quinta-feira, 23 de setembro de 2021

HOMILIA DO SANTO PADRE (texto)

 MASSA CONCELEBRADA COM PARTICIPANTES DA ASSEMBLÉIA PLENÁRIA DO

CONSELHO CONFERÊNCIAS DOS BISPOS EUROPEUS

HOMILIA DO SANTO PADRE FRANCIS

St. Pedro - Altar da Catedral

Quinta-feira, 23 de setembro de 2021


São três os verbos que a Palavra de Deus nos propõe hoje que nos desafiam como cristãos e pastores na Europa: refletir, reconstruir, ver.

O Senhor nos convida a refletir antes de tudo por meio do profeta Haggenus: "Pense bem nas suas ações!" Ele diz ao povo duas vezes ( Ag1, 5. 7). Que aspectos de seu comportamento o povo de Deus deve considerar? Ouçamos o que o Senhor diz: "É uma boa hora para vocês repousarem em casas de azulejos enquanto esta casa está em ruínas?" (v. 4). O povo, tendo voltado do exílio, estava ocupado arrumando suas casas. E agora ele se contenta em sentar-se confortável e silenciosamente em casa enquanto o templo de Deus está em ruínas e ninguém o está reconstruindo. Este convite à reflexão é um desafio para nós: de facto, também hoje na Europa, nós, cristãos, somos tentados a sentir-nos bem nas nossas estruturas, nas nossas casas e nas nossas igrejas, na nossa segurança, dada pelas tradições, contentes com um certo consenso. ... enquanto os templos ao nosso redor se esvaziam e Jesus se torna cada vez mais esquecido.

Considere: Quantas pessoas não sentem mais fome e sede de Deus! Não porque sejam maus, não, mas porque não há quem desperte neles a sede de fé e acenda aquela sede que existe no coração do homem: aquela "sede inata e eterna" de que fala Dante Alighieri ( Paraíso , II, 19) e que a ditadura do consumismo está tentando extinguir, uma ditadura que é leve mas sufocante. Muitos são levados a sentir apenas as necessidades materiais, não a ausência de Deus. E certamente nos preocupamos com isso, mas com quanto nos importamos ? quem não acredita, convém listar as causas da secularização, do relativismo e de tantos outros ismosmas na verdade é infrutífero. A Palavra de Deus nos leva a refletir sobre nós mesmos: sentimos simpatia e compaixão por quem não sentiu a alegria de encontrar Jesus ou a perdeu? Estamos em paz porque não temos mais nada com que viver, ou estamos preocupados em ver tantos irmãos e irmãs longe da alegria de Jesus?

O Senhor, por meio do profeta Ageu, pede a seu povo que considere outra coisa. Ele diz: “Você come, mas não se satisfaz com isso; você bebe, mas não mata sua sede; vocês se cobrem, mas não se aquecem ”(v. 6). As pessoas tinham o que queriam e não eram felizes. O que eles estavam perdendo? Jesus sugere isso em palavras que parecem se assemelhar às palavras de Ageu: “Tive fome e não me destes de comer; Eu estava com sede e você não me deu de beber; Eu era um estranho e você não me acolheu; Eu estava nu e não me vestiste ”( Mt 25,42-43). A falta de amor causa infelicidade, porque só o amor satisfaz o coração. Só o amor satisfaz o coração. Fechados pelo interesse em seus próprios assuntos, os habitantes de Jerusalém perderam o gosto do desinteresse. Pode ser também o nosso problema: centrarmo-nos nas diferentes posições da Igreja, nos debates, nos programas e nas estratégias, e perder de vista o verdadeiro programa, o programa do Evangelho: a energia do amor, o calor da abnegação. A saída de problemas e fechamentos é sempre um presente gratuito . Não há outro. Vamos pensar sobre isso.

Após reflexão, há uma segunda etapa: reconstruir . "Constrói esta casa" - pede Deus pelo profeta ( Ag 1,8). E o povo reconstrói o templo. Ele pára de se contentar com o presente pacífico e trabalha para o futuro. E porque as pessoas eram contra isso, o Livro das Crônicas diz que as pessoas trabalhavam com uma mão nas pedras para construir e com a outra mão empunhavam a espada para defender o processo de reconstrução. Não foi fácil reconstruir o templo. É isso que exige a construção de uma casa europeia comum: deixar para trás os confortos do presente e regressar à visão clarividente dos pais fundadores, uma visão - atrevo-me a dizer - profética e abrangenteporque não buscavam a aprovação do momento, mas sonhavam com um futuro para todos. Assim foram construídas as paredes da casa europeia e só assim podem ser reforçadas. Isso também se aplica à Igreja, a casa de Deus. Para torná-lo belo e acolhedor, precisamos olhar para o futuro juntos, não trazer de volta o passado. Infelizmente, está na moda "restaurar" o passado que está nos matando, matando a todos nós. Certamente, devemos partir dos alicerces, das raízes - sim, é verdade - porque é aqui que podemos reconstruir: da tradição viva da Igreja, que se baseia no mais importante, nas boas novas , na proximidade e no testemunho.. Por isso se reconstrói, desde os fundamentos da Igreja dos primeiros séculos e de todos os tempos, da adoração a Deus e do amor ao próximo, e não a partir de nossas preferências particulares, não a partir dos pactos e negociações que podemos conduzir agora, digamos, para defender a Igreja ou para defender o Cristianismo.

Queridos irmãos, desejo agradecer-vos por esta difícil obra de reconstrução que estais realizando com a graça de Deus. Obrigado pelos primeiros 50 anos ao serviço da Igreja e da Europa. Apoiemo-nos uns aos outros sem nunca ceder ao desânimo ou à resignação: somos chamados pelo Senhor a fazer uma obra maravilhosa, a trabalhar para tornar a sua casa cada vez mais hospitaleira, para que todos possam entrar e viver nela, para que a A igreja tem portas abertas para todos e ninguém se sentiu tentado a se concentrar apenas em guardar e trocar as fechaduras. Coisas pequenas e requintadas ... E somos tentados. Não, as mudanças ocorrem em outro lugar, vêm da raiz. A reconstrução está ocorrendo em outro lugar.

O povo de Israel reconstruiu o templo com suas próprias mãos. O mesmo foi feito pelos grandes que estão reconstruindo a fé no continente - nós pensamos nos Patronos. Eles colocam sua pequenez em jogo por confiar em Deus. Penso em santos como Marcin, Francis, Dominic e Pio, que hoje são mencionados; sobre patronos como Bento, Cirilo e Metódio, Brígida, Catarina de Sena, Teresa Bento da Cruz. Eles começaram com eles mesmos, mudando suas vidas ao aceitar a graça de Deus. Eles não se importavam com tempos sombrios, adversidades e algumas divisões que sempre existiram. Eles não perderam tempo criticando e culpando-os. Eles viveram o Evangelho independentemente de sua importância e política. Desta forma, com a força gentil do amor de Deus, eles personificaram seu estilo de proximidade, compaixão e ternura - no estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura - e construíram mosteiros, campos cultivados, deram suas almas a pessoas e países: sem nenhum programa "social" entre aspas, apenas o Evangelho. E com o Evangelho eles seguiram em frente.

Reconstrua minha casa . O verbo é flexionado no plural. Cada reconstrução ocorre em conjunto, sob o signo da unidade. Junto com os outros. Pode haver diferentes visões, mas a unidade deve sempre ser preservada. Pois se guardarmos a graça da unidade, o Senhor edifica mesmo onde falhamos. A graça da unidade. Esta é a nossa vocação: ser Igreja, um só Corpo em nosso meio. Esta é a nossa vocação de pastores: reunir o rebanho, não espalhá-lo, nem mantê-lo em belos cercados fechados. Significa matá-la. Reconstruir significa tornar-se construtores de comunhão, estabelecendo laços de unidade em todos os níveis: não por uma questão de estratégia, mas por causa do Evangelho.

Se reconstruirmos desta forma, daremos aos nossos irmãos e irmãs a chance de vê-lo . Este é o terceiro verbo com que termina o Evangelho de hoje, quando Herodes procurava «ver Jesus» (cf. Lc 9,9 ). Hoje, como então, muito se fala sobre Jesus. Naqueles dias se dizia: "João ressuscitou ... Elias veio ... um dos antigos profetas ressuscitou" ( Lc.9, 7-8). Todas essas pessoas apreciaram Jesus, mas não entenderam Sua novidade e O bloquearam nos padrões que já haviam visto: João, Elias, os profetas ... No entanto, Jesus não pode ser classificado nos padrões "ouvimos" ou "temos já visto". Jesus é sempre novo. Você está maravilhado em encontrar Jesus, e se você não está maravilhado em encontrar Jesus, você não encontrou Jesus.

Muitas pessoas na Europa acham que a fé é algo já visto, uma coisa do passado. Porque? Porque eles não viram Jesus trabalhando em suas vidas. E muitas vezes eles não O viram porque não O mostramos o suficiente em nossas vidas. Porque Deus se vê nos rostos e nos gestos de homens e mulheres transformados por sua presença. E se os cristãos, em vez de irradiar a alegria contagiante do Evangelho, propõem um esquema religioso intelectual e moralista reexaminado, as pessoas não vêem o Bom Pastor. Eles não reconhecem Aquele que ama cada uma de suas ovelhas, as chama pelo nome e as busca para levá-las aos ombros. Não vêem Aquele cuja paixão inimaginável proclamamos, precisamente porque Ele só tem uma paixão: o homem. Este amor divino, misericordioso e abrangente, é a novidade eterna do Evangelho. E exige de nós, queridos irmãos, escolhas sábias e corajosas, feitas em nome da ternura insana com que Cristo nos salvou. Ele não nos pede para provar, exige mostrar a Deus como os santos o fizeram: não com palavras, mas com vida. Exige oração e pobreza, exige criatividade e abnegação. Vamos ajudar a Europa de hojesofrer de cansaço - esta é a doença da Europa de hoje - ao redescobrir o rosto eternamente jovem de Jesus e da sua Esposa. Só podemos fazer o nosso melhor para que essa beleza eterna possa ser vista.



Copyright © Dicastero para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana


Sem comentários: