domingo, 19 de maio de 2024

O Espírito Santo é o protagonista de nossa vida e nos dá coragem, diz papa Francisco


Papa Francisco na missa da véspera de Pentecostes 2024 em Verona, Itália Papa Francisco na missa da véspera de Pentecostes 2024 em Verona, Itália | Daniel Ibáñez / ACI Prensa

O papa Francisco disse hoje (18), véspera da solenidade de Pentecostes, que será celebrada amanhã (19), que o Espírito Santo é o protagonista de nossa vida, que nos dá coragem e harmonia.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, depois de almoçar na Penitenciária de Montorio, o papa foi ao palácio episcopal para visitar a mãe idosa do bispo de Verona, dom Domenico Pompili.

O papa Francisco chegou por volta das 15h30 (horário local) ao estádio Marcantonio Bentegodi, onde fez um passeio de alguns minutos a bordo de um pequeno “papamóvel” e cumprimentou alguns dos fiéis, especialmente crianças e doentes que o aguardavam no local.

Homilia do papa Francisco na véspera de Pentecostes em Verona

Em sua homilia, completamente improvisada, o papa Francisco destacou que agora, como na época de são Paulo, muitas comunidades cristãs provavelmente não saberiam responder à pergunta “o que é o Espírito Santo?”.

O papa recordou que “uma vez, em uma missa para crianças, em um dia como este, o dia de Pentecostes, havia cerca de 200 crianças, eu perguntei: ‘Quem é o Espírito Santo?’. As crianças disseram: 'Eu, eu, eu'. Todas queriam responder. Eu disse: 'Você'. E ele me disse: 'É o paralítico', porque ele tinha ouvido Paráclito e disse paralítico”.

Francisco destacou que “o Espírito Santo é o protagonista de nossa vida. Ele é quem nos leva adiante, quem nos ajuda a seguir em frente, quem nos faz desenvolver a vida cristã. O Espírito Santo está dentro de nós”.

Depois de recordar que “todos nós recebemos, com o Batismo, o Espírito Santo e até mesmo, com a Confirmação, mais”, o papa Francisco destacou que “Espírito Santo nos dá a coragem de viver a vida cristã. E com essa coragem, ele muda nossa vida”.

O papa citou como exemplo os apóstolos em Pentecostes que “estavam todos fechados no cenáculo, com medo! O Espírito Santo veio, mudou seus corações, e eles saíram para pregar com coragem”.

O papa disse “o Espírito é o que nos salva do perigo de nos tornar todos iguais” e é aquele que dá harmonia à Igreja.

“Queridos irmãos e irmãs, este é o milagre de hoje: pegar homens covardes com medo e torná-los corajosos; fazer homens e mulheres de todas as culturas e torná-los uma unidade de todos", disse.

Depois de ressaltar que o Espírito “não faz guerra”, o papa encorajou a pedir à Virgem Maria que “nos dê a graça de receber o Espírito Santo; que ela, como mãe, nos ensine a receber o Espírito Santo”.

O agradecimento do bispo de Verona ao papa Francisco

Em suas palavras de agradecimento, o bispo de Verona, dom Domenico Pompili, recordou ao papa Francisco que “um provérbio popular diz que ‘não há sábado sem sol, não há mulher sem amor’. De fato, hoje é um esplêndido dia de sol e foi também um esplêndido dia porque encerra uma espera que gerou um encontro”.

“A mulher somos nós: é a Igreja de Verona, convocada em Pentecostes, para agradecê-lo por ter estado aqui hoje e por nos dar a alegria do Evangelho”, disse o bispo.

 

Sem comentários: