quarta-feira, 15 de dezembro de 2021



 SAUDAÇÃO DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS ARTISTAS DO CONCERTO DE NATAL DE 2021

Auletta da Sala de Audiências Paulo VI

, quarta-feira, 15 de dezembro de 2021


Caros amigos, bom dia e sejam bem vindos!

Peço ao Cardeal Versaldi que não transmita estas palavras no concerto: concerto é arte, isto não tem nada a ver; que a arte se expressa.

Fico feliz em poder cumprimentá-los antes do Concerto de Natal, que será amanhã à noite. Obrigado. Muito obrigado.

O Natal convida-nos a fixar o olhar no acontecimento que trouxe ao mundo a ternura de Deus - palavra que sublinho, ternura, tanto sentimos - e assim suscitou e continua a suscitar alegria e esperança. Ternura, alegria, esperança: sentimentos e atitudes que vocês também artistas sabem reavivar e difundir com seus talentos. Obrigada.

A ternura nasce do amor, o amor é como a linguagem. Quando você ama um bebê, você o acaricia; quando ama sua namorada, você a acaricia, seu namorado o acaricia. Isso vem do amor. O gesto de amor é o mais simples. No presépio vemos o amor de uma mãe que abraça o filho recém-nascido, o amor de um pai que guarda e defende a família; vemos pastores que se movem diante de um bebê recém-nascido, anjos que celebram a vinda do Senhor ... Tudo é permeado pelo sentimento de admiração e amor que leva à ternura. Quero repetir: a linguagem de Deus é proximidade, compaixão e ternura. As três coisas juntas.

São Francisco de Assis, com seu presépio vivo em Greccio, quis representar o que aconteceu na gruta de Belém, para que pudesse ser contemplada e adorada. O Poverello encheu-se de uma ternura que o emocionou ao pensar na pobreza em que nasceu o Filho de Deus.

E o amor que transparece nessa cena gera alegria . O florescer da vida é sempre motivo de alegria, que ajuda a superar o sofrimento. O sorriso de uma criança derrete até os corações mais duros. Nós vimos: alguns homens durões, que não dizem olá a ninguém, se separam quando chega o neto. No Concerto de Natal você oferece suas qualidades artísticas para apoiar projetos educacionais, especialmente para crianças e jovens em dois países que se encontram em condições muito precárias: Haiti e Líbano. No Líbano os Salesianos o realizam, corajosos, os Salesianos que sempre inventam algo para seguir em frente. E esta é uma promessa de vida. No Haiti, Scholas Occurentes lidera, o movimento pontifício que protege tão bem Dom Zani. A tua música, o teu canto ajudam a abrir o coração para não esquecer os que sofrem e para fazer gestos concretos de partilha, que alegram muitas famílias que desejam dar um futuro aos seus filhos através da educação.

Ternura, alegria e esperança. A esperança para a humanidade foi acesa na gruta de Belém. A pandemia infelizmente agravou a lacuna educacional de milhões de crianças e adolescentes excluídos de qualquer atividade educacional. E há outras “pandemias” que impedem a difusão da cultura do diálogo e da cultura da inclusão. Hoje a cultura do descarte domina, infelizmente. A luz do Natal faz-nos redescobrir o sentido da fraternidade e empurra-nos para a solidariedade com os necessitados. E você imediatamente cria fraternidade na arte; diante da arte não há amigos e inimigos, somos todos iguais, todos amigos, todos irmãos. Sua linguagem é fecunda. Investir na educação significa fazer com que as pessoas descubram e apreciem os valores mais importantes e ajudem as crianças e os jovens a terem a coragem de olhar para o seu futuro com esperança. A semente da esperança mora na educação: a esperança da paz e da justiça, a esperança da beleza, a esperança do bem; esperança de harmonia social.

Queridos amigos, obrigada. Muito obrigado, muito obrigado pela generosidade com que apoia projectos dirigidos às gerações mais novas. Desejo que sejam sempre mensageiros de ternura, alegria e esperança. Feliz Natal de fraternidade e paz para você e seus entes queridos. Obrigada!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: