domingo, 23 de maio de 2021

SOLENIDADE DE PENTECOSTES (Texto)

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

PAPA FRANCESCO

REGINA CAELI

Praça de São Pedro,

domingo, 23 de maio de 2021

________________________________________

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O livro dos Atos dos Apóstolos (cf. 2,1-11) narra o que aconteceu em Jerusalém cinquenta dias depois da Páscoa de Jesus, os discípulos reunidos no Cenáculo e com eles a Virgem Maria. O Senhor ressuscitado disse-lhes que ficassem na cidade até que recebessem o dom do Espírito do alto. E isto se manifestou com um "rugido" que de repente veio do céu, como um "vento impetuoso" que encheu a casa onde estavam (cf. v. 2). É, portanto, uma experiência real, mas também simbólica. Uma coisa que aconteceu, mas também nos dá uma mensagem simbólica para a vida.

Essa experiência revela que o Espírito Santo é como um vento forte e livre, ou seja, nos traz força e nos traz liberdade: vento forte e livre. Não pode ser controlado, interrompido ou medido; nem prevê sua direção. Não se deixa enquadrar nas nossas necessidades humanas - procuramos sempre enquadrar as coisas - não se deixa enquadrar nos nossos padrões e nos nossos preconceitos. O Espírito procede de Deus Pai e de seu Filho Jesus Cristo e irrompe sobre a Igreja, irrompe sobre cada um de nós, dando vida à nossa mente e ao nosso coração. Como diz o Credo: “Ele é Senhor e dá vida”. Ele tem senhorio porque ele é Deus e dá vida.

No dia de Pentecostes, os discípulos de Jesus ainda estavam confusos e com medo. Eles ainda não tiveram coragem de sair. E também nós, às vezes, preferimos ficar dentro das paredes protetoras de nossos ambientes. Mas o Senhor sabe como nos alcançar e abrir as portas do nosso coração. Ele envia o Espírito Santo sobre nós que nos envolve e vence todas as nossas hesitações, derruba nossas defesas, desmonta nossas falsas certezas. O Espírito nos torna novas criaturas, como fez naquele dia com os Apóstolos: ele nos renova, novas criaturas.

Eles, depois de receberem o Espírito Santo, não eram mais os mesmos de antes - ele os mudou - mas eles saíram, saíram sem medo e começaram a pregar Jesus, a pregar que Jesus ressuscitou, que o Senhor está conosco, de forma que todos os entendessem em sua própria língua. Por ser universal, o Espírito não tira as diferenças culturais, as diferenças de pensamento, não, é para todos, mas cada um o entende na sua cultura, na sua língua. O Espírito muda o coração, amplia os olhos dos discípulos. Permite-lhes comunicar a todos as grandes obras de Deus, sem limites, ultrapassando os limites culturais e religiosos dentro dos quais pensavam e viviam. Os Apóstolos permitem-lhes chegar ao próximo, respeitando as suas possibilidades de escuta e compreensão, na cultura e na língua de cada um (vv. 5-11). Em outras palavras, o Espírito Santo coloca diferentes pessoas em comunicação, realizando a unidade e universalidade da Igreja.

E hoje essa verdade nos diz muito, essa realidade do Espírito Santo, onde na Igreja existem pequenos grupos que estão sempre buscando a divisão, para se separar dos outros. Este não é o Espírito de Deus, o Espírito de Deus é harmonia, é unidade, une diferenças. Um bom cardeal, que foi arcebispo de Gênova, costumava dizer que a Igreja é como um rio: o importante é ficar dentro; se você ficar um pouco daquele lado e um pouco daquele outro, não importa, o Espírito Santo cria a unidade. Ele usou a figura do rio. O importante é ficar na unidade do Espírito e não olhar para as coisinhas que você é um pouco deste lado e um pouco daquele lado, ore desta ou daquela forma ... Isso não é de Deus A Igreja é para todos, para todos, como o Espírito Santo mostrou no dia de Pentecostes.

Hoje pedimos à Virgem Maria, Mãe da Igreja, que interceda para que o Espírito Santo desça em abundância e encha o coração dos fiéis e acenda em todos o fogo do seu amor.

________________________________________

Depois da Regina Caeli

Queridos irmãos e irmãs!

Confio a situação da Colômbia, que continua preocupante, à oração de todos vós. Nesta solenidade de Pentecostes, rezo para que o querido povo colombiano saiba acolher os dons do Espírito Santo, para que, através de um diálogo sério, possam ser encontradas soluções justas para os numerosos problemas que padecem sobretudo os mais pobres, devido à pandemia. Peço a todos que evitem, por razões humanitárias, comportamentos prejudiciais à população no exercício do direito ao protesto pacífico.

Oramos também pelo povo da cidade de Goma, na República Democrática do Congo, que foi forçado a fugir devido à erupção do grande vulcão Nyiragongo.

Os fiéis católicos na China celebrarão amanhã a festa da Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxiliadora dos Cristãos e padroeira celeste de seu grande país. A Mãe do Senhor e da Igreja é venerada com particular devoção no Santuário de Sheshan, em Xangai, e é invocada com assiduidade pelas famílias cristãs nas provações e esperanças da vida quotidiana. Como é bom e necessário que os membros de uma família e de uma comunidade cristã estejam cada vez mais unidos no amor e na fé! Deste modo, pais e filhos, avós e filhos, pastores e fiéis podem seguir o exemplo dos primeiros discípulos que, na solenidade de Pentecostes, foram unânimes na oração com Maria à espera do Espírito Santo. Portanto, eu os convido a acompanhar com fervorosa oração os fiéis cristãos na China, nossos queridos irmãos e irmãs, que mantenho no fundo do meu coração. O Espírito Santo, protagonista da missão da Igreja no mundo, os oriente e os ajude a serem portadores da boa nova, testemunhas do bem e da caridade e construtores da justiça e da paz na sua pátria.

E falando da festa de amanhã, Maria Auxiliadora, um pensamento aos Salesianos, que tanto trabalham, tanto na Igreja pelos mais distantes, pelos mais marginalizados, pelos jovens. O Senhor os abençoe e os leve adiante com tantas santas vocações!

O ano Laudato Si ' termina amanhã . Agradeço a todos aqueles que participaram de inúmeras iniciativas em todo o mundo. É um caminho que devemos seguir juntos, ouvindo o grito da Terra e dos pobres. Por isso, a "Plataforma Laudato si ' " começará de imediato , um percurso operacional de sete anos que guiará famílias, comunidades paroquiais e diocesanas, escolas e universidades, hospitais, empresas, grupos, movimentos, organizações, institutos religiosos a assumir um estilo de vida sustentável . E os melhores votos aos numerosos animadores que hoje recebem o mandato de difundir o Evangelho da Criação e de cuidar da nossa casa comum.

Saúdo cordialmente todos vós, vindos de Roma, da Itália e de outros países. Vejo Polônia, México, Chile, Panamá e muitos outros aqui ... Vejo bandeiras lá: Colômbia. Obrigado por estar presente! Em particular, saúdo os jovens do Movimento dos Focolares ... Estes Focolares são barulhentos! E os participantes da “Caminhada da amizade com as forças da ordem”.

Desejo a todos um feliz domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus. Muitas saudações para você!


________________________________________

© Copyright - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: