terça-feira, 15 de junho de 2021

Curiosidades Bíblicas ... e não só!


– A casa de Pedro em Cafarnaum 

Eduardo Martins 

 


Quantas vezes nos questionamos e sentimos curiosidade sobre como era a vida dos discípulos e dos primeiros cristãos, onde viviam e como se reuniam? 

As escavações arqueológicas realizadas em Cafarnaum, pequena cidade localizada na margem noroeste do Lago Tiberíades e onde, ainda hoje, é possível reviver a vida pública de Jesus e dos Apóstolos, trouxeram a descoberta da casa de Pedro, facto muito relevante, pois ajuda-nos a compreender muitos aspetos da vida à data. Debaixo das ruínas de uma basílica bizantina do século V, a cerca de um metro e meio de profundidade, veio à luz alguns restos de habitações que remontam ao século I d.C.. Esses restos      agrupavam-se em redor de uma casa maior, reconhecida como sendo a de Pedro, graças aos muitos sinais religiosos que aí se encontraram. 

Já no século I a casa de Pedro tinha sido transformada pela comunidade judeo-cristã numa domus ecclesia, lugar de encontro para muita gente, sobretudo para os discípulos, bem como local de ensino da fé cristã, estando decorada com gravuras que relatam testemunhos de fé, permanecendo separada das outras casas por meio de um recinto sagrado. A casa de Pedro foi e é testemunho do hábito da comunidade cristã primitiva, que se reunia em casas privadas, a qual, além de local de vida em família, depressa se tornou também local de encontros entre os cristãos e de celebração da liturgia. 

Impressionantes as palavras de frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, quando celebrou a Santa Missa na semana em que os textos bíblicos relembraram o discurso de Jesus sobre o pão da vida pronunciado na Sinagoga. Reproduzimos aqui uma parte que nos mostra o elevadíssimo interesse deste lugar e desta cidade: 

“Estamos na casa de Pedro e das janelas deste santuário podemos vislumbrar o lugar onde Jesus fez o seu discurso eucarístico, relatado no capítulo sexto do Evangelho segundo João. É um discurso que segue o grande sinal da multiplicação dos pães e dos peixes. [...] Igualmente significativa é a sinagoga porque é o lugar onde, de acordo com o capítulo 6 do Evangelho de João, Jesus faz aquele belíssimo discurso [...] onde se apresenta como o pão da vida, e o pão dado por seu Pai, e que o acolhe, a vida que o Pai dá por meio dele e, portanto, torna-se o discurso da promessa eucarística que hoje celebramos. E torna-se um convite a acolher Jesus na sua palavra e na Eucaristia para poder receber dele o dom do Espírito, porque é o Espírito como diz Jesus no cap. 6 de João - que é Senhor e dá vida. Há também o lago, outro lugar extremamente significativo a poucos passos de distância, porque o lago em si é um grande santuário: Toda essa área tem um significado extraordinário, e quando lemos as páginas dos evangelhos e podemos visitar estes lugares, é como se pudéssemos ouvir Jesus e os apóstolos, que de alguma forma estão vivos e falam e ainda hoje...”. 

Um fortíssimo convite para um dia visitarmos Cafarnaum. 


Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus Brandoa 

Edição mensal
No 6 - junho 2021 - ano XXVII Distribuição gratuita 


Sem comentários: