Diana Lobo Corgas
No passado dia 9 de maio, teve início o ano escutista 2020/2021 do Agrupamento 1165 da Brandoa, na igreja paroquial. Durante cerca de um ano, vimo-nos obrigados a fechar portas ao escutismo em sede e em campo. Nunca deixámos de ser escuteiros porque “o dever do escuta começa em casa”, mas sentíamos necessidade de poder crescer com os nossos irmãos escutas e caminhar rumo ao Homem Novo, juntos.
Assim, foi uma alegria imensa poder retomar o escutismo – agora com as devidas precauções e privilegiando o contacto com a natureza – e reiniciar mais um ano. Muitas cerimónias estavam pendentes, como promessas, investiduras e passagens de secção, pelo que optámos por iniciar o ano com a concretização destas cerimónias na igreja, numa celebração da palavra dirigida pelo Assistente, o Padre Francisco. Como referiu na sua homilia, apesar de termos apenas dois meses para fazer escutismo, “que o façamos de forma intensa”, lembrando-nos do exemplo do beato Carlos Acutis que teve uma vida curta, mas intensa e de íntima relação com Deus.
Deixo ainda o meu testemunho acerca das investiduras de dirigente que tiveram lugar no m da cerimónia. Eu e a Inês Amaral, minha companheira e amiga de longa data, após três anos de iniciarmos o PIF (Percurso Inicial de Formação), pudemos, por m, substituir o nosso lenço vermelho de Caminheiras e Noviças a Dirigente pelo lenço verde-escuro. Já integradas desde os 22 anos nas equipas de animação, te- mos vindo a descobrir a beleza do escutismo aos olhos dos dirigentes adultos, que têm como missão guiar e auxiliar os jovens no seu percurso de formação. É com grande orgulho que faço hoje parte da família dos dirigentes do CNE. Sei que não será uma tarefa fácil, é necessário investir muito do nosso tempo na educação dos jovens, mas sei que com Deus chegaremos longe. Pretendemos, sobretudo, servir Deus, a paróquia e o agrupamento nesta missão que nos foi confiada.
Rezem por nós e pelo nosso agrupamento.
Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus Brandoa
Edição mensal No 6 - junho 2021 - ano XXVII Distribuição gratuita
Boletim Paroquial
Sem comentários:
Enviar um comentário