segunda-feira, 25 de julho de 2022

Papa Francisco reza o Ângelus no avião com jornalistas que o acompanham ao Canadá

 


AVIÃO PAPAL, 24 jul. 22 / 01:13 pm (ACI).- Durante o voo que o transporta de Roma ao Canadá hoje (24), o papa Francisco rezou o Ângelus dominical junto com os jornalistas que o acompanham no avião. O papa lembrou que hoje é celebrado o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Como é tradição, o papa saudou os jornalistas que o acompanham no avião em sua viagem apostólica internacional.

Pela primeira vez, o papa não subiu as escadas do avião, mas foi transportado em cadeira de rodas por um elevador. No entanto, cumprimentou brevemente os jornalistas presentes caminhando pelo corredor do avião.

Antes de cumprimentar pessoalmente cada um dos jornalistas, o papa agradeceu o serviço prestado e disse que a visita ao Canadá é uma “viagem penitencial”

Francisco desejou aos presentes um "feliz domingo!" e os convidou a rezar juntos o Ângelus.

Depois, o papa Francisco recordou o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. “É o dia dos avós: os avôs, as avós, que são aqueles que transmitiram a história, as tradições, os costumes e tantas coisas”.

O papa afirmou que "hoje é preciso voltar aos avós - direi isso como um leitmotiv - no sentido de que os jovens devem ter contato com os avós, pegar deles, retomar as raízes, não para ficar ali, não, mas para levá-los em frente, como a árvore que tira força das raízes e a leva adiante nas flores nos frutos”.

Francisco citou uma frase do poeta argentino Francisco Luis Bernárdez: "tudo o que a árvore tem de flor vem do que ela tem de enterrado, que são os avós".

“E gostaria também de recordar, como religioso, os religiosos e religiosas idosos, os avós da vida consagrada: por favor, não os escondam, são a sabedoria de uma família religiosa; e que os novos religiosos e religiosas, os noviços, as noviças tenham contato com eles: eles nos darão toda a experiência de vida que nos ajudará muito a seguir em frente”, disse.

“Cada um de nós temos avôs, avós, alguns já se foram, outros estão vivos, mas lembremo-nos deles hoje de uma forma especial: recebemos tantas coisas deles, em primeiro lugar a história. Obrigado”, concluiu o papa.

Viagem ao Canadá

O papa Francisco viaja ao Canadá de 24 a 30 de julho para visitar as cidades de Edmonton, Quebec e Iqaluit, onde se encontrará com membros de grupos indígenas canadenses, sobreviventes de abuso em escolas residenciais e católicas.

O lema desta viagem é "Caminhar juntos". Francisco é o segundo papa a visitar o Canadá depois das três viagens de são João Paulo II em 1984, 1987 e 2002.


(Papa Francisco no avião (imagem de arquivo) / Vatican Media) 


Sem comentários: