domingo, 30 de maio de 2021

Angelus: Solenidade da Santíssima Trindade - Domingo, 30 de maio de 2021 (Texto)


PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro

Solenidade da Santíssima Trindade - Domingo, 30 de maio de 2021

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nesta festa em que celebramos Deus: o mistério de um só Deus, e este Deus é o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Três pessoas, mas Deus é um! O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito é Deus, mas eles não são três deuses: ele é um Deus em três Pessoas. É um mistério que Jesus Cristo nos revelou: a Santíssima Trindade. Hoje paramos para celebrar esse mistério, porque Gente não é adjetivo de Deus, não. Eles são pessoas reais, diferentes, diferentes; não são - como dizia aquele filósofo - “emanações de Deus”, não, não! Eles são pessoas. Ali está o Pai, a quem rezo com o Pai Nosso; ali está o Filho, que me deu redenção, justificação; existe o Espírito Santo, que habita em nós e habita a Igreja. E isso fala ao nosso coração, porque o encontramos encerrado naquela expressão de São João que resume toda a Revelação:1 Jo 4 : 8-16). O Pai é amor, o filho é amor, o Espírito Santo é amor. E na medida em que é amor, Deus, sendo um e único, não é solidão, mas comunhão, entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Porque o amor é essencialmente um dom de si, e em sua realidade original e infinita é o Pai que se doa gerando o Filho, que por sua vez se doa ao Pai e seu amor mútuo é o Espírito Santo, vínculo de sua unidade. . Não é fácil entender, mas você pode viver esse mistério, todos nós, você pode viver muito.

Este mistério da Trindade nos foi revelado pelo próprio Jesus. Ele nos fez conhecer a face de Deus como um Pai misericordioso; apresentou-se, verdadeiro homem, como Filho de Deus e Verbo do Pai, Salvador que dá a vida por nós; e ele falou do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho, Espírito da Verdade, Espírito Paráclito - falamos no domingo passado desta palavra “Paráclito” - isto é, Consolador e Advogado. E quando Jesus apareceu aos Apóstolos depois da sua ressurreição, Jesus os enviou para evangelizar «todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» ( Mt 28,19).

A festa de hoje, portanto, faz-nos contemplar este maravilhoso mistério de amor e de luz, de onde viemos e para o qual se orienta o nosso caminho terrestre.

________________________________________

Saúdo calorosamente todos vós, vindos de Roma, da Itália e de outros países. Vejo que existe Canadá, Colômbia ... Devemos orar pela Colômbia! E lá também está a Polónia, e aqui outros países… Saúdo todos vós! Em particular, as confirmações da paróquia do Sacro Mártir Romano. Saúdo os peregrinos polacos e abençoo os participantes na grande peregrinação ao Santuário mariano de Piekary Śląskie. E, como de costume, saúdo os filhos da Imaculada Conceição.

Desejo a todos um feliz domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!


© Copyright - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: