sexta-feira, 21 de janeiro de 2022



 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS PARTICIPANTES

DA ASSEMBLEIA PLENÁRIA DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ


Sala Clementina

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022


Cardeais,

queridos irmãos no episcopado e no sacerdócio,

queridos irmãos e irmãs!


É-me grato dar-vos as boas-vindas no final dos trabalhos da vossa Assembleia Plenária. Agradeço ao Prefeito a sua apresentação e saúdo todos vós, Superiores, Oficiais e Membros da Congregação para a Doutrina da Fé. Renovo a minha gratidão pelo vosso precioso serviço à Igreja universal na promoção e protecção da integridade da doutrina católica sobre a fé e a moral. Integridade frutífera.


Nesta ocasião, gostaria de partilhar convosco algumas reflexões, reunindo-as em torno de três palavras: dignidade, discernimento e fé.


A primeira palavra: dignidade . Como escrevi no início da Encíclica Irmãos Todos , é meu grande desejo "que, neste tempo que nos é dado viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos reviver em todos a aspiração mundial à fraternidade" ( nº 8 ). Se a fraternidade é o destino que o Criador projetou para o caminho da humanidade, o caminho principal continua sendo o de reconhecer a dignidade de cada pessoa humana.


Em nossa época, porém, marcada por tantas tensões sociais, políticas e até sanitárias, cresce a tentação de considerar o outro como um estranho ou um inimigo, negando-lhe uma real dignidade. Por isso, especialmente neste momento, somos chamados a recordar, "em todas as ocasiões oportunas e não oportunas" ( 2 Tm 4,2), e seguindo fielmente um ensinamento eclesial milenar, que a dignidade de cada ser humano tem um caráter intrínseco e é válido desde o momento de sua concepção até sua morte natural. Precisamente a afirmação de tal dignidade é a condição indispensável para a proteção da existência pessoal e social, e também a condição necessária para que a fraternidade e a amizade social se realizem entre todos os povos da terra.


A Igreja, desde o início da sua missão, sempre proclamou e promoveu o valor intangível da dignidade humana. O homem é, de facto, a obra-prima da criação: é querido e amado por Deus como parceiro dos seus desígnios eternos, e pela sua salvação Jesus deu a sua vida até morrer na cruz por cada homem, por cada um de nós.


Agradeço-vos, portanto, a reflexão que iniciastes sobre o valor da dignidade humana, tendo em conta os desafios que a realidade actual coloca a este respeito.


A segunda palavra é discernimento . Hoje, cada vez mais crentes são chamados à arte do discernimento. Na mudança de época que estamos atravessando, se por um lado os crentes se encontram diante de questões novas e complexas, por outro, aumenta uma necessidade de espiritualidade que nem sempre encontra seu ponto de referência no Evangelho. Assim acontece que não raramente temos que lidar com supostos fenômenos sobrenaturais, para os quais o povo de Deus deve receber indicações seguras e sólidas.


O exercício do discernimento encontra então um campo de aplicação necessária na luta contra os abusos de todo tipo. A Igreja, com a ajuda de Deus, cumpre com firme determinação o compromisso de fazer justiça às vítimas dos abusos cometidos pelos seus membros, aplicando com particular atenção e rigor a legislação canónica prevista. A esta luz, recentemente procedi à atualização das  Normas sobre os crimes reservados à Congregação para a Doutrina da Fé , com o desejo de tornar mais eficaz a ação judicial. Isso por si só não é suficiente para conter o fenômeno, mas constitui um passo necessário para restaurar a justiça, reparar o escândalo e corrigir o infrator.


Um compromisso semelhante de discernimento também se expressa em outro campo com o qual vocês lidam diariamente: a dissolução do vínculo matrimonial em favorm fidei . Quando, em virtude do poder petrino, a Igreja concede a dissolução do vínculo matrimonial não sacramental, não se trata apenas de pôr termo canônico a um matrimônio, que de fato já fracassou, mas, na realidade, por meio deste ato eminentemente pastoral, quero dizer sempre favorecer a fé católica - in favorm fidei ! - na nova união e na família, da qual este novo casamento será o núcleo.


E aqui eu gostaria de focalizar também a necessidade de discernimento no processo sinodal . Alguns podem pensar que o caminho sinodal é ouvir a todos, fazer uma indagação e dar resultados. Muitos votos, muitos votos, muitos votos... Não. Um caminho sinodal sem discernimento não é um caminho sinodal. É necessário - no processo sinodal - discernir continuamente opiniões, pontos de vista, reflexões. Não se pode percorrer o caminho sinodal sem discernir. Este discernimento é o que fará do Sínodo um verdadeiro Sínodo, do qual a pessoa mais importante - digamos - é o Espírito Santo, e não um parlamento ou um inquérito de opiniões que a mídia pode fazer . Por isso sublinho: o discernimento no processo sinodal é importante.


A última palavra é fé . A vossa Congregação é chamada não só a defender, mas também a promover a fé. Sem fé, a presença de crentes no mundo seria reduzida à de uma agência humanitária. A fé deve ser o coração da vida e da ação de cada batizado. E não uma fé genérica ou vaga, como se fosse um vinho aguado que perde valor; mas uma fé genuína e sincera, como o Senhor quer quando diz aos discípulos: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda..." ( Lc17.6). Por isso, nunca devemos esquecer que “uma fé que não nos põe em crise é uma fé em crise; uma fé que não nos faz crescer é uma fé que deve crescer; uma fé que não nos questiona é uma fé sobre a qual devemos nos questionar; uma fé que não nos anima é uma fé que deve ser animada; uma fé que não nos perturba é uma fé que deve ser perturbada” ( Discurso à Cúria Romana , 21 de dezembro de 2017).


Não fiquemos satisfeitos com uma fé morna, habitual, de livro didático. Colaboremos com o Espírito Santo e colaboremos entre nós para que o fogo que Jesus veio trazer ao mundo continue queimando e inflamando os corações de todos.


Queridos amigos, agradeço-vos muito pelo vosso trabalho e encorajo-vos a seguir em frente com a ajuda do Senhor. E por favor, não se esqueça de orar por mim. Obrigada.


Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

Sem comentários: