sábado, 14 de janeiro de 2017

Homilia da manhã do Papa: você não pode seguir Jesus parado


Na Casa Santa Marta, Francis diz que é melhor nos movimentarmos

Você não pode seguir Jesus parado ....

De acordo com a Rádio Vaticano, o Papa Francisco realçou isso aos fiéis durante a sua missa diária na Casa Santa Marta, ao refletir sobre o relato evangélico do paralítico que é abaixado do telhado da casa onde Jesus ensina.

Coisa Importante: Siga

Francisco destacou como as pessoas seguem Jesus por interesse próprio ou porque estão procurando conforto, admitindo que, mesmo se nenhuma intenção é totalmente pura ou perfeita, o importante é seguir a Jesus.

As pessoas foram atraídas para Ele por causa das "coisas que Ele disse e do modo como ele as disse. Eles o compreenderam. Ele os curou e muitas pessoas O seguiram para serem curados ".

Houve momentos, disse o Papa Francisco, quando Jesus admoestou as pessoas que estavam mais interessadas em seu próprio bem-estar do que na Palavra de Deus.

Não olhando a vida da varanda

Havia outras vezes, acrescentou o Papa, quando as pessoas queriam fazer o Rei de Jesus ", pensando que Ele era" o perfeito político! "" Mas eles estavam errados e Jesus foi embora e se escondeu ". Mesmo assim, o Senhor deixou que alguém o seguisse porque Ele sabia que todos nós somos pecadores. "

O maior problema, lamentou Francisco, "não foi com aqueles que seguiram Jesus", mas com aqueles que ficaram onde estavam.

Francisco reiterou como seguir Jesus, não podemos ficar quietos e devemos estar prontos para correr riscos.

Voltando à leitura do Evangelho do dia, o Papa Francis disse que "os homens que fizeram um buraco no telhado correram um risco". Eles arriscaram o proprietário da casa processando-os e levando-os ao tribunal para pagar os danos. Estavam prontos para arriscar porque "queriam ir a Jesus".

"A mulher que estava doente correu um risco quando tocou furtivamente a bainha do manto de Jesus: arriscou-se a ser ridicularizada. Mas ela arriscou: porque queria ser curada ", ela queria chegar a Jesus. Lembra-te da cananéia.

"As mulheres correm o risco mais do que os homens!" Francis disse, observando: "É verdade: eles são melhores nisso! Temos de admitir isso.

Seguindo Jesus, prosseguiu o Papa, "não é fácil, mas é maravilhoso! E é sempre um risco ". Há momentos, disse ele, quando arriscamos "ser ridículos". Mas alcançamos o que conta: "nossos pecados são perdoados".

Sob qualquer pedido que estejamos fazendo, seja para uma boa saúde ou para uma solução para um problema, "existe o desejo de ser curado em espírito, de ser perdoado". Todos nós sabemos que somos pecadores, disse o Papa Francisco, "e é por isso que seguimos Jesus: para encontrá-Lo. Então assumimos riscos.

Pergunte a si mesmo

O Santo Padre, então, perguntou aos presentes:

"Eu me arrisco, ou eu sigo Jesus de acordo com as regras da minha companhia de seguros?" Francis disse que se este é o seu estilo, não é uma maneira de segui-Lo, porque você não acaba se movendo, assim como aqueles que juiz.

Seguimos Jesus porque precisamos de algo, ou o seguimos porque estamos prontos para arriscar? "

Francisco enfatizou que isso é fé, ou seja, "confiar em Jesus, ter fé em Jesus. E com esta fé Nele, esses homens cortaram um buraco no telhado e baixaram a maca para baixo na frente de Jesus para que ele pudesse curar o doente ".

"Coloco minha fé em Jesus?", Perguntou o Papa.

"Confio minha vida a Jesus? Estou andando atrás de Jesus, mesmo que às vezes pareça ridículo? Ou estou sentado imóvel, observando o que os outros estão fazendo? "Estou assistindo a vida com uma alma estática," com uma alma fechada de amargura e falta de esperança? "

O Papa Francis concluiu, dizendo que nós devemos cada um fazer-nos hoje estas perguntas.


radiovaticana

 

Sem comentários: