quarta-feira, 11 de junho de 2014

Açores: Resplendor do Santo Cristo está em Lisboa


Peça emblemática do património religioso do arquipélago
 vai participar numa exposição do Museu Nacional de Arte Antiga
 Angra do Heroísmo, Açores, 11 jun 2014 (Ecclesia) – O resplendor do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das obras mais importantes do património religioso dos Açores, está em Lisboa para ser incluído numa exposição do Museu Nacional de Arte Antiga.
Segundo uma nota do gabinete de informação da Diocese de Angra, a peça chegou esta segunda-feira à capital portuguesa “escoltada por elementos da força de segurança, acompanhada por um elemento do Serviço Diocesano dos Bens Culturais da Igreja e por um técnico do Museu Nacional de Arte Antiga”.
“Tudo correu conforme estava previsto e dentro da normalidade, com os padrões de segurança definidos e exigíveis nestas situações”, adiantou o representante da Igreja Católica açoriana que acompanhou o resplendor.
A ida do artefacto para Lisboa implicou a assinatura de “um termo de responsabilidade, com a hora e data de saída, na presença do bispo de Angra”, D. António Sousa Braga.
Para o prelado, a participação da joia na exposição “Esplendor e Glória”, que vai estar patente no Museu Nacional de Arte Antiga entre julho e dezembro, “deve ser entendida como um testemunho da importância da devoção ao Santo Cristo dos Milagres”.
D. António Sousa Braga acredita que “o resplendor será mensageiro da dignidade da fé açoriana, alicerçada na partilha e na comunhão”.
“Além da sua dimensão religiosa”, tem também “um valor patrimonial, cultural e histórico que importa partilhar com toda a comunidade humana, seguindo de resto as orientações da Igreja”, sustentou.
 Em contrapartida à “cedência temporária da peça”, a Diocese de Angra assegurou junto do Museu Nacional de Arte Antiga a realização de “uma avaliação técnica e o estudo científico” do resplendor, com o recurso a “especialistas da área”.
Será ainda “executada uma limpeza por técnicos credenciados do Laboratório José de Figueiredo”, trabalho considerado “urgente e imprescindível à conservação deste bem patrimonial”.
A mostra “Esplendor e Glória” vai contar também com a presença de outras cinco peças de grande relevância no panorama religioso e cultural português: a custódia da Patriarcal, a custódia da Bemposta, a venere das cinco ordens de D. João V e o resplendor do Senhor dos Passos da Graça.
Os organizadores estimam que o certame, “de projeção internacional”, será visitado por cerca de 100 mil pessoas.

Agência Ecclesia 11 de Junho de 2014, às 16:29

GIDA/JCP



Sem comentários: