quinta-feira, 13 de julho de 2017

Os desafios do apostolado do mar

​Em outubro o congresso mundial dedicado à pesca

10 de Julho de 2017


Terá lugar em outubro em Kaohsiung, Taiwan, o XXIV congresso mundial do apostolado do mar, dedicado à pesca e aos pescadores, anunciou o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, prefeito do dicastério para o serviço do desenvolvimento humano integral, na mensagem enviada a 9 de julho aos capelães e aos voluntários que se ocupam desta atividade pastoral específica, por ocasião do anual Domingo do mar.
Depois de ter recordado que na vida diária são utilizados continuamente «numerosos objetos e produtos que, num determinado momento da sua viagem, foram transportados em navios», o purpurado observou que «é difícil imaginar por detrás destes objetos os rostos dos muitos marinheiros que garantiram uma navegação tranquila a fim de que os navios pudessem descarregar as suas mercadorias nos portos». Eis então a importância da celebração do Domingo do mar, que constitui um verdadeiro convite «a reconhecer e a exprimir a nossa gratidão a esta força de trabalho composta por mais de um milhão e meio» de pessoas, a maior parte das quais provém dos países em vias de desenvolvimento. Graças ao trabalho difícil e aos sacrifícios dos marinheiros, a vida diária para todos é «mais confortável pois eles transportam, de um país para outro através dos oceanos, cerca de 90 por cento de mercadorias de todo o tipo».
Embora o seu contributo seja essencial para a economia mundial global, evidenciou o cardeal Turkson, «são inúmeras as dificuldades e muitos os desafios que estas pessoas devem enfrentar e que influenciam a sua vida e dignidade». Ao enumerá-los o prefeito do dicastério do Vaticano pôs em primeiro lugar os sacrifícios pessoais a nível afetivo e os vínculos familiares: «Não obstante os grandes progressos alcançados no campo tecnológico, que melhoraram a comunicação entre os marinheiros e os seus entes queridos, os longos meses passados longe da família continuam a representar um sacrifício enorme, que com frequência se repercute negativamente» na vida familiar. Em particular «as mães ficam sozinhas e são obrigadas a desempenhar múltiplos papéis na educação dos filhos que crescem com o pai sempre ausente». Por isso é importante que no nosso ministério pastoral os capelães do mar prestem atenção particular a estas realidades «favorecendo e apoiando a criação de grupos de esposas para ajuda e assistência recíprocas».
Até a utilização das redes sociais pode revelar-se uma faca de dois gumes: de facto, «permite que os membros da tripulação mantenham contacto com muitas pessoas no mundo inteiro»; mas ao mesmo tempo eles podem acabar por viver «separados e isolados uns dos outros», porque durante as longas horas de navegação «cada um vive no seu mundo virtual no qual procura refúgio durante os momentos livres». Consequentemente, a função dos sacerdotes e religiosos, de forma especial durante as visitas a bordo, «é procurar criar uma “conexão humana” e reforçar a “comunicação humana” entre os membros da tripulação a fim de evitar a solidão, o isolamento e a depressão». Fatores que, foi a vigorosa denúncia contida na mensagem, «podem levar ao suicídio». De acordo com um recente estudo publicado na Grã-Bretanha pelo P&I Club, esta «resulta ser a principal causa de morte entre os marinheiros».
(osservatoreromano)



Sem comentários: