segunda-feira, 24 de maio de 2021

O Terço de 24 de maio no martirizado Mianmar


A maratona de oração nos santuários pelo fim da pandemia chega a Nossa Senhora de Lourdes em Nyaunglebin, em Mianmar, com intenção especial por todos os que garantem os serviços essenciais. A proximidade do Papa com um país devastado pela guerra civil.


Jane Nogara - Vatican News


Trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio em uma maratona de oração com o tema: "De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus", para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho. Hoje dia 24 de maio, a oração do Terço será no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes em Nyaunglebin, em Mianmar com intenção especial por todos os que garantem os serviços essenciais. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.


Papa: uma Ave-Maria para Mianmar


O Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes em Nyaunglebin, em Mianmar, foi o último a ser incluído entre as igrejas participantes da maratona de oração promovida pelo Papa para invocar o fim da pandemia. O país asiático, como sabemos, é infelizmente cenário de uma guerra civil sangrenta, e o Rosário diário representa um ponto de união da pequena comunidade católica local. O Papa recordou isto durante o Regina Coeli no dia 2 de maio passado: "Há uma iniciativa que me é muito cara: a da Igreja birmanesa, que nos convida a rezar pela paz reservando uma Ave Maria do Rosário diário para Mianmar. Cada um de nós se volta para nossa Mãe quando estamos em necessidade ou dificuldade: este mês pedimos a nossa Mãe do Céu para falar ao coração de todos os responsáveis de Mianmar, para que eles encontrem a coragem de percorrer o caminho do encontro, da reconciliação e da paz".


Santuário


Inspirado na igreja francesa de mesmo nome, o santuário birmanês de Nossa Senhora de Lourdes está localizado em Nyaunglebin, a cerca de cem quilômetros de Yangon, a capital de Mianmar, ao longo da estrada principal para Mandalay, a segunda cidade do estado. É o destino de celebrações e peregrinações impressionantes. Especialmente em 11 de fevereiro, quando a Igreja celebra a Virgem de Lourdes, cuja devoção está ligada à presença dos padres missionários franceses que aqui chegaram em 1902, construindo uma missão que se tornou um ponto de referência para as aldeias que gravitam ao seu redor. Hoje existe também um centro nacional de peregrinação mariana.

 

(vaticannews)


Sem comentários: