sexta-feira, 28 de julho de 2023

Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro, diz o papa Francisco


 


Vaticano, 27 Jul. 23 / 01:47 pm (ACI).- “Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro. Um mundo onde o amor esteja no centro, onde possamos nos sentir irmãs e irmãos”, disse o papa Francisco no novo vídeo de intenções de oração para o mês de agosto, divulgado hoje (27) pela Rede Mundial de Oração.


Todos os meses, o papa confia à Rede Mundial de Oração suas intenções de oração. Para o mês de agosto, a intenção é pela Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6.


No vídeo, o papa respondeu perguntas de jovens de diferentes nacionalidades. Respondendo por uma jovem da Costa do Marfim o que espera da jornada, Francisco disse que “estamos em guerra” e disse que “necessitamos de outra coisa”. “Um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho. Um mundo com alegria, porque os cristãos se não temos alegria, não somos críveis, ninguém acredita em nós”, disse.


Uma brasileira disse que vê “somente pessoas mais velhas” quando vai à igreja. “A Igreja agora é coisa de velhos?”


O papa Francisco respondeu que “a Igreja não é um clube para a terceira idade, e tampouco é um clube juvenil”. “Se se converte em algo de velhos, vai morrer. São João Paulo II dizia que se você convive com os jovens, você se torna jovem também, e a Igreja necessita dos jovens para não envelhecer”, disse.


Outra jovem das Filipinas o questiona sobre a escolha do tema da JMJ Lisboa 2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Francisco disse que escolheu esse tema “porque Maria, quando sabe que vai ser a mãe de Deus, não fica parada fazendo uma selfie ou pensando o que fazer. A primeira coisa que faz é pôr-se a caminho, apressadamente, para servir, para ajudar. Também vocês têm que aprender dela a colocar-se a caminho para ajudar aos demais”.


Por fim, os jovens pediram, em diferentes idiomas que “rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude-nos a caminhar, dando testemunho do Evangelho com nossa própria vida”.



(acidigital)

Sem comentários: