domingo, 23 de janeiro de 2022

Homilia (Texto)

 DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS


SANTA MISSA


HOMILIA DO SANTO PADRE FRANCISCO


Basílica de São Pedro

III Domingo do Tempo Comum, 23 de janeiro de 2022


Na primeira leitura e no Evangelho encontramos dois gestos paralelos: o sacerdote Esdras coloca no alto o livro da lei de Deus, abre-o e anuncia-o a todo o povo; Jesus, na sinagoga de Nazaré, abre o rolo da Sagrada Escritura e lê um trecho do profeta Isaías na frente de todos. São duas cenas que nos comunicam uma realidade fundamental: no centro da vida do povo santo de Deus e do caminho de fé que não estamos, com nossas palavras. No centro está Deus com sua Palavra.


Tudo começou com a Palavra que Deus nos dirigiu. Em Cristo, seu Verbo eterno, o Pai "nos escolheu antes da criação do mundo" ( Ef 1 , 4). Com a sua Palavra criou o universo: "Ele falou e tudo foi criado" ( Sl 33.9). Desde os tempos antigos ele nos fala pelos profetas (cf. Hb 1 , 1); finalmente, na plenitude dos tempos (cf. Gl 4, 4), enviou-nos a sua própria Palavra, o Filho unigénito. Por isso, depois de ler Isaías, Jesus anuncia no Evangelho algo inédito: "Hoje se cumpriu esta Escritura" ( Lc4.21). Cumpriu-se: a Palavra de Deus já não é uma promessa, mas cumpriu-se. Em Jesus ela se fez carne. Pela obra do Espírito Santo ela veio habitar entre nós e quer habitar em nós, para preencher nossas expectativas e curar nossas feridas.


Irmãs e irmãos, mantenhamos o olhar fixo em Jesus, como as pessoas na sinagoga de Nazaré (ver v. 20) - olhavam para ele, ele era um deles: que novidades? o que vai fazer este, de que tanto se fala? - e acolhemos sua Palavra. Meditemos hoje em dois aspectos ligados um ao outro: a Palavra revela Deus e a Palavra nos conduz ao homem . Está no centro: revela Deus e leva-nos ao homem.


Em primeiro lugar , a Palavra revela Deus. Jesus, no início da sua missão, comentando aquela passagem particular do profeta Isaías, anuncia uma escolha precisa: veio para a libertação dos pobres e oprimidos (cf. v. 18). Assim, precisamente através das Escrituras, ele nos revela o rosto de Deus como Aquele que cuida da nossa pobreza e tem no coração o nosso destino. Ele não é um mestre empoleirado nos céus - aquela imagem feia de Deus, não, não é - mas um Pai que segue nossos passos. Ele não é um observador frio, distante e impassível, um Deus "matemático". É o Deus-conosco, que se apaixona pela nossa vida e se envolve até chorarmos nossas lágrimas. Ele não é um deus neutro e indiferente, mas o Espírito amoroso do homem, que nos defende, nos aconselha, se posiciona a nosso favor, se envolve, se compromete com nossa dor. Está sempre presente lá. Eis "a boa notícia" (v. 18) que Jesus anuncia diante do olhar atônito de todos: Deus está perto e quer cuidar de mim, de você, de todos. E esta é a característica de Deus: proximidade. Ele se define assim; ele diz ao povo, em Deuteronômio: "Que povo tem seus deuses perto deles, como eu estou perto de vocês?" (cf.Dt 4.7). O Deus que está perto, com essa proximidade compassiva e terna, quer te levantar dos fardos que te esmagam, quer aquecer o frio dos teus invernos, quer iluminar os teus dias sombrios, quer apoiar os teus passos incertos. E fá-lo com a sua Palavra, com a qual vos fala para reacender a esperança nas cinzas dos vossos medos, para vos fazer reencontrar a alegria nos labirintos da vossa tristeza, para encher de esperança a amargura da solidão. Faz-te ir, mas não num labirinto: faz-te ir pelo caminho, para o encontrares cada dia mais.


Fratelli, sorelle, chiediamoci: portiamo dentro al cuore questa immagine liberante di Dio, il Dio vicino, il Dio compassionevole, il Dio tenero? Oppure lo pensiamo come un giudice rigoroso, un rigido doganiere della nostra vita? La nostra è una fede che genera speranza e gioia o – mi domando, tra noi – è ancora zavorrata dalla paura, una fede paurosa? Quale volto di Dio annunciamo nella Chiesa? Il Salvatore che libera e guarisce o il Dio Temibile che schiaccia sotto i sensi di colpa? Per convertirci al vero Dio, Gesù ci indica da dove partire: dalla Parola. Essa, raccontandoci la storia d’amore di Dio per noi, ci libera dalle paure e dai preconcetti su di Lui, che spengono la gioia della fede. La Parola abbatte i falsi idoli, smaschera le nostre proiezioni, distrugge le rappresentazioni troppo umane di Dio e ci riporta al suo volto vero, alla sua misericordia. La Parola di Dio nutre e rinnova la fede: rimettiamola al centro della preghiera e della vita spirituale! Al centro, la Parola che ci rivela come è Dio. La Parola che ci fa vicini a Dio.


E agora o segundo aspecto: a Palavra nos leva ao homem. Ci porta a Dio e ci porta all’uomo. Proprio quando scopriamo che Dio è amore compassionevole, vinciamo la tentazione di chiuderci in una religiosità sacrale, che si riduce a culto esteriore, che non tocca e non trasforma la vita. Questa è idolatria. Idolatria nascosta, idolatria raffinata, ma è idolatria. La Parola ci spinge fuori da noi stessi per metterci in cammino incontro ai fratelli con la sola forza mite dell’amore liberante di Dio. Nella sinagoga di Nazaret Gesù ci rivela proprio questo: Egli è inviato per andare incontro ai poveri – che siamo tutti noi – e liberarli. Non è venuto a consegnare un elenco di norme o ad officiare qualche cerimonia religiosa, ma è sceso sulle strade del mondo a incontrare l’umanità ferita, ad accarezzare i volti scavati dalla sofferenza, a risanare i cuori affranti, a liberarci dalle catene che ci imprigionano l’anima. In questo modo ci rivela qual è il culto più gradito a Dio: prendersi cura del prossimo. E dobbiamo tornare su questo. Nel momento in cui nella Chiesa ci sono le tentazioni della rigidità, che è una perversione, e si crede che trovare Dio è diventare più rigidi, più rigidi, con più norme, le cose giuste, le cose chiare… Non è così. Quando noi vedremo proposte di rigidità, pensiamo subito: questo è un idolo, non è Dio. Il nostro Dio non è così.


Irmãs e irmãos, a Palavra de Deus nos muda - a rigidez não nos muda, ela nos esconde -; a Palavra de Deus nos transforma penetrando na alma como uma espada (cf. Heb 4,12). Perché, se da una parte consola, svelandoci il volto di Dio, dall’altra provoca e scuote, riportandoci alle nostre contraddizioni. Ci mette in crisi. Non ci lascia tranquilli, se a pagare il prezzo di questa tranquillità è un mondo lacerato dall’ingiustizia e dalla fame, e a farne le spese sono sempre i più deboli. Sempre pagano i più deboli. La Parola mette in crisi quelle nostre giustificazioni che fanno dipendere ciò che non va sempre da altro e dagli altri. Quanto dolore sentiamo nel vedere i nostri fratelli e sorelle morire sul mare perché non li lasciano sbarcare! E questo, alcuni lo fanno in nome di Dio. La Parola di Dio ci invita a uscire allo scoperto, a non nasconderci dietro la complessità dei problemi, dietro il “non c’è niente da fare”, “è un problema loro”, “è un problema suo”, o il “che cosa posso farci io?”, “lasciamoli lì”. Ci esorta ad agire, a unire il culto di Dio e la cura dell’uomo. Perché la sacra Scrittura non ci è stata data per intrattenerci, per coccolarci in una spiritualità angelica, ma per uscire incontro agli altri e accostarci alle loro ferite. Ho parlato della rigidità, di quel pelagianesimo moderno, che è una delle tentazioni della Chiesa. E quest’altra, cercare una spiritualità angelica, è un po’ l’altra tentazione di oggi: i movimenti spirituali gnostici, lo gnosticismo, che ti propone una Parola di Dio che ti mette “in orbita” e non ti fa toccare la realtà. La Parola che si è fatta carne (cfr Jo 1,14) quer se tornar carne em nós. Não nos abstrai da vida, mas nos coloca na vida, nas situações cotidianas, na escuta do sofrimento de nossos irmãos e irmãs, do clamor dos pobres, das violências e injustiças que ferem a sociedade e o planeta, para não ser cristãos indiferentes, mas cristãos diligentes, criativos, cristãos proféticos.


" Hoje - diz Jesus - esta Escritura se cumpriu" ( Lc 4,21). A Palavra quer se encarnar hoje, no tempo em que vivemos, não em um futuro ideal. Um místico francês do século passado, que escolheu viver o Evangelho nos subúrbios, escreveu que a Palavra do Senhor não é "uma" letra morta ": é espírito e vida. [...] A acústica que a Palavra do Senhor exige de nós é o nosso "hoje": as circunstâncias de nossa vida cotidiana e as necessidades do próximo" (M. Delbrêl, A alegria de crer, Gribaudi, Milão 1994, 258). Perguntemo-nos então: queremos imitar Jesus, tornar-nos ministros de libertação e consolação para os outros, pôr em prática a Palavra? Somos uma Igreja dócil à Palavra? Uma Igreja disposta a ouvir os outros, empenhada em estender a mão para aliviar irmãos e irmãs daquilo que os oprime, desatar os nós dos medos, libertar os mais frágeis das prisões da pobreza, do cansaço interior e da tristeza que desliga a vida? Queremos isso?


Nesta celebração alguns de nossos irmãos e irmãs são leitores e catequistas instituídos. Eles são chamados à importante tarefa de servir o Evangelho de Jesus, de anunciá-lo para que sua consolação, sua alegria e sua libertação cheguem a todos. Esta é também a missão de cada um de nós: ser arautos credíveis, profetas da Palavra no mundo. Portanto, apaixonemo-nos pela Sagrada Escritura, deixemo-nos mergulhar pela Palavra, que revela a novidade de Deus e nos leva a amar os outros sem nos cansar. Voltemos a colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral e da vida da Igreja! Assim seremos libertados de qualquer pelagianismo rígido, de qualquer rigidez, e seremos libertados da ilusão de espiritualidade que o coloca "em órbita" sem cuidar de irmãos e irmãs. Voltemos a colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral e da vida da Igreja. Vamos ouvi-lo, rezá-lo, colocá-lo em prática.


Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

Sem comentários: