segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO

AOS REPRESENTANTES DAS IGREJAS CRISTÃ PRESENTES NO IRAQUE,

POR OCASIÃO DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA VIAGEM APOSTÓLICA


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022


 

Caros Irmãos em Cristo,


Com emoção e alegria encontro-vos aqui em Roma, representantes das várias Igrejas cristãs no Iraque, um ano depois da visita, para mim inesquecível, ao vosso país . Através de vós, desejo estender a minha cordial saudação a todos os pastores e fiéis das vossas comunidades, fazendo minhas as palavras do Apóstolo Paulo: "Graça a vós e paz da parte de Deus" ( Rm 1,7).


As vossas terras são as terras dos primórdios : os primórdios das antigas civilizações do Médio Oriente, os primórdios da história da salvação, os primórdios da história da vocação de Abraão. São também terras de origem cristã: das primeiras missões, graças à pregação do Apóstolo Tomé, de Addai e Mari e seus discípulos, não só na Mesopotâmia, mas até no Extremo Oriente. Mas também são terras de exilados: pense no exílio dos judeus em Nínive e na Babilônia, de que nos contam os profetas Jeremias, Ezequiel e Daniel, que apoiaram a esperança do povo desarraigado de sua terra. Mas muitos cristãos da vossa região também foram forçados ao exílio: as perseguições e as guerras que ocorreram até hoje forçaram muitos deles a emigrar, trazendo a luz do Oriente cristão para o Ocidente.


Caros Irmãos, se recordo estes episódios da história bíblica e cristã do vosso país, é porque não são alheios à situação actual. As vossas comunidades pertencem à história mais antiga do Iraque e conheceram momentos verdadeiramente trágicos, mas ofereceram corajosos testemunhos de fidelidade ao Evangelho. Por isso, agradeço a Deus e expresso minha gratidão a vocês. Curvo-me diante do sofrimento e do martírio daqueles que mantiveram a fé, mesmo à custa da própria vida. Assim como o sangue de Cristo, derramado por amor, trouxe reconciliação e fez florescer a Igreja, assim o sangue destes numerosos mártires do nosso tempo, pertencentes a diversas tradições, mas unidos no mesmo sacrifício, seja semente de unidade entre os cristãos e sinais uma nova fonte de fé.


As vossas Igrejas, pelas relações fraternas que existem entre elas, estabeleceram múltiplos vínculos de colaboração no campo da pastoral, da formação e do serviço aos mais pobres. Hoje existe uma comunhão arraigada entre os cristãos do país. Desejo encorajar-vos a prosseguir neste caminho, para que, através de iniciativas concretas, do diálogo constante e, sobretudo, do amor fraterno, se dêem passos rumo à plena unidade. No meio de um povo que sofreu tantas dilacerações e discórdias, os cristãos brilham como sinal profético de unidade na diversidade.


Queridos amigos, gostaria de afirmar mais uma vez com vocês que não é possível imaginar o Iraque sem cristãos. Essa crença não se baseia apenas em um fundamento religioso, mas em evidências sociais e culturais. O Iraque sem cristãos não seria mais o Iraque, porque os cristãos, juntamente com outros crentes, contribuem fortemente para a identidade específica do país: um lugar onde a coexistência, a tolerância e a aceitação mútua floresceram desde os primeiros séculos; um lugar que tem a vocação de mostrar, no Oriente Médio e no mundo, o convívio pacífico das diferenças . Nada, portanto, deve ser deixado de lado para que os cristãos continuem a sentir que o Iraque é sua casa e que são cidadãos de pleno direito., chamados a dar a sua contribuição à terra onde sempre viveram (cf. Declaração Conjunta do Papa Francisco e do Católico-Patriarca Mar Gewargis III , 9 de novembro de 2018, n.6). Por isso, queridos Irmãos, Pastores do Povo de Deus, sejam sempre dedicados e diligentes em ajudar e confortar o rebanho. Esteja perto dos fiéis confiados aos seus cuidados, testemunhando antes de tudo a proximidade e a ternura de Jesus Bom Pastor pelo exemplo e pela vida evangélica.


Vocês cristãos do Iraque, que desde os tempos apostólicos convivem com outras religiões, têm, sobretudo hoje, outra vocação essencial: empenhar-se para que as religiões estejam a serviço da fraternidade. Com efeito, «as várias religiões, a partir do reconhecimento do valor de cada pessoa humana como criatura chamada a ser filho ou filha de Deus, oferecem um precioso contributo para a construção da fraternidade e para a defesa da justiça na sociedade» (Encíclica Lett. Todos os irmãos 271). Você está bem ciente de que o diálogo inter-religioso não é uma questão de pura cortesia. Não, vai além. Não é uma questão de negociação ou diplomacia. Não, vai além. É um caminho de fraternidade visando a paz, um caminho muitas vezes cansativo, mas que, sobretudo nestes tempos, Deus pede e abençoa. É um caminho que precisa de paciência e compreensão. Mas faz-nos crescer como cristãos, porque requer um coração aberto e um compromisso de ser, concretamente, pacificadores.


O diálogo é também o melhor antídoto para o extremismo, que é um perigo para os adeptos de todas as religiões e uma séria ameaça à paz. No entanto, é preciso trabalhar para erradicar as causas remotas dos fundamentalismos, desses extremismos que se enraízam mais facilmente em contextos de pobreza material, cultural e educacional, e são alimentados por situações de injustiça e precariedade, como as deixadas pelas guerras. E quantas guerras, quantos conflitos, quantas interferências prejudiciais atingiram seu país! Precisa de um desenvolvimento autónomo e coeso, sem ser prejudicado por interesses externos, como infelizmente aconteceu muitas vezes.O seu país tem a sua própria dignidade, a sua própria liberdade e não pode ser reduzido a um campo de guerra.


Queridos Irmãos em Cristo, saibam que vocês estão em meu coração e nas orações de tantas pessoas. Não desanimeis: enquanto muitos, a vários níveis, ameaçam a paz, não tiramos os olhos de Jesus, Príncipe da Paz, e não nos cansamos de invocar o seu Espírito, arquitecto da unidade. Santo Efrém, seguindo as pegadas de São Cipriano, comparou a unidade da Igreja à "túnica sem cortes e indivisíveis" de Cristo (cf. Hinos à crucificaçãoVI, 6). Apesar de ter sido brutalmente despido de suas vestes, sua túnica permaneceu unida. Mesmo na história, o Espírito de Jesus salvaguarda a unidade dos crentes, apesar das nossas divisões. Pedimos à Santíssima Trindade, modelo de verdadeira unidade que não é uniformidade, que fortaleça a comunhão entre nós e entre as nossas Igrejas. Poderemos assim corresponder ao desejo sincero do Senhor de que os seus discípulos sejam "um" ( Jo 17,21)!


Agradeço-vos sinceramente a vossa presença e proponho-vos agora que rezem juntos o Pai Nosso, cada um na sua língua.



Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

Sem comentários: