelo especialmente para os sacerdotes. Uma salva de palmas a esses novos beatos!

A Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP26, começa hoje em Glasgow, Escócia. Rezemos para que o clamor da Terra e o clamor dos pobres sejam ouvidos; que este encontro pode dar respostas eficazes, oferecendo esperança concreta às gerações futuras. Neste contexto, abre hoje na Praça de São Pedro a exposição fotográfica Laudato si ' , obra de um jovem fotógrafo de Bangladesh.

Saúdo todos vós, fiéis de Roma e peregrinos de vários países, em particular os vindos da Costa Rica: saúdo os grupos de Reggio Emilia e Cosenza; os meninos da Profissão de Fé de Bareggio, Canegrate e San Giorgio su Legnano; bem como à Associação Serra Internacional Itália, à qual agradeço o seu empenho a favor das vocações sacerdotais.

Desejo a todos um feliz domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

 


Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vatican


Sem comentários: