domingo, 26 de maio de 2024

A "Cruz da Alegria" para o Papa


Os artesãos da Fundação Escola Beato Angélico, histórica escola milanesa reproduziram em formato menor a obra do escultor e pintor Domenico Paladino dedicada ao Dia Mundial da Criança. Nela, os símbolos cristãos se unem a elementos de fantasia para estimular a imaginação e recordar a vitalidade da sabedoria litúrgica da Igreja

Vatican News

O peixe, o sol, a estrela cometa, o ramo de oliveira, o cálice eucarístico. A Cruz da Alegria reúne todos os elementos cristãos, juntamente com alusões a fábulas que estimulam a imaginação. Uma obra de quatro metros criada pelo famoso pintor e escultor Domenico Paladino e concebida para o I Dia Mundial da Criança, que é comemorado hoje e amanhã, 25 e 26 de maio. Os artesãos da Fundação Escola Beato Angélico, em Milão produziram uma pequena cópia em esmalte para presentear o Papa Francisco, por ocasião do evento mundial que reunirá o Pontífice com crianças de todo o mundo. A Escola Beato Angélicoo é um secular e prolífico viveiro de talentos - atualmente dirigido pelo padre Umberto Bordoni - que desde 1921 construiu edifícios eclesiásticos, criou milhares de altares, pinturas, afrescos, mosaicos e objetos de culto. 

Simbologias cristãs e fantasia cromática

A Cruz, apresentada no Domingo da Trindade, traz consigo "associações de simbologias cristãs e fantasias cromáticas", como o próprio artista explicou. Assim, os peixes, símbolo de Cristo, tornam-se peixes voadores, as libélulas introduzem o maravilhoso mundo dos insetos, mas também todas as criaturas voadoras - anjos, pássaros, serafins - que acompanham as manifestações de Deus. Também, estrelas, flores e frutas se combinam, transformando-se uns nos outros.

Arte para estimular reflexões

Tudo estimula diferentes reflexões: a possibilidade de criar narrativas e sonhos por meio da combinação de imagens simbólicas, um grande ensinamento para a teologia de todos os tempos, a eterna vitalidade da sabedoria litúrgica da Igreja e a cruz de Cristo, que é, então, a própria manifestação da urgência de viver na verdade aquela palavra do Evangelho de Mateus que nos exorta: " Jesus chamou perto de si uma criança, colocou-a no meio deles e disse: ‘Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus" (Mt 18, 2-3).

 

Sem comentários: