sábado, 29 de julho de 2023

Artista plástico invade altar-palco da JMJ Lisboa 2023 para protestar contra o evento



Lisboa, 28 Jul. 23 / 10:57 am (ACI).- O artista plástico português Bordalo II invadiu ontem (27) o altar-palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, no Parque Tejo, para um protesto contra o evento. Ele desenrolou na escadaria um “tapete de dinheiro” ilustrado com notas de 500 euros. A intervenção foi chamada “Walk of Shame” (Caminhada da Vergonha).

“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana”, escreveu o artista em seu Instagram, referindo-se à Igreja Católica.

“Habemus Pasta”, concluiu, com um trocadilho com a expressão “Habemus Papam”, dita quando é eleito um novo papa.

Para fazer seu protesto, Bordalo e as pessoas que o ajudaram se disfarçaram de trabalhadores. Nas redes sociais, o artista publicou fotos e um vídeo.

A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer em Lisboa, de 1º a 6 de agosto. Nos últimos dias do evento, o papa Francisco estará no palco onde Bordalo fez seu protesto. Lá, o papa celebrará a vigília com os jovens na noite de 5 de agosto e a missa de encerramento da JMJ no dia 6.

Nos últimos meses os custos da JMJ, sobretudo o do palco no Parque Tejo, foram alvos de críticas. Inicialmente, o palco custaria 4,2 milhões de euros. Após repercussão negativa, o valor foi reajustado para 2,9 milhões de euros, custeado pela Câmara Municipal de Lisboa.

"Queremos receber o papa Francisco e recebê-lo bem. Os cadernos de encargos foram revistos e houve uma redução de custos sem meter em causa dignidade do evento. O palco do Parque Tejo passa de 9 metros para 4 metros de altura, de 5000 para 3250 metros quadrados, e de uma lotação de 2000 pessoas para 1240”, disse em fevereiro o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas.

O outro altar-palco da jornada, no Parque Eduardo VII, teve um valor de 450 mil euros, despesa assumida pela JMJ. Neste local acontecerão a missa de abertura, no dia 1º, o acolhimento ao papa Francisco, no dia 3, e a via-sacra, no dia 4.


(acidigital)

Sem comentários: