terça-feira, 29 de junho de 2021

Angelus 20 Junho 2021 (Texto)

 SOLENIDADE DE SANTOS PEDRO E PAULO

PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro

terça-feira, 29 de junho de 2021



Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No coração do Evangelho da liturgia hodierna ( Mt 16,13-19), o Senhor faz aos discípulos uma pergunta decisiva: "Quem vocês dizem que eu sou?" (v. 15). Esta é a pergunta crucial que Jesus nos repete também hoje: «Quem sou eu para ti?». Quem sou eu para você , que aceitou a fé, mas ainda tem medo de se aprofundar na minha Palavra? Quem sou eu para você , que é cristão há muito tempo, mas, exausto pelo hábito, perdeu o seu primeiro amor? Quem sou eu para você , que está passando por um momento difícil e precisa se sacudir para começar de novo? Jesus pergunta: Quem sou eu para você ? Vamos dar a ele uma resposta hoje, mas uma resposta que vem do coração. Todos nós, vamos dar a ele uma resposta que vem do coração.

Antes dessa pergunta, Jesus fez outra aos discípulos: "Quem as pessoas dizem que eu sou?" (cf. v. 13). Era uma pesquisa para registrar as opiniões sobre Ele e a fama que gozava, mas a notoriedade não interessa a Jesus, não foi essa pesquisa. Então, por que ele fez essa pergunta? Para sublinhar uma diferença, que é a diferença fundamental da vida cristã . Há quem fique com a primeira pergunta, com opiniões, e fale de Jesus ; e há aqueles que, por outro lado, falam com Jesus, trazendo-lhe vida, entrando em relação com ele, fazendo a passagem decisiva. Isso interessa ao Senhor: estar no centro do nosso pensamento, ser o ponto de referência dos nossos afetos; ser, em suma, o amor da nossa vida. Não as opiniões que temos sobre Ele: Ele não se importa. Ele está interessado em nosso amor, se Ele estiver em nosso coração.

Os santos que celebramos hoje fizeram essa transição e se tornaram testemunhas . A passagem da opinião para ter Jesus no coração: testemunhas. Eles não eram admiradores , mas sim imitadoresde Jesus, não eram espectadores, mas protagonistas do Evangelho. Eles não acreditavam em palavras, mas em ações. Pedro não falava de missão, vivia a missão, era pescador de homens; Paulo não escreveu livros cultos, mas as cartas viveram, enquanto viajava e testificava. Ambos dedicaram suas vidas ao Senhor e aos irmãos. E eles nos provocam. Porque corremos o risco de ficar na primeira questão: dar opiniões e opiniões, ter grandes ideias e dizer belas palavras, mas nunca nos colocarmos na linha. E Jesus quer que nos envolvamos. Quantas vezes, por exemplo, dizemos que gostaríamos de uma Igreja mais fiel ao Evangelho, mais próxima do povo, mais profética e missionária, mas então, na prática, não fazemos nada! É triste ver que tantos falam, comentam e debatem, mas poucos testemunham. As testemunhas não se perdem nas palavras, mas dão frutos. As testemunhas não reclamam dos outros e do mundo, mas começam por si mesmas. Eles nos lembram queDeus não deve ser demonstrado, mas mostrado , com o testemunho de alguém; não anunciado com proclamações, mas testemunhado pelo exemplo. Isso é chamado de "colocar a vida em risco".

No entanto, olhando para a vida de Pedro e Paulo, pode surgir uma objeção: ambos foram testemunhas, mas nem sempre exemplares: eram pecadores! Pedro negou Jesus e Paulo perseguiu os cristãos. Mas - aqui está o ponto - eles também testemunharam suas quedas. São Pedro, por exemplo, poderia ter dito aos evangelistas: "Não escrevam os erros que cometi", faça um Evangelho por esporte. Mas não, sua história sai nua, sai crua dos Evangelhos, com todas as suas misérias. O mesmo faz São Paulo, que em suas cartas fala sobre erros e fraquezas. É aqui que começa o testemunho: da verdade sobre si mesmo, da luta contra a própria duplicidade e falsidade. O Senhor pode fazer grandes coisas por nosso intermédio quando não temos o cuidado de defender nossa imagem, mas somos transparentes com Ele e com os outros. Hoje, queridos irmãos e irmãs, o Senhor nos desafia. E sua pergunta é a mesma: quem sou eu para você? Ele cava nisso. Por meio de suas testemunhas Pedro e Paulo, ele nos exorta a largar as máscaras, a renunciar às meias medidas, às desculpas que nos tornam mornos e medíocres. Que Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos, nos ajude nisso. Que o desejo de dar testemunho de Jesus se acenda em nós.

______________________

APÓS ANGELUS

Queridos irmãos e irmãs ,

Depois de amanhã, quinta-feira , 1 de julho, acontecerá aqui no Vaticano um dia especial de oração e reflexão pelo Líbano . Juntamente com os Chefes de todas as Igrejas presentes na Terra dos Cedros, deixar-nos-emos inspirar pela Palavra da Escritura que diz: «O Senhor Deus tem planos para a paz» ( Jr 29,11). Convido a todos a se juntarem a nós espiritualmente, orando para que o Líbano se recupere da grave crise que atravessa e mostre ao mundo sua face de paz e esperança mais uma vez.

No dia 1º de julho, comemora-se 160 anos da primeira edição do "L'Osservatore Romano", o "jornal do partido", como o chamo. Muitas felicidades e muito obrigado pelo seu serviço. Continue seu trabalho com fidelidade e criatividade.

E hoje, para nós, é um aniversário que toca o coração de todos nós: há 70 anos, o Papa Bento XVI foi ordenado sacerdote. [aplausos] A você Bento, querido pai e irmão, vão nosso carinho, nossa gratidão e nossa proximidade. Ele mora no mosteiro, um lugar que queria hospedar comunidades contemplativas aqui no Vaticano, para rezar pela Igreja. Atualmente é contemplativo do Vaticano, que passa a vida orando pela Igreja e pela diocese de Roma, da qual é bispo emérito. Obrigado, Bento, querido pai e irmão. Obrigado pelo seu testemunho credível. Obrigado pelo teu olhar continuamente voltado para o horizonte de Deus: obrigado!

Saúdo de coração todos vós, peregrinos da Itália e de vários países; mas hoje dirijo-me aos Romanos de uma forma especial, na festa dos nossos Santos Padroeiros. Eu os abençoo, queridos romanos! Desejo à cidade de Roma tudo de bom: que, graças ao empenho de todos vós, de todos os cidadãos, que seja habitável e acolhedora, que ninguém seja excluído, que se cuide das crianças e dos idosos, que aí é trabalho e que seja digno, que os pobres e os menores estejam no centro dos projetos políticos e sociais. Eu oro por isso. E também vós, queridos fiéis de Roma, rogai pelo vosso Bispo. Obrigada.

Feliz festa a todos! Bom almoço e adeus.


(vatican.va)

Sem comentários: