domingo, 24 de outubro de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 24 de outubro de 2021


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho da liturgia de hoje fala de Jesus que, saindo de Jericó, dá vista a Bartimeu, um mendigo cego na estrada (cf. Mc.10,46-52). É um encontro importante, o último antes da entrada do Senhor em Jerusalém para a Páscoa. Bartimeu havia perdido a visão, mas não a voz! De fato, ao ouvir que Jesus estava para morrer, começa a gritar: "Filho de Davi, Jesus, tem misericórdia de mim!" (v. 47). E grite, grite isso. Os discípulos e a multidão se irritam com seus gritos e o reprovam por se calar. Mas ele grita ainda mais alto: "Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!" (v. 48). Jesus ouve e para imediatamente. Deus escuta sempre o clamor dos pobres e não se incomoda de forma alguma com a voz de Bartimeu, pelo contrário, percebe que é cheia de fé, uma fé que não tem medo de insistir, de bater no coração de Deus, apesar do mal-entendido e reprovações. E aqui está a raiz do milagre. Na verdade, Jesus lhe disse: "A tua fé te salvou" (v. 52).

A fé de Bartimeu transparece em sua oração. Não é uma oração tímida e convencional. Em primeiro lugar, ele chama o Senhor de "Filho de Davi": isto é, ele o reconhece como o Messias, o Rei que vem ao mundo. Depois o chama pelo nome, com confiança: "Jesus". Ela não tem medo dele, ela não se distancia. E assim, de coração, clama a Deus amigo todo o seu drama: “Tem misericórdia de mim!”. Só aquela oração: "Tem misericórdia de mim!". Ela não pede a ele alguma mudança como faz com os transeuntes. Não. Aquele que pode tudo pede tudo. Ele pede às pessoas uma pequena mudança, Jesus que tudo pode, pede tudo: “Tem misericórdia de mim, tende piedade de tudo o que eu sou ”. Não pede graça, mas apresenta-se: pede misericórdia para a sua pessoa, para a sua vida. Não é um pedido pequeno, mas é belo, porque invoca a misericórdia, ou seja, a compaixão, a misericórdia de Deus, a sua ternura.

Bartimeu não usa muitas palavras. Diz o essencial e confia-se ao amor de Deus, que pode fazer a sua vida voltar a florescer realizando o que é impossível para os homens. Por isso não pede esmola ao Senhor, mas manifesta tudo, a sua cegueira e o seu sofrimento, que iam além de não poder ver. A cegueira foi a ponta do iceberg , mas em seu coração terá havido feridas, humilhações, sonhos desfeitos, erros, remorsos. Ele orou com o coração. E nós? Quando pedimos a Deus uma graça, também colocamos nossa própria história, feridas, humilhações, sonhos desfeitos, erros, remorso em oração?

“ Filho de Davi, Jesus, tem misericórdia de mim! " Vamos fazer esta oração hoje. E perguntemo-nos: "Como vai a minha oração?". Que cada um de nós se pergunte: "Como vai minha oração?". Ela é corajosa, tem a boa insistência de Bartimeu, sabe "agarrar" o Senhor que passa, ou ela fica satisfeita em cumprimentá-lo formalmente de vez em quando, quando me lembro? Essas orações mornas que não ajudam em nada. E então: minha oração é "substancial", ela expõe meu coração diante do Senhor? Trago para ele a história e os rostos da minha vida? Ou é anêmico, superficial, feito de rituais sem afeto e sem coração? Quando a fé está viva, a oração é sincera: não pede pequenas mudanças, não se reduz às necessidades do momento. A Jesus, que tudo pode, tudo deve ser pedido. Não se esqueça disso. Tudo deve ser pedido a Jesus, que tudo pode, com a minha insistência diante dele, que não vê a hora de derramar sua graça e sua alegria em nossos corações, mas infelizmente nos mantemos à distância, talvez por timidez ou preguiça. Ou descrença. .

Muitos de nós, quando oramos, não acreditamos que o Senhor pode operar o milagre. Lembro-me daquela história - que vi - daquele pai a quem os médicos disseram que sua filha de nove anos não passava a noite; ele estava no hospital. E ele pegou um ônibus e foi setenta quilômetros até o santuário da Madonna. Estava fechado e ele, agarrado ao portão, passou a noite toda orando: “Senhor, salva-a! Senhor, dá a vida dela! ”. Ela orou a Nossa Senhora, a noite toda, clamando a Deus, clamando do coração. Então, de manhã, quando voltou ao hospital, encontrou a esposa chorando. E ele pensou: “Ela está morta”. E sua esposa disse: "Você não entende, você não entende, os médicos falam que é uma coisa estranha, parece curado." O clamor daquele homem que tudo pediu foi ouvido pelo Senhor que tudo lhe deu. Isso não é uma história: Eu vi isso na outra diocese. Temos essa coragem na oração? Daquele que tudo pode nos dar, tudo pedimos, como Bartimeu, que um grande mestre, um grande mestre de oração. Que ele, Bartimeu, seja para nós um exemplo com a sua fé concreta, insistente e corajosa. E que Nossa Senhora, a Virgem que ora, nos ensine a dirigir-nos a Deus de todo o coração, confiando que Ele escuta atentamente cada oração.

____________________________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Expresso a minha proximidade aos milhares de migrantes, refugiados e outros que precisam de proteção na Líbia: Nunca me esqueço de vocês; Eu ouço seus gritos e oro por você. Muitos desses homens, mulheres e crianças são vítimas de violência desumana. Mais uma vez, peço à comunidade internacional que cumpra as suas promessas de procurar soluções comuns, concretas e duradouras para a gestão dos fluxos migratórios na Líbia e em todo o Mediterrâneo. E quanto sofrem aqueles que são rejeitados! Existem alguns campos de concentração reais lá. É necessário acabar com o retorno dos migrantes a países inseguros e dar prioridade ao resgate de vidas humanas no mar com dispositivos de resgate e desembarque previsível, para garantir-lhes condições de vida dignas, alternativas à detenção, rotas regulares de migração e acesso aos procedimentos de asilo. Todos nos sintamos responsáveis ​​por estes nossos irmãos e irmãs, que há tantos anos são vítimas desta gravíssima situação. Oremos juntos por eles em silêncio.

Ontem, em Brescia, foi beatificada a Irmã Lúcia da Imaculada, religiosa das Servas da Caridade. Mulher mansa e acolhedora, que morreu em 1954 aos 45 anos, após uma vida passada ao serviço dos outros, mesmo quando a doença debilitou o seu corpo, mas não o seu espírito. E hoje em Rimini é beatificada a jovem Sandra Sabattini, estudante de medicina, que desapareceu aos 22 anos em um acidente de carro. Menina alegre, animada por uma grande caridade e pela oração quotidiana, dedicou-se com entusiasmo ao serviço dos mais fracos na esteira do carisma do Servo de Deus Dom Oreste Benzi. Às duas abençoou um aplauso. Todos juntos!

Hoje, Dia Mundial das Missões, olhamos para estes dois novos Beatos como testemunhas que anunciaram o Evangelho com a vida. E com gratidão dirijo a minha saudação aos numerosos missionários - sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos - que na linha da frente despendem as suas energias ao serviço da Igreja, pagando pessoalmente - por vezes a um preço elevado - pelo seu testemunho. E o fazem não para fazer proselitismo, mas para dar testemunho do Evangelho em suas vidas em terras que não conhecem Jesus. Muito obrigado aos missionários! Um grande aplauso a eles também, a todos! Saúdo também os seminaristas do Colégio Urbano.

E saúdo todos vós, queridos romanos e peregrinos de vários países. Em particular, saúdo a comunidade peruana - tantas bandeiras do Peru! - que celebra a festa do Senhor de los Milagros. O presépio deste ano também pertencerá à comunidade peruana. Saúdo também uma comunidade filipina em Roma; Saúdo o Centro Academico Romano Fundación (Espanha); as Filhas do Sagrado Coração de Jesus reunidas em Capítulo e o grupo da Comunidade Emanuel. Saúdo também os participantes na "maratona" de Treviso a Roma e os que percorrem o "Caminho" da Sacra de San Michele ao Monte Sant'Angelo; a peregrinação de bicicleta em memória de San Luigi Guanella; Saúdo os fiéis de Palmi, Asola e San Cataldo. E dirijo uma saudação especial aos participantes da Semana Social dos Católicos Italianos, reunidos em Taranto, sob o tema "O Planeta que Esperamos".

Desejo a todos um feliz domingo. O tempo está bonito. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: