26 de abr de 2024 às 15:54
Os fundadores da Fazenda da Esperança, Nelson Giovanelli e frei Hans Stapel, visitaram o Timor Leste, na semana passada, para conversar sobre as possibilidades de uma fundação no país.
A República Democrática do Timor Leste, que fica no sudeste da Ásia, é um pequeno país na ilha de Timor e sua capital é a cidade de Dili. O país tem 1,3 milhão de habitantes, 98% dos quais são católicos. Timor Leste foi colônia portuguesa de 1596 a 1975, por isso, além do Tétum, o português também é língua oficial.
Os fundadores da Fazenda Esperança foram recebidos pelo arcebispo de Dili, cardeal Virgílio do Carmo da Silva, e pelo bispo de Bacau, dom Leandro Maria Alves, em cuja diocese fica o terreno proposto para ser doado para a abertura da nova Fazenda. Também estavam acompanhados do responsável pelas Fazendas da Esperança na Ásia, Richardson Pereira.
“A princípio, tínhamos o coração apertado e apenas um convite para conhecer a realidade do Timor Leste, mas quando chegamos lá, foi uma coisa muito diferente”, disse Richardson Pereira, em um vídeo publicado nas redes sociais na sexta-feira (19).
Pereira contou que foram muito bem acolhidos pelo cardeal Virgílio do Carmo da Silva e por toda a comunidade local que é “muito viva, muito feliz” e colocou neles “toda a esperança para responder a essa realidade”.
Sobre a propriedade, ele disse que fica “nas montanhas, com muita água, uma natureza muito linda”.
Segundo Pereira, eles saíram dessa visita já “pensando em como fazer” a nova fundação.
“Saímos do Timor Leste com o coração cheio de esperança e com o desejo muito grande de levar essa esperança em todo o mundo”, contou Giovanelli.
A Fazenda da Esperança foi fundada em 1983 pelo frei Hans Stapel, O.F.M, e por três jovens leigos, hoje consagrados, Luci Rosendo, Iraci Leite e Nelson Giovanelli, em Guaratinguetá (SP).
Segundo o site oficial, a instituição é “uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga”.
Faz parte de uma grande família espiritual chamada Família da Esperança, aprovada como Associação Internacional de Fiéis pela Santa Sé em 2015.
Na Ásia, a Fazenda da Esperança já tem casa na Tailândia e nas Filipinas, aonde chegou em 2003 e atualmente conta com três unidades masculinas e uma feminina.
Depois da visita ao Timor Leste, frei Hans Stapel fez um chamado para que mais pessoas possam considerar a possibilidade de entregar a vida a Deus como missionários na Ásia.
“Agora eu não tenho dúvida, se Deus deu tudo isso, e a gente sente que a Ásia precisa, ele vai colocar no teu coração também essa disponibilidade da tua vida para nascer algo grande”, disse o frei Stapel no vídeo publicado nas redes sociais na sexta-feira (19).
“Essa vida passa, nós devemos ter coragem de dar a nossa vida para Deus e Deus faz-nos feliz. Não tem coisa que pode nos fazer mais feliz do que Deus Ásia conta com você”, frei Hans Stapel no vídeo publicado nas redes sociais”, concluiu.
A Fazenda da Esperança tem o Projeto “Segue-me” cujo objetivo é “fortalecer e reanimar as unidades da Fazenda da Esperança na Ásia e Europa”. Para isso, convoca jovens para uma experiência de voluntariado nesses países.
Hoje, a Fazenda conta com 103 comunidades nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de 54 núcleos em 24 países da Europa, da África, da Ásia e da América. Também pretende inaugurar mais duas unidades na Hungria e nos EUA.
(acidigital)
Sem comentários:
Enviar um comentário