domingo, 19 de setembro de 2021

ANGELUS (Texto)

 PAPA FRANCESCO

ANGELUS

Praça de São Pedro,

domingo, 19 de setembro de 2021


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho da liturgia hodierna ( Mc 9,30-37) narra que, a caminho de Jerusalém, os discípulos de Jesus discutiram quem «entre eles era o maior» (v. 34). Depois, Jesus dirigiu-lhes uma frase forte, válida também para nós hoje: «Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos» (v. 35). Se você quer ser o primeiro, precisa fazer fila, ser o último e servir a todos. Por meio dessa frase lapidar, o Senhor inaugura uma reversão: ele derruba os critérios que marcam o que realmente importa. O valor de uma pessoa não depende mais do papel que ela desempenha, do sucesso que tem, do trabalho que faz, do dinheiro no banco; não, não, não depende disso; grandeza e sucesso, aos olhos de Deus, têm um padrão diferente: eles são medidos emserviço . Não no que você tem , mas no que você dá . Você quer se destacar? Servir. Este é o caminho.

Hoje a palavra "serviço" parece um pouco desbotada, gasta pelo uso. Mas no Evangelho tem um significado preciso e concreto. Servir não é uma expressão de cortesia: é fazer como Jesus , que, resumindo a sua vida em poucas palavras, disse que veio «não para ser servido, mas para servir» ( Mc10,45). Assim disse o Senhor. Portanto, se queremos seguir Jesus, devemos seguir o caminho que ele mesmo traçou, o caminho do serviço. Nossa fidelidade ao Senhor depende de nossa disposição para servir. E isso, sabemos, custa dinheiro, porque "tem gosto de cruz". Mas, à medida que aumenta o cuidado e a disponibilidade para com os outros, tornamo-nos mais livres interiormente, mais semelhantes a Jesus. Quanto mais servimos, mais sentimos a presença de Deus. Principalmente quando servimos aqueles que não têm nada para nos devolver, os pobres, abraçando suas dificuldades e necessidades, com terna compaixão: e aí descobrimos que, por sua vez, somos amados e abraçados por Deus.

Jesus, precisamente para ilustrar isso, depois de ter falado do primado do serviço , faz um gesto. Vimos que os gestos de Jesus são mais fortes do que as palavras que ele usa. E qual é o gesto? Ele pega uma criança e a coloca entre os discípulos, no centro, no lugar mais importante (cf. v. 36). A criança, no Evangelho, não simboliza tanto a inocência quanto a pequenez. Porque os pequenos, como as crianças, dependem dos outros, dos adultos, eles precisam receber. Jesus abraça aquela criança e diz que quem acolhe um pequeno, uma criança, o acolhe (cf. v. 37). Em primeiro lugar, aqui está a quem servir: quem precisa receber e não tem que retribuir. Para servir a quem precisa receber e não tem que retribuir. Acolhendo quem está à margem, abandonado, acolhemos Jesus, porque Ele está aí . E em um pequeno, em um homem pobre a quem servimos, nós também recebemos o terno abraço de Deus.

Queridos irmãos e irmãs, desafiados pelo Evangelho, perguntemo-nos: Eu, que sigo Jesus, me interesso por quem é mais abandonado? Ou, como os discípulos naquele dia, estou procurando gratificação pessoal? Eu entendo a vida como uma competição para abrir espaço para mim mesmo às custas dos outros ou acho que se destacar significa servir? E, concretamente: dedico tempo a alguns "pequeninos", a uma pessoa que não tem meios para retribuir? Eu cuido de alguém que não pode me devolver ou apenas de meus parentes e amigos? Essas são perguntas que podemos nos fazer.

A Virgem Maria, humilde serva do Senhor, nos ajude a compreender que o serviço não nos diminui, mas nos faz crescer. E que há mais alegria em dar do que em receber (cf. Atos 20:35).

______________________________________________

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs ,

Estou perto das vítimas das enchentes que ocorreram no estado de Hidalgo, no México, especialmente dos enfermos que morreram no hospital em Tula e suas famílias.

Desejo assegurar minhas orações pelas pessoas que estão injustamente detidas em países estrangeiros. Infelizmente, existem vários casos, com causas diferentes e às vezes complexas; Espero que, no cumprimento zeloso da justiça, essas pessoas possam regressar à sua pátria o mais rapidamente possível.

Saúdo todos vós, romanos e peregrinos de vários países - polacos, eslovacos, de Honduras… Muito bem! -: famílias, grupos, associações e fiéis individuais. Em particular, saúdo os Confirmados de Scandicci e da Associação dos Alunos do Servo de Deus Padre Gianfranco Maria Chiti, Frade Capuchinho cujo centenário se celebra.

O meu pensamento dirige-se a todos os que se reuniram no Santuário de La Salette, na França, em memória do 175º (cento e setenta e cinco) aniversário da aparição de Nossa Senhora, que se revelou aos prantos a dois rapazes. As lágrimas de Maria fazem pensar nas lágrimas de Jesus em Jerusalém e em sua angústia no Getsêmani. São um reflexo da dor de Cristo pelos nossos pecados e um apelo sempre oportuno a nos entregarmos à misericórdia de Deus.

Desejo a todos um feliz domingo. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus! Parabéns rapazes da Imaculada Conceição!



Copyright © Dicastério de Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: