2 de nov de 2024 às 01:00
Hoje (2), Dia dos Fiéis Defuntos, um católico pode lucrar a indulgência plenária visitando um cemitério ou alguma igreja para rezar pela alma de algum familiar, amigo, ou alguma alma do purgatório.
Segundo o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8º de novembro, nas condições de costume”.
O diretório também diz que hoje um fiel pode lucrar a indulgência plenária só aplicável aos defuntos fazendo uma visita piedosa “em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos”. Durante a visita, o fiel deve recitar o Pai-Nosso e o Credo.
O Catecismo da Igreja Católica ensina que “a indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos”.
Segundo a Indulgentiarum Doctrina, sobre a doutrina das indulgências, a indulgência plenária só pode ser adquirida uma vez por dia e é preciso que o fiel cumpra com as três condições que são:
1- Fazer a confissão, rejeitando todo apego ao pecado, inclusive aos veniais. A confissão não precisa ser no mesmo dia, mas pode ser feita em dias próximos.
2- Participar da missa e receber a comunhão eucarística com a intenção da indulgência.
3- Rezar ao menos um
Pai-Nosso, Ave Maria e Glória pelas intenções do papa, ou outra oração
conforme a piedade e devoção do fiel.
(acidigital)
Sem comentários:
Enviar um comentário