sábado, 19 de fevereiro de 2022

 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO "VOIR ENSEMBLE"


Sala Clementina

sábado, 19 de fevereiro de 2022


 

Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos!


Saúdo todos vós, membros da Associação Voir Ensemble , que organizastes esta peregrinação a Roma. A vossa Associação reúne muitos cegos e amblíopes que querem caminhar juntos para viver em fraternidade a alegria do Evangelho. Agradeço ao Presidente as suas amáveis ​​palavras e apresento as minhas saudações a todos os membros do Voir Ensemble .


A vossa peregrinação é sinal da plena participação dos fiéis em condição de deficiência na comunhão da Igreja. Nesta perspectiva, gostaria de partilhar convosco uma breve reflexão baseada na Palavra de Deus: sobre o episódio de Jesus ao encontro do cego de nascença (cf. Jo 9 , 1-41) segundo o nome da vossa Associação, Voir Conjunto .


A primeira coisa a notar é que o olhar de Jesus nos precede, é um olhar que chama ao encontro, que chama à ação, à ternura, à fraternidade. Jesus chega ao tanque de Siloé: vê um homem cego de nascença. Os discípulos também vêem aquele homem, que não pede nada. E Jesus vê nele um irmão que precisa ser libertado, para ser salvo. O Senhor nos chama a cultivar a ternura e o estilo do encontro. Os discípulos, por sua vez, estão firmes no olhar que naquele tempo tinha sobre os cegos de nascença, considerados como nascidos em pecado, castigados por Deus e prisioneiros de um olhar de exclusão.


Em uma cultura de preconceito, Jesus rejeita radicalmente esse modo de ver. É por isso que ele afirma diante dos discípulos que "nem ele nem seus pais" (v. 3) são a causa de sua doença. É uma palavra de libertação, de acolhimento, de salvação. Hoje, infelizmente, estamos acostumados a perceber apenas o lado de fora das coisas, o aspecto mais superficial. Nossa cultura afirma que as pessoas são dignas de interesse em termos de sua aparência física, suas roupas, suas belas casas, seus carros de luxo, sua posição social, sua riqueza. Como nos ensina o Evangelho, ainda hoje o doente ou deficiente, a partir da sua fragilidade, da sua limitação, pode estar no centro do encontro: o encontro com Jesus, que se abre à vida e à fé, e que pode construir e relações de apoio, na Igreja e na sociedade.


Em segundo lugar, Cristo faz "as obras de Deus" para o cego (v. 3), dando-lhe visão. Ele se aproxima do cego, aplica lama nos olhos e o manda para a piscina de Siloe. O coração de Jesus não pode ficar indiferente ao sofrimento. Ele nos convida a agir imediatamente, a consolar, acalmar e curar as feridas de nossos irmãos. A Igreja é como um hospital de campanha. Quantos feridos, quantos irmãos e irmãs precisam de uma mão estendida para curar suas feridas!


O paradoxo é este: aquele cego, encontrando Aquele que é a Luz do mundo, torna-se capaz de ver, enquanto aqueles que nos veem, ao encontrar Jesus, permanecem cegos. Esse paradoxo muitas vezes atravessa nossa própria vida e nossas maneiras de acreditar. Saint-Exupéry, em seu livro O Pequeno Príncipe, escreveu: «Só se vê bem com o coração. O que é essencial é invisível aos olhos". Ver com o coração é ver o mundo e os irmãos com o olhar de Deus.Jesus nos convida a renovar nosso modo de ver as pessoas e as coisas. Oferece-nos uma visão sempre nova das nossas relações com os outros, especialmente na família, da nossa fragilidade humana, da doença e da morte. Ele nos convida a ver tudo isso com o olhar de Deus! A fé não se reduz a uma série de crenças teóricas, tradições e costumes. É um vínculo e um caminho para seguir Jesus, que sempre renova nossa maneira de ver o mundo e nossos irmãos.


Finalmente, nós cristãos não podemos contentar-nos em ser iluminados: devemos também ser "testemunhas da luz" (cf. Jo 1,8). Enquanto os chefes dos fariseus, fechados em suas tradições e em sua rigidez, condenam o cego nascido como "pecador", ele, com desapaixonada simplicidade, professa sua fé: "Uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo" ( Jo 9,25), e torna-se testemunha de Jesus, testemunha da obra de Deus, obra de misericórdia, de amor que dá vida. Também nós somos chamados a testemunhar Jesus na nossa vida com o estilo do acolhimento e do amor fraterno.


Queridos amigos, agradeço por terem vindo e os encorajo a continuar neste caminho, no qual já estão caminhando, neste "ver juntos", " voir ensemble ", fazendo frutificar o carisma do Padre Yves Mollat. Deixe Jesus vir ao seu encontro, curar suas feridas e ensiná-lo a ver com o coração. Só Ele conhece verdadeiramente o coração do homem, só Ele pode libertá-lo do fechamento e da rigidez e abri-lo à vida e à esperança.


Confio todos vós à intercessão da Virgem Maria, ela sempre nos introduz no encontro com Cristo, peço-lhe que guie os vossos passos e vos dou a minha bênção. E por favor, não se esqueça de orar por mim. Obrigado!



Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

Sem comentários: